Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021

Biomedicina é referência nacional com notas máximas pelo MEC

  • Foto: Marketing Unoeste Biomedicina é referência nacional com notas máximas pelo MEC Infraestrutura de excelência é um dos aspectos que contribuíram com a consolidação da Biomedicina Unoeste entre as melhores do país

Por duas avaliações consecutivas, curso conquistou conceito 5 no Enade e CPC e está há seis anos no topo nacional; também é indicado pelo Inep/MEC entre os que têm maior nota no componente específico

No último Enade para cursos da área da saúde, foram avaliados 303 cursos de biomedicina de todo o país. Desse total, nove receberam conceito 5, um percentual de apenas 3%. Pela segunda vez consecutiva, a Biomedicina Unoeste está nesse seleto grupo. Além disso, em relatório divulgado pelo Inep/MEC, a Universidade do Oeste Paulista está entre as instituições que têm participantes com maior nota no componente específico por área. Excelência reafirmada ainda no Conceito Preliminar de Curso (CPC), no qual também se destacou no patamar mais alto da avaliação (5). Com isso, novamente a Biomedicina coloca o nome da Unoeste entre as melhores.

É relevante explicar que os conhecimentos específicos equivalem a 75% de toda a prova do Enade, com questões objetivas e discursivas delimitadas por diretriz de prova e estruturada a partir de uma matriz que envolve competências, habilidades e objeto de conhecimento da área. Nesse quesito, a graduação da Unoeste figura entre as três melhores do Brasil entre públicas e particulares. 

“O processo de construção de conhecimento dos nossos alunos começa desde o primeiro dia de aula. Trabalhamos conteúdos que desenvolvem as características exigidas para a atuação do biomédico, que também são priorizadas nessa avalição do MEC”, explica o coordenador do curso na universidade, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues. 

A performance da Biomedicina Unoeste na avaliação do Enade também foi acima dos índices nacionais. Na média geral na prova para concluintes, a universidade teve 58,7, enquanto o país teve 43. Já no componente de formação geral, a universidade contabilizou 48,2, enquanto a média nacional foi de 41,1. No último quesito, que considera os componentes específicos, a instituição obteve 62,2 e a média do país foi de 43,6.

“Não tem semente boa que germine se o solo não for fértil. A Unoeste nos dá todas as condições estruturais e nos apoia em todas as nossas estratégias de ensino. Essas notas são o resultado de vários aspectos que englobam desde as condições da universidade, o corpo docente engajado e comprometido, além dos alunos que se reescrevem e nos enchem de orgulho. É muito gratificante saber que estamos há seis anos no topo, garantindo resultados de excelências por dois ciclos avaliativos consecutivos”, completa o coordenador.

Ponto de vista acadêmico

Outro aspecto que chamou a atenção no relatório foi a percepção dos concluintes em relação ao curso. O questionário avaliou 12 itens com temas relacionados aos recursos físicos e pedagógicos e a qualidade do ensino oferecido. Em nove perguntas para 100% dos alunos, eles salientaram que: 

* O curso contribui com disciplinas para formação integral como cidadão e profissional; 

* Acreditam que as metodologias de ensino utilizadas os desafiaram a aprofundar conhecimentos e desenvolver competências reflexivas e críticas; 

* A graduação contribui para o desenvolvimento da consciência ética para o exercício profissional;

* Promove o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente, analisar e refletir sobre soluções para problemas da sociedade;

* Os estudantes concordam que foram oferecidas oportunidades para participarem de programas, projetos ou atividades de extensão universitária; 

* Apontam que foram oferecidas oportunidades para a participação de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmica; 

* Afirmam que o curso favoreceu a articulação do conhecimento teórico com atividades práticas e que foram oferecidas oportunidades para a realização de intercâmbios e/ou estágios.

[imagem_esquerda]

Thayná Ruiz Ferreira, 22, se formou em 2019 e participou do Enade. “Quando fiquei sabendo que conquistamos a nota máxima fiquei extremamente feliz, pois era uma avaliação que eu e minha turma já tínhamos em mente que precisaríamos realizar. Todo o esforço e dedicação que nós e os professores tivemos ao longo dos quatro anos valeram muito a pena. Estou muito orgulhosa pelos meus colegas e pelos docentes do curso de Biomedicina, pelos quais tenho muito carinho”.

Atualmente ela cursa mestrado no Programa de Patologia da Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Botucatu (SP). “O ingresso nessa pós nem seria possível se não tivesse estudado na Unoeste, porque foi por causa do meu orientador do Trabalho de Conclusão de Curso, o professor Marcus, que eu consegui expandir a visão e ter o contato com a Unesp de lá. É importante destacar que todos os docentes nos dão muitas referências das universidades públicas na pesquisa. Já a base do curso tanto teórica, quanto prática, também oferece uma bagagem suficiente para conseguirmos ir atrás dos grandes centros. Por isso, sei que foi um início muito bom ter graduado na Unoeste”.

Vestibular Unoeste

Sonha em ser biomédico?  Então venha estudar na Biomedicina Unoeste, uma das melhores do país. O Vestibular On-line está com inscrições abertas e os aprovados ganham bolsa de 15% nas mensalidades durante todo o curso. Acesse este link e inscreva-se.

Outras possibilidades de ingresso

Além do processo seletivo, é possível ingressar na Biomedicina Unoeste por meio da nota do Enem. Para os interessados, serão consideradas as notas do exame realizado a partir de 2013. A inscrição é feita pelo site e o matriculado será beneficiado com bolsa de estudo de 15%. 

Outra alternativa para ingressar na Unoeste é como portador de diploma de curso superior. Neste caso, a inscrição deverá ser feita na secretaria da universidade, localizada no campus 1, na rua José Bongiovani, nº 700, Cidade Universitária, em Presidente Prudente. Os inscritos serão informados sobre o resultado através da própria secretaria. Mais informações pelo e-mail secretaria@unoeste.br ou pelo telefone (18) 3229-1020.

Biomedicina EAD

Quer fazer uma graduação e não consegue conciliar com a correria do dia-a-dia? A Biomedicina EAD pode se encaixar nessa realidade. O ensino híbrido tem encontros presenciais nos polos de apoio. As inscrições para o Vestibular EAD também estão abertas com cursos de até 60% de desconto. A forma de ingresso é você que escolhe: prova on-line, nota do Enem ou transferência e 2ª graduação.

Confira abaixo mais dois depoimentos de egressas de sucesso da Biomedicina Unoeste:

[video]https://www.youtube.com/watch?v=4Vl9Shs1CS8&feature=youtu.be[/video]

 

[video]https://www.youtube.com/watch?v=b4w17JiY0_8&feature=youtu.be[/video]

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;