Ciclo de palestras debate temas relevantes na área de saúde
Realização do mestrado em Ciências da Saúde abre evento ao público, democratizando acesso ao conhecimento

Mesmo em tempos de restrições de convívio social por causa da pandemia do coronavírus, o mestrado em Ciências da Saúde tem mantido produtiva rotina de atividades, sejam remotas ou presenciais para pesquisas experimentais com os devidos protocolos de segurança. Como parte delas, foi realizado o 1º Ciclo de Palestras em Ciências da Saúde com ampla discussão on-line sobre temas relevantes, envolvendo pesquisadores vinculados a renomadas instituições. Um evento com dez horas de duração nó último fim de semana, aberto ao público e com 472 inscritos.
“O objetivo foi demonstrar a relevância da pós-graduação como disseminadora de conhecimento para a sociedade; uma vez que o evento foi gratuito e levantou discussões sobre temas importantes na saúde, mesmo com a pandemia e distanciamento”, diz a coordenadora do mestrado, Dra. Lizziane Kretli Winkelströter. As inscrições foram on-line com acesso por QR Code, gratuitas e com emissão de certificado aos participantes em canal no YouTube. Professores e alunos do mestrado estiveram envolvidos na organização e divulgação.
A programação foi aberta às 9h com a Dra. Rafaela da Rosa Ribeiro, do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, que discorreu sobre o tema “Como estudando o Zika vírus cheguei ao Sars-Cov-2: transições na ciência”. Na sequência, o Dr. Thiago Rentz Ferreira Laginsk, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre “Aterosclerose: da gênese às estratégicas de resolução”.
Às 14h, o Dr. Marcelo Rocha de Souza Cruz, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, expôs o seguinte tema: “Inovações no tratamento de câncer: NGS. Terapias-alvo e imunoterapia”. O encerramento do ciclo de palestras foi com o Dr. Fabrício Luiz Tulini, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), cujo tema foi “Probióticos: conceitos, aplicações e benefícios à saúde”. Conforme a Dra. Lizziane, os resultados foram excelentes, pela capacidade dos convidados e pela relevância dos temas.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste