CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Uso de equipamentos tecnológicos reforça ensino-aprendizagem

Alunos e professores da Unoeste desfrutam de internet wi-fi e de ferramentas que auxiliam no estudo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Uso de equipamentos tecnológicos reforça ensino-aprendizagem
Bruno de Lima Cardoso estuda Engenharia Ambiental e usa netbook nas aulas
Foto: Mariana Tavares Uso de equipamentos tecnológicos reforça ensino-aprendizagem
Unoeste oferece rede wi-fi nos dois campi da universidade
Foto: Matheus Teixeira Uso de equipamentos tecnológicos reforça ensino-aprendizagem
Alexandre Ruiz e Maury Vieira mostram evolução das maquetes


A inclusão digital é realidade em Presidente Prudente. Em áreas públicas é possível usar computador e acessar internet gratuitamente. Na universidade, onde conhecimento e inovação estão presentes, as ferramentas tecnológicas são utilizadas e aprimoram o ensino-aprendizagem. Nos campi da Unoeste, alunos e professores desfrutam de internet wi-fi e de ferramentas que auxiliam no estudo. “É melhor com o uso do computador, deixa de ser uma aula monótona. Podemos pesquisar, fica mais gostoso”, declara Bruno de Lima Cardoso, 18, que acaba de concluir o 1º termo de Engenharia Ambiental. Ele leva netbook às aulas e garante que, assim, é mais dinâmico.

De acordo com a Unesco, as Tecnologias da Informação e Comunicação “devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais”. E o professor de Arquitetura e Urbanismo e das engenharias da Unoeste, Maury Vieira de Jesus, é um dos aptos a isso. Para ele, notebooks são indispensáveis. “O uso é inerente à profissão”, garante. Vieira, que há 20 anos fazia maquetes à mão, aponta que o poder das máquinas agiliza. Antes o trabalho demorava um mês, hoje, em 3D, não passa de uma semana. “O uso do computador facilita para o cliente entender o projeto e reduz custos”, complementa o professor de Maquete Eletrônica, Alexandre Machado Ruiz.

Muitos novos recursos também são utilizados no curso de tecnologia em Estética e Cosmética. A professora Bruna Garcia Valsoni conta que é comum utilizar notebook e internet. “São assuntos que necessitam de imagens. Além disso, podemos fazer pesquisas instantâneas e interagir melhor com os alunos”. Se os universitários são beneficiados diretamente, a tecnologia tem facilitado também o trabalho de docentes. O professor da Faculdade de Informática de Prudente (Fipp), Robson Quintilio, revela que já precisou do notebook para prosseguir com o conteúdo em sala. “Registros de aulas e frequências também são realizados via computador, o que torna o procedimento prático e permite acompanhamento mais eficiente”.

A distancia – Para a educação a distância, “a tecnologia vem para ‘criar’ o ambiente de uma sala de aula na virtualidade, em que são disponibilizados materiais didáticos, transmitidas aulas, realizadas atividades e discussões”, afirma Sonia Sanae Sato, coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. Segundo ela, o Nead “explora recursos tecnológicos de acordo com a necessidade e característica do material que será desenvolvido”. Dessa forma, o conteúdo desenvolvido ficará “rico, acessível e agradável”.

Tablet ou notebook? – Quintilio salienta que o tablet é mais veloz. “Normalmente pode ficar ligado por longos períodos e é reativado em poucos segundos, já os notebooks precisam de alguns minutos. Por outro lado, a experiência da digitação em tablets ainda precisa ser melhorada”. Vale lembrar que os produtos tecnológicos “são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros”, enfatiza a Unesco. “O equipamento não faz milagres: informações encontradas podem ser incorretas ou inúteis. A reunião de tantas possibilidades num único equipamento pode facilmente se transformar em fonte de distração”, finaliza Quintilio.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem