Inscrições: Normas e Instruções



NORMAS
Normas para inscrição no ENEPE 2016.

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Os inscritos receberão material do evento e terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento). O certificado de participação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro.
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão. O prazo limite para o envio do trabalho é 16/08/2016. Ver as normas para cada tipo de trabalho.
  4. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no ENEPE, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  5. Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  6. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no ENEPE automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO a ser publicado nos Anais do evento ou do ARTIGO COMPLETO a ser publicado em número especial das Revistas Colloquium. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.
  7. Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.
  8. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  9. Conforme os Regulamentos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROBIC e PEIC), Programa Institucional de Pós-Graduação (PPG) e Programa Institucional de Pesquisa Docente (PPD) da UNOESTE, os alunos de iniciação científica (PROBIC e PEIC), de pós-graduação (PPG) e docentes (PPD) da UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral ou painel).
  10. Os alunos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq/UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos (na forma de comunicação oral) no V Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC/CNPq/UNOESTE que será realizado integrado ao XXI ENAPI no dia 19 de outubro.
  11. Haverá desconto especial no valor para as inscrições antecipadas (Valores do investimento). A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente da aprovação ou não do trabalho.
  12. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 09/08/2016. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 12/08/2016, caso contrário a inscrição do trabalho será automaticamente cancelada.
  13. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 17/10/2016. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 18/10/2016.
  14. Neste ano, a programação do ENEPE incluirá minicursos e oficinas. As informações sobre os temas, ministrantes, número de vagas, data, local e horário serão disponibilizadas na página de Programação do ENEPE. A inscrição será realizada no próprio dia, horário e local do minicurso, APENAS PARA OS INSCRITOS NO ENEPE, mediante o preenchimento dos dados (nome, CPF, núm. inscrição e assinatura) em lista específica. Os limites de vagas serão determinados pelo professor ministrante e disponibilidade de carteiras na sala. O certificado de participação no minicurso será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 31 de outubro. A emissão do certificado será condicionada à inscrição no ENEPE, ao preenchimento dos dados e à presença no minicurso.
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Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais do ENEPE de acordo com as áreas.
O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO (já com resultados e conclusão) ou do PROJETO, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto/trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (revista xxxx, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, 2012) ou (revista xxxx. Ano;Vol(núm.):págs).
ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo ou de artigo completo para resumo ou vice-versa.
Serão aceitos QUATRO tipos de resumos:

(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).
O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

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(2) Resumo de PROJETO DE PESQUISA ou PROJETO EXTENSÃO
O projeto de PESQUISA deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI) da UNOESTE, antes da submissão ao ENEPE, ou em setores equivalentes de outras instituições. O projeto de EXTENSÃO deve, obrigatoriamente, estar cadastrado na Coordenadoria de Ações Extensivas Gerais da UNOESTE, antes da submissão ao ENEPE, ou em setores equivalentes de outras instituições. ATENÇÃO: Na falta da menção do núm. do protocolo do cadastramento (SGP ou SGEXT da Unoeste) no Formulário de Inscrição de Trabalho, quando da submissão, o mesmo será automaticamente REPROVADO.
Após aprovação pela Comissão Científica do evento, os RESUMOS DE PROJETOS deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.
O texto do resumo de PROJETO de pesquisa ou PROJETO extensão deverá conter até 2500 caracteres com espaços com os itens abaixo:

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(3) Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão e ensino
O relato de experiência de atividade prática de ensino ou extensão já desenvolvida (realizada) caracteriza-se como uma descrição da atividade prática, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços. NÃO são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda não realizadas). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de experiências deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.
O texto do relato de experiência deverá conter os itens abaixo:

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(4) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais, caracteriza-se como uma descrição de aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de casos clínicos deverão ser apresentados na forma de comunicação oral.
Em casos clínicos de seres humanos, deve ter havido avaliação e aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) para divulgação dos dados. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:

  • Título do caso clínico
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
  • Instituição de fomento do trabalho (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Descrição do caso (características, resultados de avaliações e exames, evolução)
  • Observações ou conclusões
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INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO COMPLETO
Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos com resultados e conclusões.
Os ARTIGOS COMPLETOS inéditos (ainda não publicados), pois serão publicados em números especiais das revistas Colloquium Agrariae, Colloquium Exactarum, Colloquium Humanarum e Colloquium Vitae, de acordo com as áreas.
O ARTIGO COMPLETO deve conter o mínimo de 6 e o máximo de 8 páginas, tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Calibri 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto (utilize espaçamento 1,0 no título, na autoria, no resumo, no abstract, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens de um artigo (ver abaixo). NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura”. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo (Ver Modelo):

  • Título do trabalho em português e inglês (com até 20 palavras)
  • Autores (nome e sobrenome). Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho. ATENÇÃO: no artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, todos devem realizar a inscrição.
  • Afiliação (curso, departamento e universidade ou IES) aos quais os inscritos pertencem e e-mail apenas do primeiro autor. Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Resumo (100 a 150 palavras) e palavras-chave (cinco)
  • Abstract (100 a 150 palavras) fiel ao resumo e keywords (cinco)
  • Introdução (mencionar o objetivo no último parágrafo)
  • Metodologia
  • Resultados (incluindo tabelas e/ou figuras-gráficos, quando houver)
  • Discussão (deve ser separada dos resultados)
  • Conclusão
  • Referências (e citações. Consultar as normas de acordo com a área do trabalho)

Normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para áreas de Ciências Biológicas e da Saúde
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/cv/about/submissions#authorGuidelines>

Normas da ABNT para áreas de Ciências Agrárias
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ca/about/submissions#authorGuidelines>

Normas da ABNT para áreas de Ciências Exatas e Engenharias
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ce/about/submissions#authorGuidelines>

Normas da ABNT para áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
<http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ch/about/submissions#authorGuidelines>

Os ARTIGOS COMPLETOS devem ser redigidos de forma concisa e clara, com uma breve introdução do tema de estudo, destacando-se, ao final, o objetivo do trabalho. A metodologia deve se ater às informações essenciais para o entendimento do trabalho. No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto DEVE ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação DEVE constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). Maior destaque deve ser dado aos resultados e sua interpretação (discussão), finalizando o texto com uma conclusão.

O TÍTULO (em caixa alta e em negrito) e os nomes completos dos autores devem ser alinhados à esquerda. As informações sobre instituições, o e-mail do autor principal e a agência de fomento do projeto (se houver) deverão estar localizados logo abaixo dos nomes dos autores, também alinhados à esquerda. Abaixo da identificação dos autores, deve ser colocado o Resumo (100 a 150 palavras) e cinco palavras-chave, seguidos pelo Abstract e keywords.
Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm (tabulação) na primeira linha. Tabelas e figuras-gráficos devem ser elaboradas, preferencialmente, em preto e branco e devem ser inseridas no item Resultados. Os títulos devem ser colocados acima das tabelas e abaixo das figuras-gráficos.

Conferir se consta na metodologia o protocolo de aprovação pelo CEP, CEUA ou CIBIo, no caso de trabalhos com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, respectivamente. Conferir o atendimento às normas da ABNT ou do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) para as citações e referências. Consultar as normas completas nas Revistas Colloquium (links acima), de acordo com a área do conhecimento.

Os autores que submetem artigos completos para o ENEPE automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:

  • O artigo é original, não incorre em plágio e não está sendo e nem será publicado em outros periódicos enquanto estiver sob avaliação ou após a publicação.
  • Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da Colloquium Vitae. As ideias e os conceitos emitidos representam unicamente as opiniões do(s) autor(es);
  • Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;
  • Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para as Revistas Colloquium, as quais seguem a política de livre acesso ao conteúdo do Public Knowledge Project, utilizando o Open Journal System (OJS).

Após aprovação pela Comissão Científica do evento, ARTIGOS COMPLETOS poderão ser apresentados na forma de painel ou comunicação oral (a opção deve ser escolhida quando do envio do resumo).

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