20 meses
O Programa constará de aulas teórico-prática das diversas disciplinas da área; discussões em grupos; pesquisas bibliográficas e de campo. O corpo docente envolve professores capacitados para as áreas de compreendidas do curso. A pesquisa, como requisito para final de curso, deverá ser desenvolvida no campo da Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, para que o especializando adquira maior conhecimento teórico e a práxis pedagógica necessária para seu trabalho nesta área. Para atendimento de sua clientela o Curso será ministrado quinzenalmente, aos sábados. O programa envolve, ainda, aulas em laboratórios de informática e utilização constante das unidades de biblioteca da UNOESTE. O Programa constará de aulas teóricas e práticas; efetivação de atividades; atividades complementares científicas e culturais; pesquisas bibliográficas e de campo.
Geral: Oportunizar, ao pós-graduando, condições de atender e atuar de forma crítica e competente diante das necessidades educacionais de portadores de algum tipo de necessidade especial. Específicos: - analisar as questões conceituais (filosófico-ético-políticas) relativas às necessidades educativas especiais no contexto da Educação Inclusiva; - discutir e analisar as políticas e a legislação para a Educação Especial; - analisar alternativas pedagógicas (programas e ações) formalizadas para o atendimento educacional de pessoas com necessidades educativas especiais; - Propiciar condições ao aluno de identificar e caracterizar as diferenças nas necessidades especiais; - Capacitar educadores para o atendimento diante de problemas oriundos deste tipo de educação. - Apresentar recursos educacionais especiais.
Argumenta-se que vivemos uma época em que se propaga a inclusão dos diferentes e as vantagens da diversidade, ideologia que aponta a Educação Especial e Inclusiva, como uma área de atuação profissional em crescente importância social. Previsto pela Política Nacional de Educação Especial: Deficiência Intelectual da Educação Inclusiva (2008) e descrito no Decreto 6.571 de 17 de setembro de 2008, entende-se como "Atendimento Educacional Especializado - AEE, o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular". Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo a gestão de trabalho e o Atendimento Educacional Especializado. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. De acordo com o decreto, o Atendimento Educacional Especializado compreende um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional e continuamente, prestados de forma complementar à formação de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; e suplementar à formação de estudantes com altas habilidades/superdotação (INEP, 2014). Ainda, o AEE deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas. São objetivos do atendimento educacional especializado: I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos; II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular; III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino. Diante disso, faz-se necessário um curso que promova a especialização do corpo docente, hoje, inserido, de forma globalizada, na perspectiva da Educação Inclusiva. O curso atende ao que preconiza a Resolução nº 1, de 08/06/2007, do Conselho Nacional de Educação, D.O.U. de 08/06/07, que estabelece normas para o funcionamento de Cursos de Pós-Graduação.
Pedagogos, professores, psicólogos e demais profissionais que atuam ou pretendem atuar nesta área que possuam formação superior.
Egressos da Unoeste possuem 15% de desconto nas parcelas.
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Campus II - Rodovia Raposo Tavares, km 572 - Bairro do Limoeiro - CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP - Fone: (18) 3229 2077 - e-mail: secpos@unoeste.br