CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Crianças do Jardim Cambuci recebem ações de saúde bucal

Trabalho desenvolvido pelo curso de Odontologia da Unoeste é realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Educadora Eunice Menezes de Oliveira


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Crianças do Jardim Cambuci recebem ações de saúde bucal
Acadêmicos realizam escovação nas crianças de 1 ano
Foto: Gabriela Oliveira Crianças do Jardim Cambuci recebem ações de saúde bucal
Estudantes de 5 anos também são orientados sobre escovação bucal
Foto: Gabriela Oliveira Crianças do Jardim Cambuci recebem ações de saúde bucal
Universitários entregaram kits contendo sabonete bactericida, creme dental com flúor e escova dental infantil


A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que crianças com até cinco anos de idade não tenham nenhuma lesão de cárie. Se em muitos lugares essa recomendação é uma prioridade, em outros a realidade é outra. Isso por conta de diversos fatores como, por exemplo, os aspectos socioambientais e econômicos. A Escola Municipal de Educação Infantil Educadora Eunice Menezes de Oliveira, localizada no Jardim Cambuci de Presidente Prudente, está inserida nesse contexto e, para que haja uma modificação desse cenário, o curso de Odontologia da Unoeste, em parceria com a prefeitura, desenvolve ações para melhorar a saúde bucal das crianças atendidas por essa unidade de ensino.
 
Roberta Guimarães Montero de Araújo é a diretora da escola municipal. Ela conta que são recebidas 150 crianças de 0 a 5 anos de idade, sendo que 60 delas são beneficiadas em período integral. “Para nós esse serviço é muito importante, pois já percebemos que o nosso público tem uma incidência muito alta de cáries”.
 
A iniciativa da Odontologia é desenvolvida pelos acadêmicos do 3º termo da graduação sob a supervisão das docentes Rosana Leal do Prado e Juliane Avansini Marsicano. “Esse trabalho faz parte do estágio curricular em Saúde da Família. Por meio de parceria com a prefeitura atendemos a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro e os equipamentos sociais vinculados a ele, como no caso da escola municipal”, explica Rosana.
 
De acordo com a professora, os universitários realizam, semanalmente, atividades de promoção de saúde voltadas principalmente à prevenção da cárie dentária, que é a doença mais prevalente nesse local. “Por meio de ações lúdicas explicamos para as crianças a importância da higiene bucal e fazemos também a escovação supervisionada com a utilização de creme dental com flúor”.
 
Para o acadêmico Henrique Augusto Banci essa vivência é fundamental. “Acredito que é importante educá-los desde agora para que se transformem em adultos conscientes. Além disso, conhecer essa realidade social agrega valores para a minha vida e futura profissão, pois além de ampliar os meus conhecimentos lidando com esse público, tenho a possibilidade de contribuir com o bem-estar dessas crianças”, diz.
 
Doações – Rosana comenta que a prefeitura disponibiliza escovas de dente para as crianças utilizarem no ambiente escolar. Entretanto, muitas delas não possuem esse material nas residências ou até mesmo utilizam escovas que são compartilhadas por toda a família. “A nossa intenção é mudar essa cultura e, por isso, doamos aos 150 alunos kits de higiene contendo um sabonete bactericida, creme dental com flúor e uma escova dental infantil”. A entrega foi realizada nesta quarta-feira (20). “Antes disso, a escola desenvolveu um trabalho de orientação com os pais, para que façam a higiene bucal das crianças em casa”.
 
A professora acrescenta que as doações foram fornecidas pela empresa Colgate. “No último Enade/MEC, o curso de Odontologia conquistou nota máxima e, por conta disso, fomos beneficiados com essa grande aquisição. Nada mais do que justo repassá-la para o público carente”, conclui. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem