ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

XXVII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
XX ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
XIX ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior

Ciência, Consciência e Humanização

O período desde dezembro de 2019 foi dominado pelo assunto pandemia e suas diversas repercussões. Muito provavelmente, o segundo assunto mais discutido e que tinha relação direta com o primeiro, foi ciência. Informações críveis, baseadas na ciência, sobre infectologia, epidemiologia, medicamentos, vacinas etc, circulavam nos veículos de comunicação bem estabelecidos e responsáveis, em paralelo à circulação de informações sem fonte conhecida e opiniões nas redes sociais.

A efusão de informações e opiniões causou todo tipo de dúvidas e incertezas sobre como se comportar e o que esperar. Um bom contingente de pessoas passou a acreditar e valorizar a ciência, enquanto outro contingente levantava dúvidas ou a desprezava. Bom senso e consciência foram qualidades que permitiram a algumas pessoas se protegerem do vírus, manterem a saúde física e mental, e seguirem com o trabalho e a vida enquanto o mundo atravessava a pandemia.

A doença em si prejudicou milhões de pessoas que se infectaram, enquanto outros bilhões de pessoas sofreram as consequências relacionadas aos diversos aspectos da vida. As relações humanas, de maneira geral, parecem ter regredido a um nível impensável sob dois aspectos: do impedimento de encontros entre familiares e amigos, e do conflito, principalmente nas redes sociais e veículos de comunicação, entre pessoas que não toleravam a diversidade de informações e opiniões. Por vezes, o principal e comum inimigo de todos parece ter deixado de ser o vírus e seus efeitos devastadores, sendo substituído pela pessoa que divergia do outro lado.

A volta dos relacionamentos com aproximação, dos encontros mais frequentes entre familiares, amigos e pessoas que têm algo em comum, dos apertos de mãos e abraços, significa a esperança da volta também da humanização. Afinal, a convivência com opiniões divergentes, a tolerância com a diversidade e a disposição de ser solidário com o próximo independente de diferenças, vaidades ou compensações de qualquer natureza são características da humanitude. 

Objetivos

  • Analisar e discutir o comportamento da sociedade em relação à ciência e seu confronto com informações duvidosas e enganosas difundidas;
  • Apresentar e discutir as reações percebidas e consequências quando do retorno às atividades normais na academia e na sociedade;
  • Analisar a importância da humanização das relações juntamente com o novo cenário, no qual novos métodos de ensino-aprendizagem continuarão sendo amplamente utilizados, principalmente no ensino superior.