CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mulher perde mais de 13 kg orientada por universitários

Reeducação alimentar e atividade física têm ajudado dezenas de pessoas da terceira idade em Álvares Machado, em projeto da Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mulher perde mais de 13 kg orientada por universitários
Orientação sobre alimentação, pelo estudante Gabriel Aleixo
Foto: João Paulo Barbosa Mulher perde mais de 13 kg orientada por universitários
Dona Diná é só alegria, após perder mais de 13 kg
Foto: João Paulo Barbosa Mulher perde mais de 13 kg orientada por universitários
Envolvidos nos projetos Dia Feliz e do Centro de Convivência


Melhorar a qualidade de vida é a finalidade do projeto Dia Feliz que está inserido no Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp). Toda última quarta-feira de cada mês, estudantes e professores realizam encontro de orientação alimentar e sobre atividade física para um grupo de pessoas de terceira idade, com participação variável entre 20 e 30 pessoas, no município de Álvares Machado. Uma delas é a dona Diná Ferreira da Silva, de 61 anos. Somente nos dois primeiros meses, ela perdeu 10 kg. Do começo do ano passado a maio deste ano já são mais de 13 kg perdidos e uma vida bem mais saudável.

“Mudou tudo. Melhorou a disposição, faço melhor o serviço de casa e ando melhor. No bairro onde moro, no Raio do Sol, tem bastante subida. Diminuí a alimentação, com menos arroz e feijão. Aumentei verduras e frutas. Durmo melhor e caminho 40 minutos logo cedo, às 6h30”, conta a senhora que aderiu ao projeto atendendo ao convite da médica Adriane de Oliveira, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Maia, mantida pela secretaria municipal de Álvares Machado, e também está vinculada ao Papp. Doná Diná ainda exerce o papel de agente multiplicador, ao levar mudança de hábito alimentar à sua família: esposo, três filhos, seis netos e dois bisnetos.

Com orientação e acompanhamento da médica e da professora do Papp, a enfermeira Larissa Gretter Machado Pereira, 11 estudantes atuam no projeto Dia Feliz, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. São alunos que instruem as pessoas em questões nutricionais, para emagrecer com saúde. Na manhã desta quarta-feira (27) ocorreu o último encontro do semestre, realizado no salão paroquial. A primeira instrução do dia coube ao estudante Gabriel Aleixo, conhecido chef de cozinha que foi apresentador do Band Gourmet, na TV Bandeirantes de Presidente Prudente. Também contribui a auxiliar da enfermagem da UBS, Lúcia Campos.

As recomendações foram expostas de forma bem clara, numa conversa informal. Uma das recomendações foi a de utilizar azeite no temperado da salada e não óleo. Em último caso, se for utilizar óleo, que seja o menos possível. Caso contrário, a salada terá muitas calorias. A manteiga e banha para cozinhar, que são de origem animal, podem causar danos ao se alojarem nas artérias. Os estudantes também orientam sobre a importância das atividades físicas, atuam no controle de peso ao avaliar o Índice de Massa Corporal (IMC) e aplicam o teste de glicemia, para verificar o diabetes. A cada encontro, o participante que perdeu mais peso é premiado com cesta de frutas.

No Dia Feliz, atuam os seguintes alunos do 5º termo A: Amanda Carla Bellini, Ana Cláudia Ferreira Geraldini, Carla Tatiane Sitolino, Clara Albuquerque Mustafá, Diogo Hirano, Eduardo Mailio Buchaim, Frederico Martins Makari, Gabriel Francisco Pereira Aleixo, Leonardo da Cruz Araújo, Luciana Xavier Silva Ribeiro e Pedro Deak de Almeida. Também fazem parte do grupo que neste semestre levou orientações sobre uso indevido de drogas, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis para alunos de três classes do 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora Angélica de Oliveira, localizada no centro de Álvares Machado.

Na mesma cidade, tem ainda o projeto de Centro de Convivência de Idosos (CCI) que apresenta estímulos à atividade física e oferece palestras com temas variados sobre saúde, além de promover verificações para controle da pressão arterial, diabetes e IMC. Estão envolvidos alunos do 5º termo B: Gabriela Zavanelli Geronimo Zoubhia, Amanda de Oliveira Pereira, Jessica de Jesus Rocha, Leandro Thomé, João Victor Bezerra, Leandro Rodrigues Tomé, Yasmin de Arruda Fernandes Yegros Souza, Yasmine Yamamoto Nassr, Felipe Augusto  Seabra dos Santos, Larissa Nunes Matos e Marcela Honda Ferreira. Os três projetos serão retomados em agosto, após as férias escolares.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem