Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Ciência Animal

Apresentação

O Histórico do Programa em Ciência Animal
Com uma infra-estrutura considerada como referência (Conceito Muito Bom pelo MEC), o Curso de Medicina Veterinária, com participação de destaque no atendimento de animais das mais diversas espécies no seu Hospital Veterinário e em projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa, incentivou a capacitação de seu corpo docente, com todo o apoio e incentivo da Reitoria da Unoeste, em cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e Pós-Doutorado, nas mais expressivas Instituições de Pós-Graduação do País, como exemplos a Unesp, a Universidade Estadual de Londrina e a UNIFESP.Esse investimento resultou na formação de um grupo de Doutores que, empenhados em atender a demanda de pesquisas da região, e com maturidade em produção científica, submeteram a proposta do Mestrado Stricto Sensu, que foi reconhecida em primeira instância pela CAPES, em 2005, com a primeira turma iniciando suas atividades em março de 2006.
 
A Excelência do Programa
Dessa forma, o Programa de Mestrado em Ciência Animal da Unoeste conta com a tríade para oferecer um curso de Pós-Graduação com o mais alto nível de excelência: alto gabarito do corpo docente, infra-estrutura de referência e uma região com alto potencial para a realização de Projetos de Pesquisa, de Ensino e de Extensão.
Em 2014 foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o Curso de Doutorado em Fisiopatologia e Saúde Animal, com conceito 4.

Objetivos do Programa
Atender à demanda regional qu engloba o Oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e o Norte do Paraná. Pretende-se fornecer recursos humanos suficientes para a formação de pesquisadores em condições de solucionar, principalmente, os problemas regionais concernentes à Ciência Animal, visando:
I- Promover a formação e a capacitação de pesquisadores, docentes e profissionais da Área de Medicina Veterinária e ciências afins em atividades de Ensino e Pesquisa, nas diferentes áreas da Ciência Animal.
II- Atender a demanda dos setores público e privado, para formação de recursos humanos ao nível de Mestrado.
III- Contribuir para a geração e divulgação de conhecimentos técnico-científicos e difusão tecnológica, e,conseqüentemente, o desenvolvimento sócio-econômico da região do Oeste Paulista.

PORTARIAS DE RECONHECIMENTO:

MESTRADO:
Reconhecimento – Portaria – MEC nº 679 – D.O.U. de 16/03/2006, tendo em vista o Parecer CNE/CES nº 474/2005.

DOUTORADO:
Reconhecimento - Portaria - MEC n° 326 - D.O.U. de 10/03/2017, tendo em vista os Pareceres CNE/CES 194/2016 e CONJUR-MEC/CGU/AGU 1545/2016

Público-Alvo:
Destinado a profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Farmácia, Química, Medicina, Odontologia e áreas afins.

Área de Concentração:
Fisiopatologia Animal

Coordenação:
Prof. Dr. Anthony Cesar de Souza Castilho (Coordenador)
Profa. Dra. Cecília Laposy Santarém (Vice-Coordenadora)

Colegiado do Programa:
Prof. Dr. Anthony Cesar de Souza Castilho
Profa. Dra. Caliê Castilho
Profa. Dra. Cecília Laposy Santarém
Prof. Dr. Hermann Bremer Neto
Profa. Dra. Renata Navarro Cassu
Profa. Dra. Sílvia Maria Caldeira Franco Andrade

Representantes Discentes: Isabela Picolo Guimarães Alves Nicácio (titular)
                                               Fernanda Nobre Bandeira Monteiro (suplente)
 

Endereço:
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP

Telefones:
Para ligações externas:  (18) 3229-3264 
Para ligações internas da Universidade: ramal 2129 ou 2131

Fax: (18) 3229 2080 e-mail: cienciaanimal@unoeste.br ou keid@unoeste.br