CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nutrição atende atletas e pessoas fisicamente ativas

Alunos do 7º e do 8º termos prestam o serviço de nutrição esportiva mediante supervisão docente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Nutrição atende atletas e pessoas fisicamente ativas
Verificação de peso e altura ajuda a traçar composição corporal
Foto: Matheus Teixeira Nutrição atende atletas e pessoas fisicamente ativas
Claudinei Quirino e Elton Queiroz com a professora Luciane Romero
Foto: Matheus Teixeira Nutrição atende atletas e pessoas fisicamente ativas
Alunas medem dobras do nadador e estudante Renato Henrique Niz da Silva


Dentre muitos serviços especiais prestados pelo curso de Nutrição da Unoeste, um que se destaca é o de atendimento esportivo, gratuitamente tanto para pessoas que praticam atividades físicas quanto para atletas iniciantes ou com carreira. As consultas e as orientações são feitas por acadêmicos de 7º e 8º termos, supervisionados pela professora e nutricionista Luciane Romero. A mais recente atividade é voltada a crianças e adolescentes de alto rendimento do Talento Olímpico, presidido pelo medalhista olímpico e ex-velocista Claudinei Quirino.

Nesta semana, estiveram na Clínica de Nutrição da Unoeste, no bloco J do campus I, Quirino, o técnico Elton Ribeiro de Queiroz e alguns atletas juvenis; ao todo, o projeto de atletismo de base mantém 855 esportistas, de 6 a 21 anos, em Álvares Machado e Presidente Prudente. Como Luciane explica, atendê-los com diferenciação é primordial, visto que “todos têm objetivo de vitória, então tendem a ter intensidade e periodização de treino muito maiores do que as pessoas fisicamente ativas, consequentemente, as necessidades do organismo também são maiores” no que se refere a energia e nutrientes.

Claudinei Quirino mostrou-se extremamente feliz com a prestação gratuita do serviço e crê que a assistência nutricional será muito produtiva. “Alguns atletas saem muito cansados do treinamento, percebemos que algo está errado na alimentação deles, não estão conseguindo repor as energias”. Como acompanha os prodígios, o ídolo do atletismo afirma que muitos fazem refeições precárias ou ficam grande espaço de tempo sem comer, mesmo recebendo cestas básicas pelo projeto. “Com a consultoria, seremos orientados para ajudar no próprio rendimento deles no treinamento, porque não podemos receitar nada, precisamos de orientação de um profissional nutricionista e aqui na Unoeste conseguimos isso”.

Além da turma do Talento Olímpico, outros atletas recebem atenção exclusiva da graduação em Nutrição da Unoeste. É o caso dos nadadores da Secretaria Municipal de Esporte de Prudente (Semepp), o que tem ajudado bastante no desempenho deles, desde 2001, já que muitos constantemente têm que melhorar suas próprias marcas ou alcançar recordes, ou seja, precisam baixar os tempos. “Verificamos quais as necessidades de mudança, com relação à alimentação, para que consigam melhora na performance. Àqueles que já estão fazendo dieta, vemos o que precisamos reforçar e se haverá trocas na suplementação ou na dieta”, declara Luciane.

Nadador desde os 8 anos de idade e competidor pela Semepp, Renato Henrique Niz da Silva, 21, desde 2011 é acompanhado pelo curso de Nutrição da Unoeste e considera que isto contribui para atingir desempenhos louváveis. “Quanto mais consigo controlar a alimentação, diminuo o percentual de gordura, ganho massa muscular e tenho rendimento maior dentro dos treinos e das competições regionais, estaduais e nacionais”. Ele, que faz o 9º termo de Engenharia de Produção na Unoeste, se divide entre os estudos universitários e as seis horas diárias na piscina e mais uma hora em musculação para participar de importantes provas. No momento, o principal objetivo em sua mente é alcançar índices para o campeonato brasileiro nos 200 m borboleta e nos 200 m costas.

Como é o atendimento – Seja para atletas ou amadores, o curso de Nutrição da Unoeste dá orientações, mede dobras corporais, investiga hábitos alimentares e de exercícios físicos, questiona os objetivos dos pacientes, por exemplo, ganho ou perda de peso ou hipertrofia muscular. Informa composição corporal – percentual de gordura e outros dados – e, por fim, prescreve dieta a ser seguida e enfatiza o que deve ser modificado ou adequado no dia a dia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem