CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cinquentenário do seminário será comemorado durante 1 ano

Entre as finalidades da ampla programação está a de atrair jovens interessados em consagrar suas vidas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cinquentenário do seminário será comemorado durante 1 ano
Lançamento da programação é registrado para a produção de vídeo
Foto: João Paulo Barbosa Cinquentenário do seminário será comemorado durante 1 ano
Participantes do lançamento que foi seguido de coletiva de imprensa


A Igreja Católica no oeste paulista realiza uma das maiores comemorações de toda sua história. A Diocese de Presidente Prudente, que compreende 28 municípios habitados por mais de meio milhão de pessoas, anuncia 1 ano de comemorações para festejar meio século de existência do seminário, na condição de escola e casa que oferece preparação inicial para formar padres. O lançamento da programação foi realizado na manhã desta quarta-feira (13) pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Monsenhor Miguel Valdrighi, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja – Menor e Propedêutico, e o padre Éverton Aparecido da Silva, na condição de coordenador das festividades do Jubileu de Ouro.

Participaram jornalistas, radialistas, voluntários envolvidos nas organizações das várias atividades e estudantes do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste, inseridos na produção de vídeo sobre os 50 anos do seminário e no apoio à solenidade de anúncio da programação. A confecção do vídeo ocorre em projeto de extensão, em fase de cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Entre as reminiscências sobre seminário, Dom Benedito citou o bispo Dom José de Aquino que adquiriu área, que na época era rural, para construir o seminário. “Roça e sacerdócio têm tudo a ver. São plantações de sementes”, comparou.

Para Valdrighi, fazer 1 ano de comemorações tem o objetivo de manter por esse tempo a conscientização das famílias e da comunidade à respeito do seminário, especialmente para que os jovens se sintam interessados em consagrar suas vidas. O padre Éverton expôs a programação que foi precedida pelo 3º Encontro de Ex-alunos do Seminário, em janeiro deste ano; produção da Oração do Jubileu e Vocacional, pelo padre Jerônimo Gasques, em fevereiro; e de fevereiro a abril o concurso do logotipo do Jubileu de Ouro, vencido por Gabriel Luís Alves, de Presidente Epitácio. A simbologia utilizada faz apelo ao chamado vocacional.

No dia 24 deste mês será realizado o 1º Encontro Vocacional, sendo que das 8h às 15h serão recebidos para conhecer o seminário e participar de atividades jovens que recebem acompanhamento vocacional em suas paróquias. Neste mês começa a atualização do plano dos conteúdos programáticos da escola de ensino médio do seminário, que deverá estar concluída em novembro deste ano. No mesmo período haverá a elaboração do Diretório Diocesano de Formação Presbiteral.  Ainda neste semestre, no dia 4 de junho – celebração de Corpus Christi – às 8h no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes, ocorrerá a abertura oficial das atividades do Jubileu, marcando o início do Ano Vocacional.

Ainda em 2015 haverá o mês vocacional, em todas as paróquias; o churrasco do prato em prol da manutenção do seminário (quem adquirir o convite receberá um prato com o logotipo do Jubileu, onde também poderá aparecer marcas de patrocinadores); adoração ao Santíssimo no Dia do Padre (4 de agosto); 2º Encontro Vocacional; missa em honra à padroeira do seminário Nossa Senhora Mãe da Igreja; campanha “Amigos do Seminário”, lançamento do concurso do Hino do Jubileu; lançamento do site do seminário; espiritualidade com os agentes do Serviço de Animação Vocacional (SAV); 3º Encontro Vocacional; possibilidade de ordenação diaconal de três seminaristas; e missa pelos 25 anos do falecimento do padre João Goetz (18 de dezembro), primeiro reitor no seminário.

Em 2016, no mês de fevereiro, será realizada a exposição fotográfica itinerante “50 anos do Seminário Diocesano” e concurso de poesias com o mesmo tema; no dia 19 de março missa em honra a São José, na data de aniversário do seminário. Em abril haverá o Encontro Diocesano de Coroinhas, que é 1,2 mil na diocese. Em maio haverá o Tríduo Vocacional de Oração pelo Jubileu e possíveis três ordenações presbiterais.

Em maio acontecerá o lançamento do livro sobre os 50 anos do seminário, produzido pelo padre Expedito Pereira Cavalcante, juntamente com Carlos Amaral da Silva, que é membro da comunidade católica e foi comandante do Corpo de Bombeiros em Presidente Prudente; lançamento do vídeo e no dia 28 missa solene pelo cinquentenário, às 10h na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Nesse mesmo dia ocorrerá o 4º Encontro de Ex-alunos do Seminário. Em junho haverá a publicação de jornal com todas as atividades do Jubileu, fechando a programação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem