Escolha de profissão na saúde é motivada por área de atuação
Exemplo constatado na Feira de Profissões está na escolha dos cursos de Biomedicina e Farmácia para atuar em perícia

Estudante de graduação médica tem em mante que terá que decidir por uma área de atuação, definida como especialidade. Há indícios que em outras graduações na área da saúde esteja acontecendo o mesmo e até seja o motivo da escolha do curso.
Thamires Navarro do Vale Vera, do 1º ano do ensino médio no Colégio Cooperativo de Presidente Venceslau, sabe que quer estudar medicina. Não sabe a especialização, mas tem dois anos e meio para pensar e ainda poderá decidir durante o curso.
Já sabem os cursos e a área de atuação Débora Ferreira dos Santos, do 3º ano na Escola Técnica (Etec) Professor Milton Gazzetti em Presidente Venceslau, e Giovana Diniz de Souza, do 2º ano na Etec Professor Adolpho Arruda Mello em Presidente Prudente.
As estudantes das escolas técnicas não se conhecem e estiveram terça-feira (16) na Feira de Profissões da Unoeste; uma de manhã e outra à tarde. Entrevistadas aleatoriamente, manifestaram escolhas por cursos diferentes, mas a mesma área de atuação.
Débora pretende ser biomédica e Giovana farmacêutica, cujos cursos são pensados basicamente como formadores de profissionais para análises clínicas e de dispensação de medicamentos. Mas, oferecem muitas opções no que e onde atuar.
Com o interesse surgido aos assistirem séries de investigação criminal, Débora e Giovana querem perícia criminal que é atividade típica do estado, de cunho técnico-científico e voltada para analisar vestígios visando a elucidação de crimes.
Formação técnica na saúde
A formação técnica em nível superior também contempla áreas de atuação. O curso Técnico em Farmácia oferece certificações extras para as atuações como auxiliar de farmácia e auxiliar de farmácia hospitalar.
O curso de Técnico em Enfermagem também oferta certificações extras: auxiliar de enfermagem e cuidador de idosos. Yasmim Vitória da Silva, do 3º ano na Etec Professor Dr. Antônio Eufrásio de Toledo em Presidente Prudente, pensa no curso.
Porém, também pensa nas certificações extras. Tem o mesmo pensamento Gabrielle dos Santos, que está no 2º módulo do Técnico de Enfermagem e está atuando como monitora na Feira de Profissões, no estande dos cursos técnicos.
Procedente de São Paulo, onde fez o ensino médio na Escola Professora Clothilde Martins Zanei que fica no bairro jardim Santo André, Grabriele conta que os visitantes da feira têm demonstrado grande interesse pela área da saúde.
A professora mestre Edna Takahashi, que atua na área de análises clínicas no curso de Farmácia, comenta que a saúde tem despertado grande interesse e vê na atual edição que as atividades práticas nos estandes têm proporcionado grande interação com o público.
Além da visitação aos estandes instalados no Salão do Limoeiro, aos visitantes são ofertadas oficinais em laboratórios e os professores oferecem informações sobre o curso no qual leciona, apontando as áreas de atuação que a profissão proporciona.
Várias áreas de atuação
Na oficina do curso de Farmácia, ministrada pela professora douotora Angélica Augusta Grigoli Dominato no Laboratório de Química Medicinal, foram apresentadas algumas das várias áreas de atuação do profissional, para além da dispensação de medicamentos.
O farmacêutico pode atuar nas áreas de controle de qualidade de alimentos, fabricação de medicamentos, pesquisa, ensino técnico e superior, perícia, formulação de produtos alimentícios e análises clínicas, entre outras.
Alana Valentina Vieira Mente, do 2º ano do ensino médio na Escola Professora Mirella Pesce Desidere que fica na Cohab, pretende atuar na área da estética facial e se sentiu motivada na oficina do curso de Estética e Cosmética.
A sua mãe Lilian trabalha em salão de beleza: faz sobrancelhas e unhas dos pés e mãos, no Espaço Vila Beleza, próximo ao Colégio Anglo Prudentino. Vem daí a sua aproximação com estética; mas quer área diferente da mãe.
A Feira de Profissões 2025 está acontecendo nesta semana no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente. É centralizada no Salão do Limoeiro e conta com as atividades em vários laboratórios e outros espaços de ensino, pesquisa e extensão.
São apresentados cursos de todas as áreas do conhecimento, sendo que na saúde, além dos já citados, constam ainda Educação Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste