VIII JORNADA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
Tipo de Atividade: 2. Palestra
  • Mudanças climáticas e as energias renováveis
  • Químico MSc. Ricardo Crepaldi

    Formado em química e possui mais de 34 anos de experiência profissional. Há 23 anos está envolvido na indústria, sempre nas áreas de facilities e meio ambiente, trabalhando com empresas como Boehringer Ingelheim (Farmacêutica), AB-InBev (Bebidas) e General Motors (Automotiva).
    Ele é um auditor ISO 14000 e possui um diploma de especialização em Engenharia Ambiental, bem como aprimoramento em Controladoria e Administração de Empresas. Com mais de 11 anos na área acadêmica, concluiu recentemente o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, baseado na nanotecnologia como primeira etapa de um projeto pessoal de doutorado.
    Além dos trabalhos em pesquisa acadêmica e ensino. Ele também é consultor para empresas em gestão de contratos, gestão ambiental, operações de instalações, melhoria contínua, conservação de caixa, gestão de crises, solução de problemas e sustentabilidade.
    Ele é um membro ativo e liderança de muitas associações no Brasil e nos Estados Unidos nas áreas de instalações, meio ambiente e acadêmicas. Suas principais tarefas são como Diretor do Conselho das Américas e Diretor Regional da FMCC na IFMA (InternationalFacilities Management Association), Ex-Diretor e Consultor da ABRAFAC (Associação Brasileira de Instalações), Ex-Presidente do GRUPAS (Grupo de Gestores de Instalações) e Presidente de uma Capítulo e Coordenação Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES (Associação Brasileira do Meio Ambiente). Como por muito tempo trabalhou como Global SME e Coordenador Regional, ele tem uma forte experiência na América Latina, América do Norte, Europa, África e também com grandes parcerias na Índia, Coréia, China. Ricardo está localizado em São Paulo, Brasil, fala português, inglês, espanhol, italiano e também possui conhecimentos de alemão.
  • O palestrante dentro da sua vasta experiência abordará a relação sobre mudanças climáticas, integrando também as questões voltadas às energias renováveis visando a importância do aumento de fontes renováveis de energia, buscando mudar a situação das mudanças climáticas no mundo.
    O clima da Terra tem se modificado, há 90% de certeza que o aumento de temperatura está sendo causado pela ação humana ao longo dos últimos 250 anos, segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A emissão excessiva de gases de efeito estufa como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH), afeta todos os continentes que estão sofrendo com os impactos dessas ações. São impactos que podem tornar-se maiores em extensão causando consequências irreversíveis para a população gerando um verdadeiro desequilíbrio ecológico.
    Assim como o ser humano consegue modificar o aumento da temperatura, pode-se interferir de maneira positiva nos impactos relacionados às mudanças climáticas, através do desenvolvimento econômico e social com preservação do ambiente. São necessários hábitos e políticas de baixo carbono. Uma delas é de utilizar as energias renováveis como fonte de energia. Qualquer energia gerada por recursos que são naturalmente reabastecidos e inesgotáveis, são consideradas energias renováveis. Podendo ser obtidas através de hidrelétricas, captação solar, eólica e biomassa.
  • Plataforma digital: google meet
  • Inscritos no Evento
    • 19/05/2021 (19:20:00 às 20:30:00)