CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste oferece apoio psicopedagógico aos universitários

Serviço pode ser agendado no espaço das “Informações Acadêmicas” na internet


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Unoeste oferece apoio psicopedagógico aos universitários
Atendimentos são realizados nos campi I e II de forma individual


O rendimento escolar pode ser influenciado por diversos fatores, inclusive o emocional.  A Unoeste, a cada semestre, recebe milhares de novos alunos, muitos de outras cidades e Estados, de diferentes condições socioeconômicas e familiares. Essa mudança na vida pode repercutir no processo de adaptação, bem como no desempenho acadêmico. Em momentos como este, receber apoio profissional é primordial. Os professores que lidam com esse público também precisam de orientação. Justamente para atender essa demanda, a Pró-reitoria Acadêmica propôs o apoio especializado a estudantes e docentes, por meio do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep).

Os atendimentos do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) ocorrem nos campi I e II, sendo realizado com agendamento, que pode ser feito de forma on-line no espaço “Informações Acadêmicas” no site da universidade. “O estudante diz que não consegue fazer a prova ou assistir à aula, que está desmotivado, enfim, e quando tem uma investigação mais aprofundada percebemos que, muitas vezes, as razões vão além das questões metodológicas. É algo que alcança os âmbitos emocional, psíquico, familiar ou até biológico, como um transtorno de aprendizagem”, relata a psicóloga Ana Paula Fabrin, que integra o grupo de profissionais que realiza os atendimentos.

Segundo ela, a proposta é fazer uma triagem dos alunos que se encontram nessa situação e checar as possíveis causas que o levam à queixa. “Depois, se necessário, é feito um encaminhamento específico, seja para tratamento médico ou psicológico, sendo que o acompanhamento psicopedagógico continua na universidade”. A psicóloga Cecília Emília de Oliveira Creste, que também atua no SUAPp, conta que a universidade já tem experiência desse trabalho com outros cursos, como na Medicina, “e os resultados são muito bons”.

O Serviço de Apoio Pedagógico ao Professor (Sapp) é realizado pela pedagoga Olga Boscoli, nos campi I e II. Conforme ela, esse atendimento visa assessorar pedagogicamente o docente, individualmente ou em grupo, para estabelecer uma ação pedagógica de qualidade com seus alunos. “Com o agendamento, o professor terá a oportunidade de expor suas dúvidas, ratificar e retificar suas hipóteses em relação ao processo de ensino/aprendizagem”, afirma. Olga salienta que todos os professores, que são contratados pela instituição, podem participar de uma oficina de formação pedagógica, favorecendo sua prática em sala de aula. “São oferecidos pressupostos metodológicos, sendo que professores e coordenadores já estão utilizando este serviço”.

A coordenadora pedagógica da universidade, Aparecida Darcy Alessi Delfim, salienta que os serviços visam a educação de qualidade. “Isso se harmoniza às metas institucionais do ensino, que propõem o fortalecimento de programas de apoio aos discentes e fortalecimento do empenho pedagógico dos docentes, para correção de fatores que possam interferir no rendimento e ação escolar. O trabalho efetivo destes novos serviços é realizado com a finalidade de assegurar a qualidade do ensino, buscando patamares de excelência acadêmica”.

Serviço – No campus I, o SUAPp atende em uma sala localizada no térreo do bloco H, ao lado da Diretoria da Faclepp; e o Sapp na sala 1, do bloco A. Já no campus II, o atendimento de ambos os serviços ocorre na sala 200H, no piso 2 do bloco B3. Vale lembrar que o agendamento pode ser feito on-line, no espaço “Informações Acadêmicas” (clique em “Serviços” e depois no ícone “Agendamento SUAPp”).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem