Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenv. Regional

Disciplinas do Curso

1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
2. DISCIPINAS OPTATIVAS

1. DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

METODOLOGIA DE PESQUISA: UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR
Ementa: Elementos teóricos fundamentais sobre o conceito de Ciência e suas implicações no desenvolvimento do pensamento ocidental; relações da epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em Meio Ambiente; relações entre o pensamento técnico-científico e específico do profissional com os outros tipos de conhecimento; elaboração dos diferentes tipos de pesquisas científicas; a pesquisa interdisciplinar; o conhecimento das implicações metodológicas e éticas na pesquisa; elementos básicos que permitam estabelecer claramente o tema, problema e hipóteses de uma pesquisa científica; metodologias de pesquisa, a pesquisa e o projeto de pesquisa.
Créditos: 04
Horas: 60

PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE NATURAL
Ementa: O que é o ambiente, quais seus elementos de natureza física, química e biológica? O conceito de ecossistema na perspectiva da ecossistêmica. Fluxos energéticos (entrada, processamento, aproveitamento de energia no ambiente). Fluxos químicos (ciclos biogeoquímicos). Fluxos biológicos (dinâmica de populações e comunidades). O conceito de estresse (homeostase, estabilidade e resiliência do ambiente natural). Poluição Ambiental. Repensando a sustentabilidade do ponto de vista do ambiente natural e suas relações com a sociedade contemporânea.
Créditos: 04
Horas: 60

SOCIEDADE, NATUREZA E CULTURA
Ementa: O homem, ser social e cultural. Conceitos de sociedade, desenvolvimento, meio ambiente. Relação natureza e cultura. Desenvolvimento e processos de industrialização. Sociedade, Natureza e Cultura credencia-se como um campo interdisciplinar de formação e de introdução ao conhecimento ambiental. A interdisciplinaridade exige, por sua vez, uma reflexão e um acompanhamento prático sobre o conhecimento científico. Por isso temáticas como Sociedade, Natureza, Cultura – Relação Homem e Sociedade – Relação Homem e Natureza – Cultura e Natureza – Modernidade e Impactos Ambientais, dilemas e desafios da pesquisa interdisciplinar serão prioritárias na disciplina.
Créditos: 04
Horas: 60

TÓPICOS ESPECIAIS EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ementa: Apresentar aspectos gerais de tópicos relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento regional.
Créditos: 02
Horas: 30

2. DISCIPLINAS OPTATIVAS:

ADVANCED TOPICS IN ENVIRONMENTAL SCIENCES
Ementa: To present concepts on priority aspects of the environmental sciences, especially those related to the research lines of the program, with a multidisciplinary and multiprofessional approach.
Créditos: 04
Horas: 60

AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ementa: Recursos naturais e agricultura sustentável. Agricultura Familiar e Desenvolvimento Territorial. Soberania alimentar e agroecologia. Políticas Públicas.
Créditos: 04
Horas: 60

BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Ementa: Caracterização dos objetivos, métodos e importância da biologia da conservação. Conceito dos componentes da biodiversidade e unidades de conservação. Introdução básica sobre os tipos de manejo da biodiversidade.
Créditos: 04
Horas: 60

CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Ementa: A importância do conhecimento dos materiais. Estrutura atômica e ligação interatômica. Estrutura cristalina de materiais cristalinos e não cristalinos. Classificação dos materiais quanto as suas ligações químicas e interações físicas: metais, polímeros (biopolímeros), cerâmica, blendas e compósitos. Propriedades químicas e físicas (mecânicas, térmicas, e óticas) dos materiais. Caracterização dos Materiais. Aplicações tecnológicas inovadoras dos materiais na área do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Créditos: 04
Horas: 60

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Ementa: Caracterização do Conceito de Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento e a Questão Ambiental; Estratégias e Técnicas de Avaliação para a Sustentabilidade Ambiental; Práticas Conservacionistas; Planejamento Ambiental.
Créditos: 04
Horas: 60

DIMENSÕES DA PROTEÇÃO JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE
Ementa: Noções de Meio Ambiente; Diversas dimensões de Meio Ambiente; Meio Ambiente natural; Meio Ambiente urbano; Meio Ambiente cultural; Meio ambiente do trabalho; Meio Ambiente digital.
Créditos: 04
Horas: 60

ESTATÍSTICA AMBIENTAL
Ementa: Tópicos de Estatística Básica. Técnicas de Amostragem e Testes de Variância. Análise de regressão linear simples. Análise de regressão linear multivariado. Princípios e aplicações de Análise Multivariada por Componentes Principais.
Créditos: 04
Horas: 60

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL
Ementa: Caracterização do Direito Ambiental no contexto do Estado de Direito Ambiental; Fundamentos principiológicos do Direito Ambiental brasileiro; Projeções práticas da normatividade dos princípios do Direito Ambiental brasileiro, com vistas à implementação de desenvolvimento sustentável.
Créditos: 04
Horas: 60

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL II
Ementa: Políticas públicas ambientais; Estrutura do Estado brasileiro e a implementação de políticas públicas ambientais; Limites e possibilidades do Direito na implementação de políticas públicas ambientais; Controle judicial de políticas públicas ambientais.
Créditos: 04
Horas: 60

FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DE PRODUTOS VEGETAIS
Ementa: Tecnologia e processamento de produtos de origem vegetal, bem como os métodos de conservação e elaboração de produtos alimentícios. Utilização de equipamentos e processos para o estudo dos mesmos, com a finalidade de otimizar as operações agroindustriais, minimizando e gerindo a produção de resíduos. Aproveitamento de resíduos vegetais para desenvolvimento de novos produtos alimentícios.
Créditos: 04
Horas: 60

GEOCIÊNCIAS APLICADA AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL: USO DO SENSORIAMENTO REMOTO
Ementa: Fundamentos do Sensoriamento Remoto. Introdução ao processamento digital de imagens. Técnicas de classificação de imagens. Elaboração de produtos cartográficos a partir de dados de Sensoriamento Remoto para suporte a análise ambiental.
Créditos: 04
Horas: 60

GEOPROCESSAMENTO EM APLICAÇÕES AMBIENTAIS
Ementa: Base conceitual de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Geoprocessamento. Fundamentos de Cartografia Temática. Princípios de análise espacial. Métodos de representação de dados quantitativos.
Créditos: 04
Horas: 60

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: ESTADO DA ARTE, TENDÊNCIAS E ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS
Ementa: A disciplina se inicia com a compreensão da relevância do empreendedorismo nos cursos de pós-graduação. Analisa o estado da arte da produção nacional e internacional em busca de agendas de pesquisa. Apresentar a Teoria do Effectuation e analisa o ensino e aprendizagem nas IES brasileiras. Finalmente, são analisadas organizações híbridas inovadoras e sustentáveis – negócios sociais, empresas sociais e negócios inclusivos e também projetos emergentes.
Créditos: 02
Horas: 30

INTERAÇÃO PARASITA, HOSPEDEIRO E MEIO AMBIENTE
Ementa: Abordagem microbiológica, epidemiológica e ambiental das doenças infecciosas.
Créditos: 04
Horas: 60

MACHINE LEARNING APLICADA AO MEIO AMBIENTE
Ementa: São apresentados o conceito de inteligência artificial, reconhecimento de padrões e seu uso como ferramental na descoberta de conhecimento. Os conceitos da disciplina e as ferramentas computacionais são utilizadas em aplicações da área de meio ambiente e desenvolvimento regional.
Créditos: 02
Horas: 30

NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE
Ementa: Diversas dimensões de meio ambiente; meio ambiente natural; meio ambiente urbano; meio ambiente cultural; meio ambiente do TR
Créditos: 04
Horas: 60

POLUIÇÃO AMBIENTAL E AGRAVOS À SAÚDE RESPIRATÓRIA
Ementa: Apresentar conceitos básicos sobre a fisiologia respiratória, destacando as patologias mais comuns relacionadas à exposição de poluentes ambientais, tais como material particulado, resíduos sólidos e infestações microbianas.
Créditos: 02
Horas: 30

PRINCÍPIOS DE TÉCNICAS NA PESQUISA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Ementa: Princípio de técnicas de análises aplicadas às ciências ambientais, em especial aos novos materiais de interesse ao ambiente e a saúde.
Créditos: 04
Horas: 60

QUALIDADE DO SOLO E MANEJO SUSTENTÁVEL
Ementa: Solos: conceito, histórico e importância; Fatores e processos de formação dos solos; Solos como componente do meio ambiente; Processos de desenvolvimento do perfil do solo; Componentes minerais e orgânicos do solo e noções de classificação; Qualidade do Solo: Indicadores da qualidade química, física e biológica do solo; Instrumentos e análises de avaliação da qualidade do solo; Manutenção da produtividade e da qualidade dos solo; Manejo Sustentável: Conceitos de sustentabilidade; Manejo sustentável do solo; Solos com problemas; Solos e meio ambiente: impactos, degradação e recuperação de solos.
Créditos: 04
Horas: 60

RESÍDUOS E POLUIÇÃO AMBIENTAL
Ementa: Conceitos fundamentais, classificação e caracterização de resíduos. Gerenciamento de resíduos. Processos e tratamento de resíduos. Tipos de poluentes e fontes poluidoras. Poluição e Saúde.
Créditos: 04
Horas: 60

SAÚDE AMBIENTAL APLICADA
Ementa: Apresentar conceitos sobre aspectos prioritários na saúde ambiental, especialmente vigilância de doenças infecto-parasitárias; exposição humana a solos e água contaminados; exposição humana a poluição atmosférica e exposição humana ao stress a percepção do processo de adoecimento, considerando seus aspectos epidemiológicos, clínicos e biológicos no que concerne a interação e/ou interferência dos fatores ambientais.
Créditos: 04
Horas: 60

SAÚDE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Ementa: Relação do homem com o meio ambiente e o impacto causado pela sua modificação na saúde das populações. A Política Nacional de Meio Ambiente e a Política Nacional de Saúde Ambiental. Políticas públicas regionais de saúde e meio ambiente. Indicadores Ambientais e de Saúde.
Créditos: 04
Horas: 60

TÓPICOS ESPECIAIS EM ANÁLISE AMBIENTAL PARA SAÚDE PÚBLICA
Ementa: Fontes de dados, informação e formas de mensuração do espaço. Métodos de Classificação de dados cartográficos. Métodos estatísticos para análise de dados. Discussão da percepção de espaço em Saúde Coletiva.
Créditos: 02
Horas: 30

TOXICOLOGIA AMBIENTAL
Ementa: Ementa: Estudo dos princípios da toxicologia geral, com enfoque na toxicocinética, toxicodinâmica e mecanismos de toxicidade. Avaliação de risco toxicológico e ensaios toxicológicos (toxicidade aguda, subcrônica e crônica, mutagênese, carcinogênese, toxicidade reprodutiva e embriotoxicidade). Entendimento dos princípios da toxicologia ambiental, dinâmica dos compartimentos ambientais, identificação de rotas de exposição e toxicologia ocupacional. Principais classes, mecanismos de ação e impactos sobre a saúde humana e ambiental de contaminantes ambientais da água, solo e ar, com ênfase em praguicidas, metais, produtos químicos industriais e domissanitários.
Créditos: 04
Horas: 60


Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP Fones: (18) 3229 3264 - ramal 2132 Secretária: Keid e-mail: ppgmadre@unoeste.br