CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Santa Casa consegue recorde na captação de múltiplos órgãos

Projeto Saúde Visual do Escolar proporciona contribuição à campanha permanente de estímulo à doação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Santa Casa consegue recorde na captação de múltiplos órgãos
Teste de daltonismo com alunos da Escola Estadual Arlindo Fantini
Foto: Luiz Sant-Clair Santa Casa consegue recorde na captação de múltiplos órgãos
Teste de acuidade visual, na escola Mirella
Foto: Luiz Sant-Clair Santa Casa consegue recorde na captação de múltiplos órgãos
Equipes da Unoeste, Lions e Banco de Olhos, na escola Anna Antônio


Em menos de cinco meses do presente ano a captação de múltiplos órgãos é recorde na Santa Casa de Presidente Prudente. Na madrugada de sábado (9) ocorreu a 14ª coleta. A maior arrecadação tinha ocorrido em 2010, quando no ano inteiro foram dez captações. O anúncio foi feito no começo da tarde desta segunda-feira (11) pelo presidente do Banco de Olhos Maria Sesi Barbosa, Irineu Sesti Filho, durante a aplicação de testes de acuidade pelo Projeto Saúde Visual do Escolar, na Escola Estadual Arlindo Fantini. A superação é creditada, em significativa parte, ao projeto que tem proporcionado apoio à campanha permanente de estímulo à doação, com os alunos levando para casa um panfleto educativo.

A sensibilização não se restringe às córneas, daí o crescimento da doação de vários órgãos. Fato que acompanha a coleta de córneas, que neste ano já chegou a 35, ante 42 do ano passado inteiro. Em 2014 foram nove múltiplos órgãos. Os órgãos coletados em Prudente são encaminhados à Central de Transplantes de Ribeirão Preto (SP), vinculada à central paulista que estabelece o sistema de fila única. Cada vez que surge um doador, a central é informada e processa a seleção dos possíveis receptores para os vários órgãos. A seleção leva em conta o tempo de espera para o transplante, o grupo sanguíneo, o peso e altura do doador, com nuanças próprias para cada órgão: córnea, fígado, rim, coração, pâncreas e pulmão.

O presidente do banco de olhos conta que as córneas coletadas em Prudente são destinadas à Organização de Procura de Córneas (OPC) de Marília, para que sejam examinadas e remetidas à central. O transporte é feito pela Polícia Rodoviária. Porém, diretores da Santa Casa e do Hospital Regional (HR) estão empenhados numa OPC em Prudente, a exemplo de Marília, Botucatu, São José do Rio Preto e Sorocaba.  Já são 20 anos que a Santa Casa realiza transplantes de córneas. Está devidamente equipada e habilitada para atender às necessidades relacionadas aos vários cuidados em coletar, transportar, examinar e transplantar. Para Sesti Filho é questão de tempo para que Prudente tenha sua OPC, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

Entre outras ações, a campanha permanente de doação de órgãos recebe o aporte logístico do Projeto Saúde Visual do Escolar, por meio do panfleto educativo entregue aos alunos que passam pelos testes de acuidade nas 24 escolas da Rede Estadual de Ensino em Prudente. “É algo que sensibiliza muito, quando o aluno chega em casa e conta para a família o que aconteceu na escola, além de entregar à mãe ou ao pai o panfleto com orientação sobre como ser  doador de órgãos”, afirma. O projeto de iniciativa do Lions Clube Cinquentenário tem a parceria da Santa Casa e da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento de estudantes e professores da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).

Na tarde de hoje os testes de acuidade visual foram aplicados para alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola do Jardim Belo Horizonte, na zona noroeste da cidade. Além de Sesti Filho, pelo banco de olhos estiveram presentes a assistente social Fátima Rota, os técnicos de enfermagem Thiago Vitorino, Lucimar Cablonde Cavalieri e Juliana de Lima, juntamente com a estagiária Dayana Souza Ribeiro. O Lions esteve representado por Jandira de Almeida, a Unoeste pela coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext Rosilene Martins Viel e a Famepp pelas professoras Márcia Regina Felippe Croscioli e Larissa Gretter, juntamente com os estudantes. A recepção foi feita pela diretora Lucimara Delfino Santos.

A escola Fantini, dos 56 alunos que passaram pela acuidade visual, 18 foram encaminhados para exames clínicos no banco de olhos. Os dois atendimentos anteriores ocorreram nas escolas Mirella Pesce Desideri, na Cohab, e Professora Anna Antônio, no Parque Castello Branco. Respectivamente, foram aplicados 104 e 71 testes de acuidade, sendo que 17 alunos de cada escola farão exames oftalmológicos. Neste semestre, os últimos testes serão aplicados para alunos das escolas Placídio Braga Nogueira, no Parque Alvorada, às 8h desta terça-feira (12); e na Vereador Pedro Tófano, no bairro rural Montalvão, às 8h no dia 20 deste mês.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem