CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Publicitária Janaína Santos: sair do convencional dá certo

Experiências bem-sucedidas de conteúdo nas redes sociais estiveram entre os assuntos tratados na Semana de Comunicação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Estevão Salomão Publicitária Janaína Santos: sair do convencional dá certo
Janaína Santos é da equipe de redes sociais da Prefeitura de Curitiba
Foto: Danúbia Leite Publicitária Janaína Santos: sair do convencional dá certo
Fotógrafo Thales Trigo abriu a 20ª Semana de Comunicação com palestra sobre fotografia digital
Foto: Guilherme Suzuqui Publicitária Janaína Santos: sair do convencional dá certo
Jornalista Giba Jr., repórter do caderno Cotidiano da Folha de S. Paulo, falou no dia 12

        
No ano em que comemora 20 anos, a Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste realiza uma Semana de Comunicação repleta de atrativos para alunos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e profissionais da área. Na noite de hoje (15), no auditório Buriti, campus II, a palestra de encerramento é com o renomado Pedro Bassan, repórter da TV Globo. Ontem (14), quem falou foi Janaína Santos, publicitária da equipe de redes sociais da Prefeitura de Curitiba (PR).

Formada em publicidade e especialista em avaliação e produção de conteúdos para mídias digitais, Janaína atuou como search marketing na agência Casa. Como social media, passou pelas agências CCZ, 443 e AG. Durante a palestra na Facopp, disse que no começo foi difícil decidir lidar com humor os assuntos de política; no entanto, quando a equipe verificou que os resultados estavam sendo bons, resolveu continuar, pois detectou que essa inovação faz com que os cidadãos se interessem pela gestão pública. Com isso, a Prefeitura de Curitiba tornou-se um case de sucesso principalmente no Facebook. Confira o que a publicitária achou da Facopp.

Também subiram ao palco da 20ª Semana de Comunicação da Facopp: o fotógrafo Thales Trigo (Escola Fullframe de Fotografia), os publicitários Daniel Marques (Ataque Propaganda), Olivia Orlandine (Agências Coworking Cowave e Luz Própria) e Aline Pereira (Duplamente Propaganda) e os jornalistas Giba Bergamin Jr. (Folha de S.Paulo), Leandro Nigre (O Imparcial) e Murilo Zara (TV Fronteira).

Trocas de experiências – A fotografia digital foi o tema de abertura, na segunda-feira (11). O professor Thales Trigo, formado em física com mestrado em astronomia e doutorado em engenharia elétrica, é fotógrafo profissional desde 1983. Diretor da Fullframe Escola de Fotografia em São Paulo, falou tecnicamente sobre as cores que uma câmera digital é capaz de captar, tudo traduzido em números. “Parece algo muito complicado, mas não é se você decide aprender. E faz muita diferença no resultado final do trabalho”.

No segundo dia (12) foram dois palestrantes: o publicitário Daniel Marques, da Ataque Propaganda, que falou sobre os conhecimentos adquiridos especialmente depois de formado na própria Facopp, e o jornalista Giba Jr., repórter do caderno Cotidiano da Folha de S.Paulo. Giba destacou a importância de ser multimídia. “Não existe mais a divisão entre o repórter de impresso e o ‘repórter.com’. Desta forma, é importante que o profissional esteja sempre qualificado e pense em formatos de transmissão de informações”. Murilo Zara é repórter de rede da TV Fronteira, suas reportagens já entraram no Bom Dia SP, Bom Dia Brasil, Globo Rural, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Jornal Nacional e até no Mais Você. Outra palestrante da Semana de Comunicação, Olivia Orlandine, também é jornalista, mas trabalha com marketing digital e relatou suas experiências.

O editor-executivo do Jornal O Imparcial de Presidente Prudente, Leandro Nigre, por sua vez, falou sobre o jornalismo impresso, as funções e a rotina de uma redação. “Jornalismo não é tarefa fácil. É preciso que o profissional esteja muito antenado em tudo e goste de ler”. A publicitária Aline Pereira, formada pela Facopp, assim como Nigre, fez uma apresentação na manhã de quinta-feira (14). “Busquei trazer alguns cases que já participei para que os alunos sentissem como é a rotina e as funções que um publicitário exerce”, diz.
 
Colaboraram Daniela Silis, Nayrine Oliva e Isabela Dominato, da Assessoria de Imprensa da Facopp

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem