Sexta-Feira, 16 de Outubro de 2015

Profissionais de comunicação discutem desafios do mercado

Nos primeiros dias da Jornada de Comunicação, jornalistas e fotógrafos contaram suas experiências

  • Foto: João Pedro Rossini Profissionais de comunicação discutem desafios do mercado Carla Moreno (TV Fronteira), Bruno Dias (Revista Capricho) e Ticiane Oliveira (Paraná TV)
  • Foto: Weverson Junior Profissionais de comunicação discutem desafios do mercado Estudantes da Facopp/Unoeste têm participado das atividades do evento acadêmico
  • Foto: Weverson Junior Profissionais de comunicação discutem desafios do mercado Mesa-redonda com Zilanda Cardoso, Andrey Torres e Carlos Rocha

A segunda noite da 6ª Jornada de Comunicação da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste teve o mercado de trabalho da fotografia como tema principal. A mesa-redonda, composta por Zilanda Cardoso, Andrey Torres e Carlos Rocha, ex-alunos da Facopp, que atuam na área de fotografia, trocaram experiências com o público presente na noite de quarta-feira (14).

Fotógrafa formada em Jornalismo, Zilanda Cardoso apresentou um vídeo mostrando um pouco sobre como é a sua rotina de trabalho e falou sobre as dificuldades e a gratidão que é trabalhar com a fotografia newborn. Cardoso é especializada em fotografia de recém-nascido e tem isso como uma paixão. “Trabalhava como jornalista, mas no meio do caminho me deparei com a fotografia newborn e aí me identifiquei, me apaixonei e quis seguir nessa área.”

O fotógrafo Andrey Torres foi o segundo convidado a compor a mesa-redonda. Formado em Publicidade pela Facopp, Torres já fotografava antes mesmo de entrar na universidade e teve a oportunidade de abrir um estúdio em 2012, quando a atuação profissional como fotógrafo social se concretizou. “O que vemos com os nossos olhos não é o mesmo que vemos pelos olhos da lente. Com a fotografia podemos criar conceitos e dizer aquilo que não conseguimos falar com palavras”, afirmou Torres.

Carlos Rocha, fotógrafo e também formado em Publicidade, falou sobre a sua experiência nessas áreas. Ele trabalha atualmente com fotografias de casamentos, arquitetura/interiores, moda e publicidade, mas já atuou como repórter fotográfico em revista da região. “A dica que eu dou é que estudem bastante, procurem referências de grandes fotógrafos e sejam ambiciosos para fazer um trabalho legal”.

Noite do jornalismo – O jornalista Bruno Dias, atualmente editor da Revista Capricho, estimulou os jornalistas e atentou que o importante é não desistir da profissão. “O jornalista trabalha 12 horas por dia e você tem que estar preparado para tudo”, reforça.

Ticiane Oliveira, formada pela Facopp e atualmente editora-chefe do Paraná TV 1ª edição da região noroeste, destacou a importância de se fazer um pouco de tudo na área. “O certo é saber fazer de tudo. Mas, eu sempre trabalhei em televisão e não me arrependo”, afirma.

Para a jornalista Carla Moreno, editora do SPTV 1ª edição de Presidente Prudente, não é preciso ser especialista em todas as áreas do jornalismo, mas é necessário ter um repertório para conhecer sobre tudo e como conversar com todo tipo de pessoa e profissional. “O estudante de jornalismo não pode ter apenas um objetivo em mente. O jornalista completo consegue e tem que saber falar sobre tudo”, destaca Carla.

Serviço – Para finalizar a jornada, nesta sexta-feira (16), haverá uma mesa-redonda com o tema “Comunicação e a Sustentabilidade”. Os convidados para falar sobre o assunto serão Rony Santos, jornalista na Fundação Boticário em São José dos Pinhais, referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo, e o jornalista premiado Djalma Weffort, da ONG Apoena, de Presidente Epitácio.
 


Por Daniela Silis, da Assessoria de Imprensa da Facopp (colaboração de Laís Santos e Lucas Fernandes do Portal Facopp)

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;