Aulas da nova turma do Mestrado em Educação começam em março
São 25 alunos regulares aprovados na seleção do final de 2012, com diferentes formações na graduação

A coordenação do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, mantido junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, anuncia para março o início das aulas da nova turma. São 25 alunos regulares de cidades de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Mato Grosso. Eles foram aprovados na seleção realizada no final de 2012. São profissionais com diferentes formações na graduação.
Oito alunos são de Presidente Prudente. A arquiteta Fabrícia Dias da Cunha Moraes Fernandes tem como tema do projeto de pesquisa científica A inserção da comunidade no espaço escolar: um estudo de caso. A agente técnica formada em Administração, Gislaine de Oliveira Prodomo Costa, desenvolverá a temática Da instalação do Senac em Presidente Prudente ao século XXI: um marco na história de desenvolvimento cultural, econômico e social.
O professor formado em Sistemas de Informação, Jair Tavares de Araújo Filho, pesquisará Boas práticas no ensino de algorítmos em cursos superiores de computação e informática. Graduado em Comunicação Social, o professor Eduardo dos Santos Lopes Oliveira definiu como tema Fotografia como apoio à construção textual no ensino fundamental II.
A professora formada em Administração de Empresas, Edilene Cristine Werffort Lourenço de Oliveira, fará a investigação científica sobre o tema Avaliação das políticas de educação profissional brasileira e suas rupturas: gestão participativa. A professora bacharel em Música – Violino, Anelise Lupoli Chamorro, decidiu por pesquisar O educador frente a educação de pessoas cegas: enfocando as metodologias de música de inclusão social.
Formando em Comunicação Social, o professor Leonardo Ribelatto Lepre pesquisará Formação docente: utilizando as mídias como auxílio à comunicação professor-aluno. A professora pedagoga Paula Renata Amorim Santos elegeu como tema Políticas públicas para alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental.
São dois alunos de Presidente Venceslau: José Antônio Leandro Filho, formado em Filosofia e Teologia, e Maísa Colombo, psicóloga. Ambos professores. Ele pesquisará O retorno da disciplina de filosofia na grade curricular no Estado de São Paulo. Ela, O Programa Ação Jovem e a articulação das políticas de assistência social e da educação.
Da cidade de Ourinhos são duas alunas: a assistente administrativa Renata Quenca Bessan, graduada em Direito, e a professora Susimara Santade, licenciada em Ciências, Matemática e Física. Respectivamente, pesquisarão Avaliação institucional na educação superior: como forma de instrumento da gestão educacional, e O ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental por meio de atividades lúdicas e midiáticas.
Formando em Administração, com ênfase em recursos humanos, o professor e consultor de empresas José Eduardo Fernandes é de Ribeirão Preto e irá trabalhar o tema Discurso Pedagógico e cotidiano escolar: desafios à gestão. A pedagoga técnica em assuntos educacionais Márcia Aparecida Barbosa, de Presidente Epitácio, estudará A contribuição dos softwares educativos na aprendizagem de conceitos matemáticos dos alunos do quarto ano do ensino fundamental.
A professora de educação artística Maria Brígida Valentim Portela, de Assis, pesquisará Formação de professores do ensino superior: políticas e representações. O professor formado em Direito, Maurício Silveira, de Presidente Bernardes, decidiu pelo tema Avaliação do ensino e da aprendizagem não rotulada. A enfermeira Natália dos Santos Prado, de Marabá Paulista, desenvolverá o tema Prazer ou sofrimento no trabalho: uma análise dos níveis de stress desenvolvidos por docentes da rede pública do Estado de São Paulo.
Também professora de educação artística, Rosângela Maria Gonçalves, de Parapuã, estudará A prática educativa em arte: implicações pedagógicas na formação pré-escolar em séries iniciais. O professor de filosofia André Santiago Baldan, de Fernandópolis, elegeu o tema O ensino de filosofia no ensino médio sob a ótica dos docentes. O coordenador de curso de Filosofia em Batatais, Diego Augusto Doimo, da cidade de Turiuba, pesquisará Filosofia e cinema: o currículo oficial de filosofia da rede estadual de São Paulo projetado nos filmes.
São dois alunos procedentes do Paraná. A bióloga técnica em assuntos educacionais Talita Rafaele Dagostini Mantovani, de Umuarama, escolheu o tema Análise do impacto social do programa Mulheres Mil na realidade das estudantes – Instituto Federal do Paraná – campus da Umuarama. O professor formado em Administração, Giovanni Nanni, de Maringá, fez a escolha do tema A família e sua participação na gestão escolar: envolvendo os responsáveis legais no desenvolvimento acadêmico e da cidadania dos alunos de uma escola pública de Floresta/PR.
A professora pedagoga Fernanda Soares Godoi Yano do Canto, de Nova Andradina/MS, fará pesquisa sobre A dicotomia entre prática criativa e a formação dos professores de educação infantil. O professor de Letras, Itamar José Bressan, de Cuiabá/MT, trabalhará Crenças de professores acerca do ensino de língua inglesa na modalidade Educação de Jovens e Adultos. O professor de geografia Jessé Pessôa da Silva, de Coxim/MS, pesquisará O uso das tecnologias – TICs e TA – na sala de recursos multifuncional.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste