Você está em: Unoeste » Cursos » Pós-Graduação » Mestrado e Doutorado

Programa: Pós-Graduação em Agronomia

Apresentação

1. Área de Concentração
2. Notas dos Cursos de Mestrado e Doutorado (Avaliações CAPES)
3. Histórico do Programa
4. Objetivos
5. Público alvo


1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Produção Vegetal
______________________________________________

2. NOTAS DOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO - CAPES

Triênio/Quadriênio Mestrado* Doutorado**
2004-2006 4 -
2007-2009 4 -
2010-2012 4 4
2013-2016 4 4










* MESTRADO: Reconhecimento – Portaria – MEC nº 4310 – D.O.U. de 23/12/2004, tendo em vista o Parecer CNE/CES nº 314/2004.
** DOUTORADO: Reconhecimento – Portaria – MEC nº 1.331 – D.O.U. de 08/11/2012, tendo em vista o Parecer CNE/CES nº 133/2012.

______________________________________________

3. HISTÓRICO DO PROGRAMA

Curso de Mestrado:
A criação da proposta de mestrado teve seus trabalhos iniciados em 2002, a partir de discussões iniciais de um grupo de dez docentes doutores do curso de agronomia da UNOESTE. Após o período de discussão sobre a proposta, a reitoria da UNOESTE deliberou como favorável ao envio do APCN a CAPES/MEC em 2003 solicitando a recomendação para oferta do curso de mestrado na instituição.
Após a Recomendação favorável para oferta do curso emitida pela CAPES, (Ofício 190/2004/CTC/CAPES) e reconhecimento pelo CNE (Portaria nº 4.310, de 21/12/2004, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 250 de 29/12/2004), o Mestrado em Agronomia, passou pela sua primeira Avaliação Trienal da CAPES (triênio 2004-2006) sendo bem avaliado e recebendo o conceito 4
No ano de 2010 o Curso obteve na Avaliação Trienal da CAPES (2007-2009), consecutivamente o conceito 4.

Curso de Doutorado:
Esse fato, entre outros, motivou a Reitoria e as Pró Reitorias, Acadêmica e de Pesquisa e Pós-Graduação, juntamente com o Corpo Docente do Mestrado a elaborarem a Proposta para o Doutorado, enviada em julho/2011.
______________________________________________

4. OBJETIVOS


O Programa de Pós-graduação em Agronomia tem como foco principal propiciar aos seus alunos uma formação sólida dentro da área de Produção vegetal, qualificando-os para a pesquisa e docência e ao desenvolvimento tecnológico. O mesmo irá propiciar aos alunos amplos e sólido conhecimentos na área de interesse, capacitando-os a propor, estabelecer e concluir temas que sejam objeto de discussão e estudo. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação tem por finalidade:

- Desenvolver estudos sistemáticos e pesquisas avançadas na área de Produção Vegetal
- Desenvolver pesquisas científicas tecnológicas e inovações através de uma atuação em consonância com os atores e demandas regionais
- Promover a formação científica aprofundada de Mestres e Doutores;
- Estimular a produção e divulgação científica de trabalhos resultantes das dissertações e teses;

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia será desenvolvido a partir de um eixo temático norteado em atividades de ensino e pesquisa em PRODUÇÃO VEGETAL. Este tema dará suporte a abordagens de questões envolvendo três linhas de pesquisa. Contemplando áreas das ciências como: fisiologia vegetal, recursos genéticos e biotecnologia, solos, nutrição de plantas e práticas culturais. Com as linhas de pesquisa oferecidas pretende-se fomentar pesquisas básicas e aplicadas de interesse agronômico e que deem continuidade à produção cientifica do Programa.

Desta forma, o Programa tem como objetivos:

a) formar pesquisadores e aprimorar a formação técnico-científica e pedagógica de professores e outros profissionais envolvidos na sua área de concentração, contribuindo, com a formação de recursos humanos de nível mais avançado, para o exercício da autonomia intelectual e maturidade para investigação científica e desenvolvimento tecnológico na região do Oeste Paulista

b) Preparar e estimular os profissionais a conduzirem trabalhos de docência, pesquisa (de preferência em equipe multidisciplinar), desenvolvimento e extensão, por meio da inserção dos mesmos em projetos cooperativos que envolvem a Área de Produção Vegetal.

c) Proporcionar o aprimoramento na área de Agronomia, visando conferir ao aluno elevado padrão técnico, científico e profissional, principalmente nas atividades de ensino e pesquisa;

d) Desenvolver pesquisas e estudos que contribuam para evolução do setor agropecuário regional, nacional e até internacional, numa perspectiva multi e interdisciplinar.

______________________________________________

5. PÚBLICO ALVO

Profissionais de Ciências Agrárias e Biológicas; Licenciados em Ciências (Biologia e Química); Professores do Ensino Superior e Médio relacionados à Ciências Agrárias e Biologia Vegetal; Profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Públicas e Privadas.

PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO:

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia foi idealizado para formar e aperfeiçoar profissionais da área de Ciências Agrárias e correlatas que queiram se atualizar e aperfeiçoar na área de concentração da proposta, visando ao seu crescimento intelectual e profissional, proporcionando aos profissionais do setor, fundamentos teóricos sólidos, abrangendo uma visão holística de todo o processo científico, procurando desenvolver pesquisas necessárias ao êxito da atividade, respeitando-se o ambiente. Dentro desse enfoque real e prático, a interação ensino, pesquisa e extensão deverá ser a mais positiva possível, por ser um dos principais objetivos a serem alcançados.


Endereço:
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Rodovia Raposo Tavares, Km 572 – Bairro Limoeiro – 19067-175 – Presidente Prudente/SP

Telefones:
Para ligações externas:  (18) 3229-3264 
Para ligações internas da Universidade: ramal 2131

Fax: (18) 3229 2080 e-mail: programa.agro@unoeste.br ou keid@unoeste.br