CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Empreendedorismo na graduação contribui com economia do país

Proposta é que todos os cursos da Unoeste tenham essa disciplina; parceria com Sebrae promoverá capacitação aos docentes 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Empreendedorismo na graduação contribui com economia do país
Convênio entre Unoeste e Sebrae foi firmado nesta quinta-feira (2)
Foto: Mariana Tavares Empreendedorismo na graduação contribui com economia do país
Eduardo Viana, Ana Cristina de Oliveira Lima, José Eduardo Creste e Juliana Vioto


Fomentar a visão empreendedora dos universitários é uma das maneiras de contribuir com a economia do país. É com esse pensamento que a Unoeste busca inserir a disciplina de empreendedorismo para todos os cursos de graduação. Para iniciar essa proposta, a universidade firmou convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer, gratuitamente, uma capacitação aos docentes que assumirão essa disciplina. Trata-se de uma novidade na região do Oeste Paulista, em se tratando de instituição de ensino superior, conforme salienta o gerente regional do órgão, Eduardo Noronha Viana.

A parceria foi oficializada nesta quinta-feira (2), no campus I da universidade e, além de Viana, também participaram: a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae de Prudente, Juliana Vioto; e pela Unoeste a vice-reitora Ana Cristina de Oliveira Lima e o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste. “Atualmente, cerca de 30% dos cursos têm essa disciplina, mas queremos expandir, inclusive para as licenciaturas, e nada melhor do que o Sebrae para nos ajudar nessa proposta”, comenta Creste.

O pró-reitor salienta que a ideia é plantar uma semente para que o aluno conclua a graduação e possa tornar-se um empreendedor, se for de seu interesse. “Ele pode ter uma ideia inovadora e implantar algo que gere emprego. O licenciado em Música, por exemplo, pode ter vontade de abrir um negócio próprio na área, mas não sabe como começar”, comenta. Contudo, Creste pontua que apenas a disciplina não vai ensinar tudo, “mas chamará a atenção do estudante para que ele busque mais conhecimento sobre o assunto, com auxílio inclusive do Sebrae”.  Creste reforça que estimular a visão empreendedora durante a graduação também contribui para que o aluno possa gerenciar melhor sua vida pessoal e profissional, independentemente se ele for empregado ou dono do negócio.

Viana frisa que é papel do Sebrae fomentar o empreendedorismo, por isso, salienta que essa oportunidade de capacitar professores da universidade, para que uma matéria de empreendedorismo seja colocada à disposição do aluno, é um passo inédito na região, em se tratando de instituição de ensino. “Tenho certeza que quem vai ganhar não será nem a Unoeste e nem o Sebrae, mas sim a região e principalmente os alunos, que visualizarão um campo de atuação mais abrangente, em que eles podem ser o gerador de oportunidades para outras pessoas”.

De acordo com Juliana, a capacitação dos professores ocorrerá dentro de uma metodologia do Sebrae, chamada disciplina de empreendedorismo. “Essa metodologia tem três vertentes principais. Vamos trazer o conceito do comportamento empreendedor, falar sobre mercado e sobre planos de negócios. Capacitando esses professores, eles vão reaplicar com os alunos em 60 horas”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem