CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós-graduação oferece especialização em cuidados paliativos

Voltado para graduados em medicina esse é um dos 14 novos cursos ofertados com aulas a partir de 2016


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pós-graduação oferece especialização em cuidados paliativos
Cuidados paliativos exigem competência e habilidades específicas

Em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho, a pós-graduação lato sensu da Unoeste anuncia 14 novos cursos com aulas a partir de 2016 e que já estão com inscrições abertas. Um deles é a especialização médica em Cuidados Paliativos, anunciada pelo coordenador do curso, o médico Fernando Cezar Cardoso Maia, que atrela à proposta ao envelhecimento populacional no Brasil, responsável pelo aumento de pacientes com doenças que exigem cuidados integrais e contínuos para que consigam ter alguma qualidade de vida.

Esse novo curso segue o conceito da Organização Mundial de Saúde (OMS), definido em 1990 e atualizado em 2002, pelo qual os cuidados paliativos objetivam a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. São cuidados praticados por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Além dessa especialização direcionada aos graduados em medicina, está sendo ofertada outra também sobre cuidados paliativos, porém multiprofissional, no qual Maia divide a coordenação com Marcos Aristótoles Borges.

Além desses cursos da área da saúde, conforme a coordenadora pedagógica da pós-graduação lato sensu, Célia Santos Silva – vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste – são três coordenados pela Dra. Sibila Corral de Arêa Leão Honda: Engenharia Urbana, Infraestrutura Rodoviária e Projeto Arquitetônico. São quatro coordenados pela professora Rachel Lopes Queiroz Chacur: Direito Processual Civil, Direito Contratual – Aspectos teóricos e práticos, Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

São dois MBAs, os de Gestão em Inteligência Competitiva e de Gestão da Produção e Operações, ambos coordenados pelos professores Irene Caires da Silva e Renato Carlos Camacho Neves. Os outros três, inseridos nos 14 novos cursos, são os de Gestão e Desenvolvimento Socioeconômico; coordenado por Alexandre Bertoncelo e Lechan Dolares; Energias Renováveis, Sistemas Conectados à Rede e Eficiência Energética, com coordenação a ser definida; e Engenharia de Software, com a coordenação de Emerson Silas Dória.

Serviço – Mais informações e inscrições no site da Pós Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem