CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fipp sedia prova da 17ª Olimpíada Brasileira de Informática

Crianças e adolescentes poderão ganhar medalhas de ouro, prata e bronze na competição educacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Fipp sedia prova da 17ª Olimpíada Brasileira de Informática
Alunos da educação básica foram treinados pela Faculdade de Informática


Por ser ótima referência nacional em ensino superior, a Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste foi novamente sede da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A prova desta 17ª edição, na modalidade de iniciação (níveis 1 e 2), foi aplicada para 20 estudantes do ensino fundamental, os quais são treinados em programação computacional por equipe de professores da Fipp por meio do projeto de extensão Programando o Futuro na Escola.

Participaram do exame, nesta sexta-feira (8), alunos de 7º e 9º anos da educação básica, que desde o semestre anterior vêm semanalmente ao campus I da Unoeste para receber capacitação em programação. São crianças e adolescentes como Guilherme Boigues Pittione Delfim, 14, do 9º ano no Colégio Cotiguara de Presidente Prudente. “Tivemos aulas e fizemos provas preparatórias de raciocínio lógico e exercícios básicos de programação para termos noção. Estou bem preparado, mas o problema é que estou bem nervoso”, hesita. Ele, que já planejava cursar ciência da computação, conta que depois que começou o curso passou a se interessar ainda mais.

A prova, no campus I, teve duas horas de duração e foi composta por questões de múltipla escolha sobre lógica e computação – 20 perguntas para nível 1 e 25 para nível 2. A segunda fase da 17ª OBI está agendada pela SBC para 15 de agosto, das 9h às 11h, no campus da Unesp em Prudente. De acordo com a organização da OBI, todos os participantes receberão certificados e os melhores colocados ganharão medalhas de ouro, prata e bronze, como já ocorreu com estudantes do projeto Programando o Futuro na Escola. Os que atingirem as maiores notas nacionalmente farão um curso de introdução à programação de 29 de novembro a 5 de dezembro de 2015 no Instituto de Computação da Unicamp, em Campinas (SP).

Para o coordenador de cursos da Fipp/Unoeste, Emerson Silas Dória, é satisfatório e muito gratificante ver que o nome e a qualidade da Faculdade de Informática estão sendo levados a tantas escolas e a tantos futuros universitários. “O primeiro objetivo nosso é de a faculdade criar e estreitar um relacionamento com um aluno que pode vir a ser um aluno nosso”, prospecta. O professor também acredita que, ao ter contato com tecnologia e programação, a criança tende a visualizar uma profissão para daqui a alguns anos “e pode ser que, na hora de fazer opção por um curso de informática, escolha a Fipp, escolha a Unoeste”. “Assim, daremos amplitude maior à formação de recursos humanos nessa área”, declara Dória.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem