32ª Semana de Computação e Informática da FIPP/Unoeste (Infoeste 2019)
Tipo de Atividade: FIPPETEC
  • ET 06 - Modelagem 3D com Blender
  • Gian Felipe Pinho dos Santos
    Thiago Samuel
  • Pré-requisitos: Nenhum

    Descrição:
    Blender é uma ferramenta que atende uma grande parte de usuários no mundo todo.
    É um software denominado "Open Source". Ele está disponível gratuitamente, o que o classifica como um software livre.
    É uma das mais poderosas ferramentas de modelagem e animação 3D do mercado.
    Com ele é possível além de fazer modelagens e animações, também pós-produções, renderização, edição de vídeo, criação de games.
    A vantagem está na manipulação ser em tempo real pelo seu editor.
    Inicialmente há quem se assuste, mas garanto que não tem o que temer. Ele é uma ferramenta muito bem trabalhada e que pode ser a "roda" que estava faltando para nossa criatividade. Enfim, o objetivo aqui não será, no momento, explicar tudo o que é e não é possível realizar no Blender, mas sim mostrar seu uso na prática!
    Este curso apresenta técnicas de modelagem 3D, o que permitirá a nossos alunos a criação de ambientes, objetos e personagens orgânicos. Este guia é destinado principalmente a pessoas com nenhuma ou pouca experiência com o software Blender. São dadas descrições detalhadas de uma grande quantidade de funcionalidades e ferramentas de modelagem permitindo a criação de objetos simples até modelos de grande nível de detalhamento como personagens realistas.
    O curso aborda aspectos relacionados a topologia permitindo a criação de personagens ideais para propósitos diversos como a criação de personagens para games e personagens com topologia otimizada para animações.

    Enfim, se sua intenção é aprender a criar ambientes e personagens para animações e jogos este é o curso ideal para você.

    Conteúdo Programático (Tópicos do Programa)
    -Introdução da Ferramenta Blender
    -Interface do Blender
    -Comandos de Observação - Objetos e Cenas
    -Interações Básicas (Movimentação, Rotação e Escala)
    -Teclas de Atalhos
    -Objetos Primitivos
    -Modo de Edição (Vértices, Arestas e Faces)
    -Modelagem 3D
    -Pivo/Origin
    -Hierarquia
    -Modificadores
    -Curvas
    -Escultura 3D
    -Arquitetura (Modelagem a partir de medidas)
    -Material
    -Textura
    -Iluminação
    -Renderização
  • Laboratório 108
  • 20
    • 17/05/2019 (13:30:00 às 18:00:00) - Sexta