CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trabalhos na área de parasitologia são apresentados na Bahia

Participação em congressos brasileiro e latino-americano é socializada com pós-graduando em ciência animal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trabalhos na área de parasitologia são apresentados na Bahia
Lívia, Santarém, Aline e Yslla: autores de trabalhos levados aos congressos
Foto: Cedida Trabalhos na área de parasitologia são apresentados na Bahia
Edlayne Larissa Gretter e o pôster apresentado nos congressos na Bahia
Foto: João Paulo Barbosa Trabalhos na área de parasitologia são apresentados na Bahia
Lundia Luara: co-autora do trabalho sobre Toxocara canis em leite bovino

Egressas do mestrado e alunas do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, juntamente com o Dr. Vamilton Álvares Santarém, tiveram trabalhos apresentados em dois congressos de parasitologia na Bahia; cuja participação foi socializada com estudantes do programa, nesta semana. O 24º Congresso Brasileiro Parasitologia (SBP) e o 23º Congresso Latino-americano de Parasitologia (Flap) ocorreram recentemente em Salvador, no Hotel Othon Palace.

Além de Santarém, que leciona no programa e na graduação em Medicina Veterinária, também esteve nos congressos a professora do curso de Medicina, Edlayne Larissa Gretter Machado Pereira, egressa do mestrado. Ambos estão entre os autores do trabalho “Limiar de detecção de larvas de Toxocara canis em leite bovino experimentalmente contaminado”; produzido juntamente com Aline da Silveira Batista (residente egressa e aluna especial do mestrado), Yslla Fernanda Fitz Balo Meriguetti e Lundia Luara Cavalcante Bin – aluna e egressa do mestrado, respectivamente.

“Fatores associados à infecção de cães por agentes de Larva Migrans” é o título do outro trabalho apresentado nos congressos, de autoria de Lívia Magosso Ramires (aluna do doutorado) e Santarém. Com o tema “Parasitologia: passado, presente e futuro”, os congressos consistiram em mais uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Parasitologia e da Federação Latino-americana de Parasitologia. A participação dos pesquisadores vinculados à Unoeste esteve inserida na proposta de internacionalização da instituição.

Atuaram como palestrantes nos congressos pesquisadores do Reino Unido, Bélgica, Suécia, Suíça, Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, México, Cuba, Puerto Rico, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e Brasil. Presidida pelo professor pleno da Universidade do Estado da Bahia e adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Artur Gomes Dias Lira, a comissão organizadora contou com membros nos âmbitos estadual, nacional e latino-americano. 

Nos anais dos congressos, disponibilizados on-line, estão os resumos de todos os trabalhos, escritos em inglês, com os nomes dos autores e das instituições representadas. Os eventos, conforme seus organizadores, permitiram discutir amplamente os desafios atuais da parasitologia e os fatores que levam à persistência, expansão, emergência e re-emergência das parasitoses no Brasil e nas Américas; além de se constituírem em comemoração ao cinquentenário da Sociedade Brasileira de Parasitologia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem