CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos pesquisadores da Medicina ganham bolsas do Cremesp

Estudos contemplados, de alunos do 9º termo, estão entre os 20 melhores projetos de bioética


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Alunos pesquisadores da Medicina ganham bolsas do Cremesp
Marina Lino e Rafael Pena Neto, orientados por José Costa Filho (direita)

Dois estudantes pesquisadores do curso de Medicina da Unoeste, ambos orientados pelo professor José de Oliveira Costa Filho, ganharam bolsas de estudo do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Foram selecionados entre os 20 melhores projetos de bioética a serem desenvolvidos em 2016 e terão valor mensal de bolsa individual, durante dez meses, de R$ 600.

Ambos os contemplados são do 9º termo. Marina de Souza Bastos Lino, 27, autora do projeto “Avaliação da Percepção Médica Acerca dos Aspectos Éticos-legais Envolvidos no Exercício da Medicina no Brasil”, conta que a ideia de discutir o tema surgiu após constatar que muitos pacientes buscam indenizações em situações em que talvez não tenham ocorrido erros médicos. “Diante disso, quero avaliar se o médico sabe quais são seus deveres e direitos”.

Rafael de Oliveira Pena Neto, 21, autor do projeto “Participação do Paciente na Construção da Conduta Médica e a sua Adesão em Indivíduos com Dores Crônicas”, realizará a coleta de dados baseado no que o Código de Ética Médica versa sobre proporcionar autonomia do paciente na escolha do tratamento. “Avaliarei o grau de participação do paciente na construção da conduta médica. Quando ele participa ativamente com o médico há maior adesão ao tratamento”.

O médico José de Oliveira Costa Filho, orientador dos estudantes, aponta que “estamos numa época em que questões éticas são muito discutidas no Brasil e no mundo, então o estudo da bioética torna-se ainda mais importante”. Ter noções teóricas de ética e colocá-las em prática beneficia tanto a sociedade quanto a classe médica. “Há uma epidemia de processos contra profissionais da saúde, muitos em decorrência da prática antiética. A ética deve ser praticada em benefício da comunidade e também do profissional, porque quem tem atitude ética pode ter uma vida mais satisfatória”, finaliza o docente, também graduado em Direito.

Os estudos da universidade serão desenvolvidos com médicos e pacientes do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente. Sobre as bolsas recebidas pelo Cremesp, os acadêmicos de Medicina da Unoeste não escondem a felicidade! “É muito gratificante ter o esforço reconhecido e poder levar benefícios à comunidade médica e aos pacientes”, considera Pena Neto. “Sinto-me lisonjeada por receber essa bolsa. Estou cumprindo com o papel de acadêmica, porque estar numa universidade não é só ter a parte do ensino, inclui também a pesquisa”, descreve Marina.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem