Quinta-Feira, 3 de Setembro de 2015

Estudo realizado na Veterinária é apresentado no Reino Unido

Participação no congresso mundial de parasitologia permite contato com novas tecnologias e pesquisadores

  • Foto: João Paulo Barbosa Estudo realizado na Veterinária é apresentado no Reino Unido Yslla de volta aos estudos, no Hospital Veterinário
  • Foto: João Paulo Barbosa Estudo realizado na Veterinária é apresentado no Reino Unido Yslla com seu orientador, Dr. Vamilton Santarém

Trabalho científico produzido junto ao curso de Medicina Veterinária é apresentado em forma de pôster no 25th International Conference of the World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology (Congresso Mundial de Parasitologia Veterinária), recentemente realizado em Liverpool, no Reino Unido. A autora do estudo Yslla Fernanda Fitz Meregueti retorna da viagem e compartilha com seu orientador Dr. Vamilton Álvares Santarém os bons resultados que são o contato e o interesse manifestado por pesquisadores de outros países e a oportunidade de conhecer novas tecnologias aplicadas à pesquisa.

“As pessoas solicitaram o envio do trabalho na íntegra, por e-mail. Para eles o importante foi o modelo que usamos: o frango de corte. Tinha gente do mundo todo. Vivi uma experiência diferente. Adquiri conhecimentos. Fiz amizades e contatos. Tinham vários brasileiros, quase todos de universidades públicas, casos da USP e Unesp. Entre os estrangeiros, falei mais com chilenos e suecos. As apresentações foram em inglês, mas para mim foi tranquilo. Já tinha ido a passeio aos Estados Unidos e ao Canadá num intercâmbio de dois meses. Estudo inglês há quatro anos”, contou.

Como trabalho final de sua formação como médica veterinária, Yslla desenvolveu estudo experimental sobre a dispersão de ovos de Toxocara canis no meio ambiente por frangos. Obteve o aporte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), ofertado para alunos da Unoeste pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  A pesquisa envolveu ainda o orientador Santarém, o mestre em ciência animal Ricardo da Silva Raposo e as estudantes de Medicina Veterinária Bianca Pelegi Zampieri, Letícia Maria de Lima Cerazo e Ludimilla Pereira.

O trabalho experimental ocorreu no aviário do Centro Zootécnico da Unoeste e no Laboratório de Parasitologia. “Avaliamos o potencial de frangos na dispersão de ovos de Toxocara canis [parasita conhecido como verme] no ambiente. Conseguimos verificar o potencial, com a dispersão dos ovos desse parasita que é agente zoonótico. Portanto, causador de infecções em seres humanos, que são as toxocariases visceral e ocular. Os ovos são infectados depois de dispersados no ambiente, podendo infectar outros hospedeiros e o principal deles é o cão”, explicou.

Desde o começo deste ano, Yslla é aluna do mestrado em Ciência Animal, que também oferece doutorado e é mantido pela Unoeste junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Novamente é orientada pelo Dr. Santarém. Sua meta é fazer o doutorado, para seguir carreira acadêmica e consolidar sua atuação na pesquisa, que ainda na graduação teve dois trabalhos de iniciação científica. Pretende fazer parte do mestrado no exterior, até por conta das relações feitas no Reino Unido, de onde voltou na segunda-feira (31). Para Santarém, a participação no congresso trouxe bom ganho, ao contribuir com a internacionalização do programa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;