32ª Semana de Computação e Informática da FIPP/Unoeste (Infoeste 2019)
Tipo de Atividade:
Ciclo de Cursos
Atividade:
MC 04 - Noções gerais do processo de Level Design
Instrutor(es):
Renan Henrique Pereira de Lima
Informações gerais:
Pré-requisitos:
Inglês básico (vários termos não possuem uma tradução adequada para o Português); Recomendável: algum conhecimento de Game Design, mas não é estritamente
necessário
Descrição:
No processo de desenvolvimento de um jogo, Level Design é a disciplina responsável construir a
experiência do jogador através da criação de levels (estágios, missões, fases ...). Esse processo combina de Arte,
Programação, Game Design, etc. e envolve uma série de etapas, boas práticas, diretrizes e, principalmente,
testes.
O curso apresentado cobrirá de forma rápida o processo de level design como é comumente empregado na
indústria, discutindo suas etapas e focando em atividades práticas.
As atividades envolvem:
1. Primeiro dia: rascunho de mapa para jogo single-player
a. Formação de equipes
b. Elaboração da ideia inicial de uma mapa para um jogo single-player (documento chamado de
Level Abstract), seguindo uma proposta de progressão definida
c. Apresentação - com perguntas e feedbacks
2. Segundo dia: detalhamento de mapa para jogo multi-player
a. Formação de equipes (diferentes do dia anterior)
b. Elaboração de um level detalhado para um jogo multi-player (documento chamado de Level
Design Document), a partir de um Level Abstract dado
c. Apresentação - com perguntas e feedbacks
Conteúdo Programático (Tópicos do Programa)
Abordagem prática sobre algumas etapas do processo de level design de um jogo:
1. Visão geral sobre o que é Level Design
2. Processo de Level Design (visão macro)
3. Atividade de rascunho de mapa para um jogo single-player
4. Atividade de detalhamento de mapa para um jogo multi-player
Local:
Laboratório 103
Número Máximo de vagas:
20
Períodos/Horários:
14/05/2019 (19:00:00 às 22:30:00) - Terça
15/05/2019 (19:00:00 às 22:30:00) - Quarta