Torneio nacional de softbol recebe atendimentos da Medicina
Estudantes, supervisionados por docente, atenderam 133 pessoas em Presidente Prudente



No último fim de semana, estudantes do curso de Medicina da Unoeste viveram momentos de cidadania e solidariedade ao mesmo tempo em que colocaram muitos de seus conhecimentos em prática. Fizeram verificação de taxa glicêmica (açúcar no sangue), aferição de pressão arterial, prestaram orientações e deram primeiros socorros para atletas, funcionários e público presente no 21º Torneio Brasileiro Interclubes de Softbol Master, realizado tradicionalmente no clube de campo da Associação Cultural, Agrícola e Esportiva (Acae) de Presidente Prudente.
Foram 133 pessoas atendidas nos dias 5 e 6 de março. “Os estudantes estarem aqui é uma retaguarda muito boa, porque temos atletas acima de 60, 70 anos. Espero que, da próxima vez que tenhamos eventos, eles possam novamente contribuir”, agradece Mario Kaneki, organizador do campeonato. A professora doutora Claudia Alvares Calvo Alessi, coordenadora de extensão da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste, lembra que “o diabetes e a hipertensão são doenças crônicas que atingem qualquer faixa etária, mas especialmente a terceira idade, então essa população merece atenção maior”. Por isso, além das verificações rápidas de saúde, receberam dicas sobre alimentação, qualidade de vida e atividade física.
Presente durante toda a atividade, Cesar Eduardo Faria Bazan, 39, estudante do 11º termo, conta que “a Acae empresta o campo para fazermos o treinamento do beisebol e existia uma intenção do Kaneki de haver mais contato da Faculdade de Medicina com os jogadores”, por isso nasceu a ideia de ir voluntariamente ao evento para ajudar a população. “A Acae oferece uma infraestrutura sensacional, com campos de tamanho oficial, o que nos deixa bem preparados. Temos conseguido formar atletas e manter nosso beisebol em alto nível”, menciona Otávio Alves de Souza, 23, aluno do 9º termo e um dos estudantes que treinam na Acae.
Favoritismo na Pré-Intermed – O beisebol da Med Prudente tem tudo para levar mais um ouro! Durante a semana da Páscoa, em Lins (SP), os “morcegos” buscam vitória na 42ª Pré-Intermed após tetracampeonato em 2011, 2012, 2013 e 2015. A Pré é seletiva para a 50ª Intermed – maior competição universitária da América Latina, realizada anualmente em setembro. Guilherme Nanci, 21, do 6º termo e diretor de esportes da Associação Atlética Acadêmica da Famepp/Unoeste, fala que na Pré eles competem, também, no atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste