Quinta-Feira, 1 de Junho de 2017

MEC atribui à Fotografia perfil muito bom de qualidade

Após avaliação in loco, órgão emitiu conceito 4 para a graduação da universidade

  • Foto: Jorge Flash MEC atribui à Fotografia perfil muito bom de qualidade Graduação forma profissionais atrelando ensino técnico com a prática

Mais uma vez a maior universidade do oeste paulista é destaque em avaliação do Ministério da Educação (MEC). Isso porque, o curso superior de tecnologia em Fotografia da Unoeste recebeu avaliadores do órgão para avaliação in loco, como parte do processo de reconhecimento desta graduação. Após a visita, que analisou: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura foi atribuído o conceito 4, que remete à um perfil muito bom de qualidade.

“Recebemos ótimas considerações do MEC, principalmente em relação a quesitos fundamentais como a nossa infraestrutura física e pedagógica”, comenta uma das coordenadoras do curso, Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo. Ela acrescenta que o perfil dos profissionais presentes na graduação e os laboratórios específicos equipados com o que há de melhor possibilitam uma formação plena aos acadêmicos, que saem da sala de aula diretamente para o mercado. “Acreditamos no trabalho desenvolvido pela universidade. Prova disso, foi esse conceito positivo emitido nesta avaliação”.

Carolina pontua que a fotografia é uma área que transita entre todas as formações profissionais. “Não há quem não goste de fotografar. Para isso, é preciso compreender que é necessário estudo agregado à técnica e muita prática. Tudo isso é possível aqui Unoeste, pois proporcionamos experiências diferenciadas desde a primeira semana de aula”, diz.

Guilherme Martins, 22, concluiu Publicidade e Propaganda em 2015 e, atualmente, cursa o 3º termo de Fotografia. “Atividades como a produção de projetos autorais ou as aulas nos laboratórios são muito enriquecedoras e podem contribuir com a minha futura carreira, em que pretendo trabalhar com fotografia social. Fico feliz em constatar esse ótimo conceito recebido pela graduação, que para mim é reflexo do trabalho desenvolvido pela coordenação, docentes e funcionários”.
[imagem_centro]
Formação continuada – Mais do que se graduar em Fotografia, a universidade disponibiliza especialização na área. Para Fabiana Aline Alves, que ministra aulas na graduação e na pós, o prosseguimento nos estudos é sempre importante para o aprofundamento na área de atuação, tanto para os estudantes, quanto para os professores, já que ambos podem se aprimorar. “A especialização em Fotografia provoca um passo à frente nas discussões presentes na graduação e, até mesmo, nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda. Essa continuidade pode tornar a Unoeste e os seus egressos referências em fotografia no Brasil, justamente pela qualidade que os cursos de graduação e pós oferecem”.

A professora afirma ainda que o conceito 4 atribuído ao curso pelo MEC é uma confirmação de que os esforços de toda a equipe estão dando frutos. “Nossa preocupação com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além da estrutura da instituição, está alinhada às propostas do MEC. Assim, acredito que caminhamos para a excelência na área da fotografia”.

André Akira Yamazaki, 41, formou-se em 2016 na primeira turma de Fotografia. “Desde 2011 me dedico a fotografar e a estudar essa forma de expressão. Com o oferecimento dessa graduação pela Unoeste resolvi buscar o conhecimento acadêmico, o que me possibilitou também estreitar relações com pessoas que também têm a fotografia como paixão”. Declara satisfação em saber do conceito 4 obtido pelo MEC. “Um curso tão novo já ser considerado muito bom valoriza o trabalho desenvolvido pela instituição e dá um respaldo maior para aqueles que assim como eu se formaram e almejam uma colação profissional”. Apesar de fotografar por hobby, revela que já pensa em trabalhar na área. “Para aprofundar ainda mais os meus conhecimentos, ingressei na especialização dessa área aqui mesma na universidade, pois sei que ela me abrirá oportunidades”.

Vestibular – Tenha orgulho de fazer um curso bem avaliado pelo MEC, como Fotografia. Inscreva-se já no Vestibular Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;