CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Infoeste: pluralidade de temas sobre informática e inovação

Semana de Computação e Informática traz múltiplas oportunidades para estudantes da Fipp/Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Infoeste: pluralidade de temas sobre informática e inovação
Adolescentes que estudam em Etecs participam de minicursos na Unoeste
Foto: Matheus Teixeira Infoeste: pluralidade de temas sobre informática e inovação
Rafael Lagisck, de Sistemas de Informação, participa de dois desafios
Foto: Rogério Manea Infoeste: pluralidade de temas sobre informática e inovação
Palestrante Caroline Burle, do Comitê Gestor da Internet no Brasil


Pluralidade é a palavra para definir a 27ª Infoeste! – Semana de Computação e Informática da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste. De 18 a 22 de maio, o campus I ficou carregado de conhecimentos sobre informática, inovação e tecnologia. Dentre os quatro palestrantes do evento, personalidades como Caroline Burle, relações institucionais e internacionais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Falou sobre como ter uma web aberta (internet), isto é, que seja para todos, de todos, em todas as coisas, organizada em padrões, acessível, confiável, de múltiplos autores e leitores, a serviço da democracia, para o desenvolvimento socioeconômico e que preserva sua memória. A programação continua: o encerramento será hoje (22), a partir das 19h, no Teatro César Cava, com o compartilhamento de experiências no 22º Encontro de Alunos e Ex-alunos.

Caroline representa, ainda, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br e o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web – entidades do CGI.br. Falou que ao se disponibilizar dados em formato aberto é preciso pensar no ciclo de vida. “Analise quais dados abrir, planeje como abri-los, colete-os, averigue quais são, descreva-os, preserve-os e descubra-os. Esse ciclo não tem começo ou fim, é preciso sempre atualizar os dados! Além disso, é importante disponibilizar apenas dados públicos e omitir informações pessoais”. Continuando sobre páginas da internet, Caroline indica que jamais podem criar barreiras de acesso aos usuários e há necessidade de serem acessíveis a cegos, daltônicos e surdos. A vinda de profissionais como Caroline Burle e de egressos e aluno palestrantes integra o 27º Ciclo de Cursos e Palestras, que também ofereceu 60 minicursos aos estudantes da Fipp.

Mesmo não sendo fippiana, Andressa Schulz Fernandes, 15, esteve em uma oficina promovida pela Unoeste durante a Infoeste. Aluna de informática da Escola Técnica Estadual (Etec) de Presidente Venceslau, participou de um curso oferecido no 3º Ciclo de Cursos e Palestras para as Etecs (Fippetec) e aprendeu noções básicas para desenvolver páginas da web usando as linguagens HTML 5 e CSS 3. “Escolhi essa oficina para me inserir no mundo tecnológico. Hoje em dia temos que saber sobre tecnologia e internet para saber conviver com todo mundo, se não souber sobre tecnologia, a gente não vive”. Além do 3º Fippetec, a Infoeste realizou o 9º Workshop sobre Educação em Computação e Informática (WEI-Fipp) e o 10º Webfif Design Festival – concurso de design de interfaces para web.

Rafael Alves Lagisck, 32, aluno do 6º termo de Sistemas de Informação da Fipp, participou do 4º Desafio Linux (dentro da 11ª Festa Linux) – competição em que os estudantes precisam instalar e configurar determinados serviços nesse sistema operacional. “Acho legal participar, pois é um assunto que gosto e no qual busco conhecimento para minha carreira profissional”. Hoje (22) à tarde, Lagisck está em mais uma disputa: a 11ª Maratona de Programação da Fipp, porque considera importante explorar os conhecimentos vistos nas aulas e receber estímulo para ir a eventos parecidos, como a maratona nacional de programação. “A junção desses dois grandes eventos [Desafio Linux e Maratona da Fipp] é importante para nossa carreira, pois podemos trabalhar em conjunto. O mercado de trabalho pede muito a harmonia da equipe na realização de projetos”, declara o universitário.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem