Vamos falar sobre suicídio?

O Suicídio é um assunto sério e deve ser conversado. Muitas vezes, as pessoas se encontram sem saída e veem a morte como uma solução definitiva para o problema que estão passando. A morte não deve ser uma opção. Mas, se esse pensamento persistir, busque ter calma, respire e procure ajuda. Conversar já é uma grande saída. O que você quer matar não é você, é o seu problema.

Manual

Relaxa, respira e não pira

Este é um manual para começar a te ajudar
Download   Download

Ajude

Ajude alguém. Seja um ouvinte

Todos são responsáveis por todos

CVV

Profissionais da saúde

Manual para profissionais da área da saúde - CVV
Download   Download
Cartilha da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e do CFM (Conselho Federal de Medicina) 2018
Download   Download

Salve uma vida

O diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba apoia a campanha do Setembro Amarelo para prevenção do suicídio. A universidade promove uma série de ações durante todo o mês voltadas para alunos e funcionários em busca de falar sobre o assunto. Todos podem colaborar!

Fique ligado

Mariana Xavier, atriz e apresentadora vai direto ao ponto no vídeo abaixo. O Brasil tem mais gente morrendo por suicídio do que por doenças como AIDS ou câncer. São 32 pessoas por dia. Nós precisamos falar sobre isso.
O Mundo Gordelícia, canal de Youtube de Mariana Xavier, também está na campanha.

Soluções para seu problema
0

SOLUÇÕES PARA SEU PROBLEMA

Pessoas que precisam de você
0

PESSOAS QUE PRECISAM DE VOCÊ

Pessoas para te ajudar
0

PESSOAS PARA TE AJUDAR

Motivos para ser feliz
0

MOTIVOS PARA SER FELIZ

Caminhos e saídas

SUAPP - Unoeste

SUAPp - Unoeste
Ambulatório - Unoeste

A Unoeste disponibiliza aos seus alunos o serviço de atendimento psicopedagógico, o qual é feito por psicólogos vinculados à instituição. Este serviço oferece apoio e orientação às situações específicas de dificuldades de aprendizagem apresentadas pelo estudante, muitas vezes provocadas por manifestações emocionais.

Os agendamentos podem ser feitos pelo próprio aluno, no site da universidade (www.unoeste.br), dentro da “Área do aluno”.

No caso de atendimentos iniciais em situações de urgência e emergência, envolvendo a saúde do aluno, dentro dos campi, os mesmos são direcionados ao Serviço de Primeiros Socorros da Unoeste.

www.unoeste.br/Noticias/2018/3/servico-de-primeiros-socorros-e-diferencial-que-salva-vidas-

Chat CVV
www.cvv.org.br

Chat CVV
Atendimento em Unidade Básica de Saúde de Presidente Prudente

Atendimento em Unidade Básica de Saúde de Presidente Prudente:

  • UBS Vila Real (18) 3909-2123
  • UBS Jardim Santana (18) 3916-1042
  • UBS Jardim Guanabara (18) 3905-4155
  • UBS Brasil Novo (18) 3905-2400
  • UBS Jd. Belo Horizonte (18) 3916-1295
  • UBS Cohab (18) 3906-1403
  • UBS CS1 (18) 3226-3400

Atendimento CVV
Ligue 188

Atendimento CVV
Atendimento CVV

Uma rede de apoio e autoconhecimento através do trabalho voluntário.
www.unoeste.br/anjos

Permita-se

Sempre que estiver pensando negativo, tenha calma, respire fundo e procure ajuda profissional. Permita-se também ser ajudado. Seu problema tem solução.

1

Respire fundo. Respirar fundo realmente acalma e você pode pensar melhor na situação

2

Mantenha a calma. A tranquilidade lhe trará serenidade e principalmente equilíbrio para pensar

3

Procure ajuda. Os profissionais de psicologia e psiquiatria estarão sempre prontos a te escutar e apontar soluções

4

Você verá que tudo tem solução e perceberá que muitas pessoas precisam de você

Superação

Mensagem:

Eu tentei suicidio em abril de 2017, mas felizmente eu fiquei vivo para ter como contar e aprender que não é a única saída, não é uma decisão que afeta somente você, afeta todos a sua volta, todos aquele que te amam, aqueles que se importam com você, não tenha vergonha de pedir ajuda e se abrir com eles, eles sempre irão te ajudar. E quando esses pensamentos passarem por sua cabeça pense naqueles que te amam.

Lucas O.

Mensagem:

Espero ajudar alguém, quando eu estudava no ensino médio tinha 14, 15 anos porai morava num bairro de classe baixa eu era muito excluído por todos, me zoavam por eu ter materiais bons, uma mochila comprada, lápis, caneta e etc. Me chamavam de filhinho de papai, por ter as coisas, com isso eu fui ficando frio, meus desenhos eu não utilizava cores nos desenhos, eu me sentia triste, chorava as escondidas. Alguns alunos olhavam meus desenhos e falavam que eram estranhos e sem cores, minhas músicas eram melancólicas, me apaixonei por uma menina que me iludiu, destruiu meu mundo. Eu tinha vontade de se matar, pedi pra Deus cuidar da minha vida porque eu não sabia mais o que fazer, morrer era única solução. No segundo ano letivo uma menina gostava de mim e eu não sabia, ela falou comigo, disse que eu tinha talento. Hoje estou namorando com essa menina, cursando arquitetura e urbanismo, com vontade de viver não só foi por causa de um elogio mas sim por Deus, veja o lado bom das coisas ! ^^

Matheus N. S.

Mensagem:

"Não é uma vida ruim, é só um dia ruim"; "Cada dia é um presente, não um direito adquirido"...Essas e outras frases já me impediram de retirar minha própria vida, enquanto eu caminhava em direção a isso. Mas, na verdade, a consciência do quanto eu amo minha irmã, o quanto ela precisa de mim, e de que minha família e amigos me amam sim, apesar de eu não conseguir perceber isso, me ajudam dia após dia a superar a vontade de sumir (que aparece as vezes). A vontade aparece quando os problemas parecem maior que a própria vida. Mas eu tenho descoberto que só "parecem" mesmo. A verdade é que tudo se resolve e eu posso me adaptar a tudo. Não é uma vida ruim, é só uma fase ruim. Dependendo da forma como resolvemos enxergar a vida, ela pode sim ser linda e inspiradora. Resolvi deixar a simplicidade da natureza me curar, acreditar no amor de Deus, abrir mão da minha forma de pensar. Eu não sei de tudo e a minha visão não é necessariamente a realidade. Pensar menos, curtir mais, para viver melhor.

Rachel M.

Mensagem:

Olá, eu também tive vontade de me suicidar mais Deus falou comigo bem na hora porque ele me ama e não queria que eu tirasse minha própria vida, por problemas de infância estava com começo de depressão mais hoje já estou melhor, pois tomo medicamentos e faço tratamento com psicóloga e psiquiatra estou quase saindo da depressão. Porque eu estudo na Unoeste faço Pedagogia estou no 4°termo, trabalho na área como estagiaria e vou começar fazer estágios obrigatórios.

Nívea M. G.

Mensagem:

Devido momentos que me machucaram muito passei três meses desejando a morte e por vezes pensando que deveria me matar, eu acreditei por um tempo que a dor que sentia não teria fim. Digo com toda certeza que se cortar, beber, ou se drogar com remédios não vai se a solução, muito menos a morte. Quando você é machucado por quem se ama ou quando um obstáculo é doloroso demais começamos a achar que ele é impossível de se vencer. Eu aprendi que não importa o que acontece com cada um de nós, todas nossas lutas podem ser superadas. Para passar por esta dor, me abri com amigos que realmente queriam me ajudar, busquei ajuda médica e foquei na fé que existe em mim, pois creio em um Deus que cuida das nossas feridas e nos restaura. No livro de Josué 1,9 diz,“Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Creia que esta dor ou momento irá passar e que sua vida não se resume a eles.

Jéssica C. S.

Mensagem:

Desde pequena eu me via como um fardo para minha família. Sempre fui muito quieta, sensivel. Já passei por transtornos alimentares, desilusões amorosas, perdas fatais de familiares, e tudo isso aconteceu de uma vez. Eu achei que essa seria a pior fase da minha vida, até eu entrar na faculdade e ter que morar longe da minha família. Conheci pessoas maravilhosas que foram incríveis, que me deram um suporte. Mas também com toda a pressão da faculdade, frustrações do passado eu me vi a um declínio novamente. Eu não conseguia dormir, comer, eu só queria tomar remédios e ficar no escuro chorando. Passei pela psicóloga da faculdade, procurei conversar com Deus. Com meus amigos mais próximos, com minha família. Não foi fácil, quem me vê hoje sorrindo, não sabe o quão grande e constante é a minha luta. Assim como eu sempre tive aquele apoio acredito que todos podem ter. Esse apoio podevim daquela pessoa que você menos espera. Mas permite-se assim como eu me permiti.

Luana C. A. C.

Mensagem:

Para quem está achando que o suicídio será a melhor saída... calma... respira... Tentei suicídio e ele quase foi concluído se não fosse o atendimento rápido de emergência, fui internada por algum tempo nos serviços de saúde mental, sofri depressão, passei por uma grave desilusão amorosa que me marcou muito, passei anos dependente de medicamentos, atrasei a faculdade, pois reprovei e foi um choque muito grande pra mim. Mas, nesse período consegui sentir o amor de Deus e que ele nunca me abandonou. Conheci pessoas maravilhosas que fizeram me transformar e ser uma pessoa diferente. Hoje eu sou totalmente aquilo que eu jamais achava que me tornaria, consegui colocar uma vírgula e continuar escrevendo a minha história.

Thalia H. C.

Mensagem:

Eu tenho depressão, mais sei que aos poucos, me sinto melhor com meus amigos de verdade e com minha família que amo. Muitas das vez, pensei em tirar minha vida... Mas agora me sinto melhor e quero que você leitor, pense melhor e tenha calma, há muita coisa na vida a se viver!

Sabrina N. S.

Mensagem:

Olá...Por várias vezes cheguei a pensar em suicídio, mas sabia que tinha que ser forte e lutar porque tinha a esperança de que no final tudo daria certo. se abra com a sua família, amigos de confiança; Essas pessoas te amam e só querem o seu bem, e é ótimo desabafar sobre as coisas que estão te entristecendo. Saiba que voce tem muito valor, é que ha muitas pessoas que te amam, e além delas, existe uma pessoa que deu a vida por vc Ele te ama e se importa com voce, e tem os melhores e mais lindos projetos para a sua vida, basta pedir que ele vai te ajudar a passar por tudo isso. foi assim que superei toda a minha tristeza. Hoje sei que tenho muito valor e vc tbm tem, então não se entregue, nunca é tarde pra ser feliz, ainda da tempo de recomeçar. Tudo vai passar e vc vai encontrar o melhor caminho pra voce. Tenha a certeza disso. Nunca desista, Jesus está pronto para te ajudar não há nada que possa impedir o amor dele por vc.

Thalita M. S.

Mensagem:

Olá,espero te ajudar falando um pouco sobre mim. Desde pequeno sofro com a depressão, tentei suicídio a primeira vez com 13 anos, uma segunda com 15 e a terceira aos 18 anos, eu já não via mais saída, e cada vez mais me sentia um fardo, alguém tão emprestavel que não cons guia nem tirar a própria vida. Logo após a última vez que tentei suicídio, encontrei pessoas que me ajudaram muito, encontrei em Deus forças pra lutar, e hoje posso dizer que encontrei motivos para viver, para sorrir sem ter que usar máscaras de que está tudo bem, por medo dos julgamentos que eu poderia receber.

Luan S.

Mensagem:

"Ano passado depois de um acumulo de decepções, solidão, depressão e ansiedade tentei tirar a minha vida 2 vezes. A primeira ingeri alguns remédios e álcool mas não surtiu efeito e fiquei passando mal apenas. A segunda vez, coloquei o ultimo grito de ajuda no status do Whatsapp, que era a foto de um revolver e a mensagem, hoje não me parece uma má ideia. Ao chegar em casa depois da faculdade, coloquei o revolver na minha cabeça e fiquei olhando no espelho pronto para me matar, foi quando meus amigos apareceram em casa e me salvaram dessa tragédia e me fizeram refletir que o suicídio seria uma solução só para mim e um problema enorme para minha mãe, amigos e etc já que muitos se espelham em mim. Minha salvação foi o retorno a igreja e o compartilhamento da minha história com os outros. FALAR AJUDA, FALAR SALVA e aprendi que não estou sozinho e nem você."

Thales C. S. G.

Mensagem:

"Eu perdi meu pai muito cedo, após isso passei anos da minha vida lidando com depressão e auto mutilação. Na adolescência e inicio da fase adulta eu tentei o suicidio mais de 4, pois, para mim as coisas não tinha solução, não sabia lidar com minha homossexualidade, assim como um grande vazio que existia dentro de mim. Procurei ajuda médica, não me corto ha anos e ano passado perdi duas pessoas a quem amo extremamente para o suicídio, e como uma pessoa que passou por isso de ambos os lados eu digo: Não é realmente a solução, as coisas passam e independente de tudo, tem pessoas que fazem tudo valer a pena. Procurem um médico, uma religião, mas o principal, deixem as pessoas que te amam chegar até vocês, pois foram os que me amam que fizeram eu me amar novamente."

Ariane B. R.

Mensagem:

"Eu tentei suicídio por 6x durante a adolescência e inicio da fase adulta, perdi duas pessoas que amo para o suicídio, conheço os dois lados dessa dor e posso dizer que por mais que não pareça, essa situação que tira você dos trilhos, ela passa. Por mais quebrado e sem esperança que você esteja, peça ajuda, você vale a pena se cerque de amor, tem pessoas a sua volta que te amam e estão dispostos a segurar essa com você."

Ariane B. R.

Mensagem:

"Aos meus 13 anos perdi minha avó paterna, foi minha 1ª grande perda e foi um momento difícil para mim pois estava iniciando minha caminhada religiosa e era o momento que mais precisava dela, foi neste momento de luto que fiquei até meus 15 anos chorando trancada em banheiros e me fechei para minha família, foi nestes 2 anos também que comecei a desejar minha morte (pois não via nada de bom sem minha avó em minha vida). No ano em que eu fiz 17 anos tive uma recaída e voltei a pensar em suicídio, porém, naquele dia lembro que a dor foi pior e em um momento de choro peguei os primeiros comprimidos que vi em meu quarto e tomei. Graças a Deus eram comprimidos dermatológicos e haviam poucos na cartela, então não tive reação clínica e felizmente minha prima me viu em meu quarto com a cartela em mãos a tirou de mim e me abraçou contei tudo o que estava sentindo a ela, minha família e amigos passaram a me fazer me sentir amada e com este amor e as terapias melhorei. Hoje não penso mais em me machucar."

THAMY L. P.

Envie sua história de superação e ajude aquele que está pensando em suicídio

msgErro