CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Contabilidade aplicada às organizações é tema de jornada

Evento do curso de Ciências Contábeis da Unoeste aborda controle interno e auditoria


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Contabilidade aplicada às organizações é tema de jornada
Leandro Marini Pires, diretor da Approach Auditores Independentes, falou sobre controle interno
Foto: Mariana Tavares Contabilidade aplicada às organizações é tema de jornada
Atividades ocorrem no auditório Azaleia, no campus II
Foto: Mariana Tavares Contabilidade aplicada às organizações é tema de jornada
Dinis Pacanelli Avelino recebeu a placa de melhor aluno de 2014 do delegado regional do CRC-SP, Antonio Moraes de Araújo


Fortalecer uma empresa no atual mercado competitivo é tarefa árdua e que depende de vários aspectos. Para evitar perdas financeiras, fraude e roubo, o controle interno é primordial em qualquer organização. Esse foi o tema da palestra de abertura da 19ª Jornada de Ciências Contábeis da Unoeste, na noite desta quarta-feira (22), ministrada pelo diretor da Approach Auditores Independentes, Leandro Marini Pires. As atividades ocorrem no auditório Azaleia, campus II.

“Sem esse controle nas partes administrativa, financeira e industrial, as organizações podem perder muito, não somente em decorrência de fraude e roubo, mas também por processos internos deficitários”, pontua Pires. Ele complementa que a falta do controle interno pode gerar falhas, como na apuração de custo de um produto, por exemplo. “Pode ser calculado errado e, automaticamente, vende-se por outro valor e a empresa perde. Sem dúvida, essa deficiência é um dos principais motivos que levam empresas a fecharem as portas”.

Sobre o atual mercado para o contador, Pires afirma ser uma das melhores profissões no que diz respeito à empregabilidade. “O que temos atualmente é um profissional muito importante nas organizações, onde todas as tomadas de decisões precisam passar por ele para não dar errado. Aquele contador guarda-livros não existe mais”, frisa.

Luiz Roberto Darben, coordenador da graduação, pontua que esta edição do tradicional evento acadêmico de Ciências Contábeis tem como tema a “Contabilidade Aplicada às Organizações”, principalmente em função dos recentes acontecimentos nas estatais. “Queremos mostrar a importância do contador nesses aspectos e como ele pode atuar. Vale frisar que o controle não é exclusivamente para fins fiscais, mas também para orientação, projeção e é essencial para uma tomada de decisão segura, pois o contador é um apoio à administração de qualquer empresa”, finaliza.

Melhor aluno – A jornada teve início com a entrega da placa de mérito contábil e melhor estudante 2014 ao egresso Dinis Pacanelli Avelino, que recebeu a honraria do delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP), Antonio Moraes de Araújo.

Programação – Nesta quinta-feira (23), Maurício Bruno Schaffer, da Regina Indústria e Comércio, falará sobre “Auditoria”. Já no encerramento, na sexta (24), ocorrerá uma mesa-redonda com a participação de profissionais das áreas de controladoria e auditoria. As atividades são realizadas no auditório Azaleia, a partir das 19h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem