CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Visita faz jovem se sentir estimulada a fazer curso superior

Adolescente da Fundação Mirim está no segundo ano do ensino médio e tem o sonho de fazer o curso de direito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Visita faz jovem se sentir estimulada a fazer curso superior
Mirins acompanham apresentação sobre a Unoeste, dia 13 de abril
Foto: João Paulo Barbosa Visita faz jovem se sentir estimulada a fazer curso superior
Visita ao acervo de ciências naturais, no dia 30 de março
Foto: João Paulo Barbosa Visita faz jovem se sentir estimulada a fazer curso superior
Visita ao centro de tecnologia, realizada no dia 31 de março


Ofertado pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, o Programa “Mirim Universitário: o Conhecimento Transforma” tem promovido diferentes atividades que contemplam jovens da Fundação Mirim de Presidente Prudente. Uma delas é a visita monitorada à universidade, com recepção e acompanhamento pelo Programa +Unoeste, também da Proext. Nos últimos 14 dias foram três visitas, por grupos diferentes. Na visita desta segunda-feira (13) à tarde, dois mirins comentaram sobre a importância da visita e revelaram seus sonhos de formação universitária.

Em conversa fluente e com bom vocabulário, Maria Gabriela Catanante Caravina, 16, disse: “Esse tipo de visita instiga a gente a fazer um curso superior. Também nos influência a pensar um pouco mais no futuro”. Para Eduardo Zanardi Pereira de Araújo, a visita permitiu sentir o ambiente universitário. “Estou bastante animado. Não conhecia a Unoeste pessoalmente, embora more perto do campus II. Essa oportunidade me fez pensar muito nos dois cursos que pretendo fazer: ciências biológicas e engenharia ambiental”, comentou o menino de 15 anos.

Moradora do Jardim Itapura II, na zona leste, Maria Gabriela faz o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Fernando Costa, no centro da cidade. Estuda à noite. Durante o dia trabalha como auxiliar administrativa na Cremone Motos, revendedora da marca Honda. Sua vocação para as ciências jurídicas tem muito do estímulo da professora de direito trabalhista na Fundação Mirim, Rosana Abbud. Sua pretensão, ao se formar em direito, será advogar ou prestar algum tipo de concurso dos vários destinados aos profissionais da área.

Eduardo mora no Jardim Villa Real, na zona oeste. Na condição de ingressante da Fundação Mirim este ano, ainda não trabalha. Faz aulas e atividades de preparação para o mercado de trabalho. À noite estuda o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Miguel Omar Barreto, localizada no Parque Shiraiwa, um bairro vizinho. Os pensamentos de Maria Gabriela e de Eduardo refletem os de alguns adolescentes da Fundação Mirim, que já manifestam saber o que querem estudar em busca de uma profissão. Porém, a maioria ainda tem muitas dúvidas, de acordo com Rafael Rodrigues, que atua na coordenadoria pedagógica e faz Engenharia Civil na Unoeste.

Também da coordenadoria pedagógica, Daniela Cristina do Nascimento comentou que as visitas orientadas pelo +Unoeste tem ajudado os mirins a irem construindo suas escolhas. São visitas incluídas num conjunto de ações com testes vocacionais, visitas técnicas e debates em sala de aula. Cada turma visitante recebe informações sobre a Unoeste, sobre as estruturas física e laboratorial, os vários cursos de graduação e pós-graduação e a qualificação do corpo docente. A apresentação é feita pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, professora Graziella Plaça Orosco de Souza.

São vários os espaços visitados após a atividade em sala de aula, entre os quais estão o Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin) e o Centro de Estudos Avançados em Bionergia e Tecnologia Sucroalcooleira (Centec). As três últimas visitas de mirins ocorreram nos dias 30 e 31 de março e agora nesta segunda-feira (13), estando inseridos no atendimento da monitoria os estudantes de ciências biológicas Douglas Pacheco, Izaac de Pádua Coelho e Deborah Ramos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem