CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste entre as melhores no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras

Projeto “Informática e Literatura: Encontros e Diálogos” conquistou a 3ª colocação na categoria Educação que teve 38 inscritos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste entre as melhores no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras
Édima de Souza Mattos e Haroldo Alessi representaram a Faculdade de Informática; ao centro, o apresentador do evento Nivaldo Prieto




O Projeto “Informática e Literatura: Encontros e Diálogos”, da Unoeste conquistou a 3ª colocação no Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, promovido pelo Instituto da Cidadania Brasil e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Educação. A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira (24) no Teatro Raul Cortez, em São Paulo.

Nesta categoria foram inscritas 38 instituições, sendo quatro selecionadas como finalistas. Além da Unoeste, a Universidade Católica de Brasília (UCB) obteve o primeiro lugar, a Universidade de São Paulo (USP) o segundo, e a Faculdade Batista de Vitória o quarto – Honra ao Mérito.

Em sua 3ª edição, o objetivo da premiação foi reconhecer e criar referência quanto as melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas pelas Instituições de Ensino Superior, com a participação de seus alunos, em atividades de extensão, melhorando a qualidade de vida das comunidades e contribuindo para a geração de emprego e renda.

O projeto é desenvolvido pelos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, através da disciplina de Português Técnico. São produzidos CDs e DVDs contendo obras literárias como forma diferenciada de incentivar a leitura em estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

“O processo de produção se estabelece com a leitura das obras escolhidas durante uma pesquisa. Após esta etapa, são desenvolvidas as ilustrações e animações do enredo e áudio, utilizando a ferramenta Power Point. A finalização do trabalho se dá com a digitalização dos livros”, explica a coordenadora do projeto, professora Édima de Souza Mattos.

A docente fala sobre a emoção de receber o prêmio. “Ver a Unoeste entre as melhores instituições do país é extremamente gratificante. Ser reconhecido nos motiva a continuar trabalhando a serviço da Universidade e de toda a comunidade”, comemora.

De acordo com Haroldo Alessi, coordenador do Curso de Sistemas de Informação e responsável pelos projetos de extensão da Fipp, o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras é um canal nacional de divulgação das atividades desenvolvidas nas universidades. “Todos os cursos da Unoeste desenvolvem projetos de Extensão de qualidade. Ganhar este prêmio mostra a força e a potencialidade da nossa prática social”.

Mais de 100 instituições de Ensino Superior de todo o Brasil concorreram em diferentes categorias: além da Educação, Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

O Prêmio Cidadania Sem Fronteiras é uma iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil, do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

O projeto da Unoeste foi citado no livro do evento, entregue a todos os finalistas, com relatos de práticas de extensão universitária. A cerimônia teve a apresentação do apresentador da TV Bandeirantes, Nivaldo Prieto.

Homenageados – A Unoeste teve ainda três projetos que foram homenageados na solenidade em São Paulo: “Inclusão Social, Possibilidades à Luz da Liberdade”, categoria Comunicação; “A Prática do Acolher Vencendo as Barreiras do Preconceito, promovendo a Justiça Social e Cidadania”, Direitos Humanos e Justiça; “A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa), como Instrumento Facilitador das Políticas de Gestão do Trabalho”, categoria Trabalho. Estes projetos fazem parte do Programa Unoeste Inclusiva: Ações Formativas e Construtivas nos Ambientes Prisionais do Oeste Paulista.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem