• Estágio Supervisionado
  • Histórico

Estágio Supervisionado

Em consonância com o documento que sugere as Diretrizes Curriculares de Cursos da Área de Computação e Informática, com o Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para Cursos de Graduação em Computação e Informática e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a integralização curricular dos cursos da FIPP (Ciência da Computação e Sistemas de Informação) prevê em sua matriz curricular a realização obrigatória do estágio supervisionado.

Caracterizado como um elemento fundamental na formação dos egressos de cursos superiores, o estágio supervisionado permite ao estudante consolidar as habilidades e os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do curso, por meio do contato direto com os problemas do dia-a-dia das empresas, e também aprimorar o conhecimento técnico, científico e o relacionamento humano.

Observa-se, atualmente, que a prática pedagógica empregada no acompanhamento do estágio supervisionado em cursos de computação e informática, por algumas instituições, se resume no recebimento do relatório apresentado pelo aluno ao término do seu período como estagiário, ou seja, no cumprimento de uma carga horária pré-estabelecida. A pertinência e aderência ao perfil profissional do curso não são os norteadores de tal atividade. A premissa que norteia o estágio supervisionado nos cursos da FIPP, é de que haja o acompanhamento semanal efetivo, “in loco”, focado no perfil profissional de cada curso.

O Programa de Estágio Estágio Supervisionado se divide em duas disciplinas: Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II. O projeto de estágio a ser desenvolvido pelo aluno deverá conter atividades relacionadas à análise, projeto e programação de sistemas de informação, ressalvando a possibilidade de análise de outras atividades em casos especiais. A sua realização prevê, obrigatoriamente, a existência dos seguintes atores: coordenador de estágio supervisionado, professor orientador e orientador de estágio da empresa.

A disciplina de estágio supervisionado I se divide em fases, são elas: 1ª fase - Definição do local de estágio; 2ª fase - Especificação do sistema; 3ª fase - Análise de requisitos; 4ª fase - Projeto de software; 5ª fase - Implantação do sistema.

A disciplina de estágio supervisionado II se divide em: 1ª fase - Implementação do sistema; 2ª fase - Testes; 3ª fase - Documentação (manual do usuário e manual do sistema); 4ª fase - Implantação.

Acesso ao Sistema

Histórico

Busca projeto por:

Estagiário HEITOR FOLIM
Orientador(es) Helton Molina Sapia
Empresa Prefeitura Municipal de Presidente Prudente
Estagiário HENRIQUE MAIOLI PELEGRINI
Orientador(es) Silvio Antonio Carro
Empresa Bring Soluções para Lojas Virtuais LTDA
Estagiário VITOR HUGO ROSSI MARTINEZ
Orientador(es) Silvio Antonio Carro
Empresa Operative Serviços de Tecnologia LTDA
SistemaSistema para Gerenciamento de Projetos