CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Programa de extensão leva ensinamentos para pais de mirins

Primeiro ciclo de palestras na Fundação Mirim aborda meio ambiente e consumo consciente, além de cultivo de orquídeas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Programa de extensão leva ensinamentos para pais de mirins
Palestra sobre cultivo de orquídeas, na sede da Fundação Mirim
Foto: Cedida Programa de extensão leva ensinamentos para pais de mirins
Santos levou informações práticas ambientais e consumo consciente
Foto: João Paulo Barbosa Programa de extensão leva ensinamentos para pais de mirins
Nogueira, da Fundação; Graziella e Hosomi, da Unoeste


Recém-instituído pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), o programa “Mirim Universitário: o Conhecimento Transforma”, numa parceria da Unoeste e Fundação Mirim de Presidente Prudente, acaba de finalizar o primeiro ciclo de três palestras destinadas aos pais dos mirins, ocorridas entre a última semana de março e esta quarta-feira (8), sempre à noite. Estiveram em pauta meio ambiente e consumo consciente, além do cultivo de orquídeas como terapia ocupacional ou para fins comerciais, visando a complementação de renda.

A primeira e a última palestra foram feitas pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, historiadora e aluna do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Unoeste, Graziella Plaça Orosco de Souza. “Levamos informações sobre o cultivo de orquídeas. Plantas fáceis de cuidar, o que pode ser feito pelos pais dos mirins após o trabalho em seus empregos, ou mesmo por aposentados. Pode ser uma terapia ocupacional ou atividade para renda extra”, disse.

A palestra do gestor ambiental Luiz Fernando Sabino dos Santos, profissional também vinculado à Unoeste, esteve voltada à conscientização sobre a importância de reduzir o consumo em geral, reutilizar o que for possível e reciclar. Foram apresentados dados como o da quantidade de lixo gerada no Brasil que é de 1,11 kg em média por pessoa; e que, por falta de planejamento na compra, 1/3 dos alimentos perecíveis vai direto para o lixo. Ofereceu dicas para o dia a dia, como: de desligar o chuveiro ao se ensaboar e escovar os dentes com a torneira fechada ou com um copo de água.

Conforme Graziella, o programa de extensão oferece atividade aos mirins durante o dia. São os casos das visitas monitoradas pelo +Unoeste, para apresentar a estrutura da universidade e vivenciar o ambiente acadêmico, no sentido de pensar numa carreira; orientações sobre como se concentrar nos estudos, proporcionadas junto ao curso de Psicologia; e atendimento na sede da Fundação Mirim por estagiários do curso de pós-graduação em Psicopedagogia. “No segundo semestre deste ano, a Fundação estará no seminário de parceiros da Proext, num encontro de trocas de experiências”, contou.

Na última das duas palestras feitas por Graziella, esteve presente o coordenador do curso de Ciências Biológicas, da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Silvério Takao Hosomi; enquanto pela Fundação Mirim compareceu o responsável pelo departamento financeiro, João Ramiro Xavier Nogueira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem