Unoeste

Matriz Curricular Design de Moda

Disciplina | Carga Horária
MODA CONTEMPORÂNEA E CULTURA BRASILEIRA (EAD)
80 (EAD)
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
40
ESTAMPARIA DIGITAL
80
HISTÓRIA DA MODA (EAD)
80 (EAD)
DESENHO DE OBSERVAÇÃO E ILUSTRAÇÃO EM MODA
80
DESENHO TÉCNICO DE MODA
80
Disciplina | Carga Horária
MODELAGEM PLANA BÁSICA
80
MATERIAIS E PROCESSOS TÊXTEIS (Presencial/EAD)
80 (40h EAD)
STYLING DE MODA (Presencial/EAD)
80 (40h EAD)
MODELAGEM PLANA AVANÇADA
80
MODELAGEM TRIDIMENSIONAL
80
PROJETO EXTENSIONISTA: MODELAGEM (EAD)
80 (EAD)
Disciplina | Carga Horária
MODELAGEM COMPUTADORIZADA
80
LABORATÓRIO DE CONFECÇÃO
80
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA
80
ERGODESIGN (EAD)
80 (EAD)
PROJETO EXTENSIONISTA: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (EAD)
80 (EAD)
TECNOLOGIA DA CONFECÇÃO
80
Disciplina | Carga Horária
ACESSÓRIOS DE MODA
80
PRODUÇÃO DE EVENTO DE MODA (EAD)
40 (EAD)
MARKETING DE MODA (EAD)
40 (EAD)
FOTOGRAFIA E EDITORIAL DE MODA
80
CENÁRIO E FIGURINO
80
TÓPICOS ESPECIAS EM MODA (EAD)
80 (EAD)

Atividades complementares: 100 horas

  • Competências Profissionais Tecnológicas desenvolvidas no curso (Res. CNE/CP nº 3, de 18/12/2002, publicada no DOU em 23/12/2002):
  • - Apresentar raciocínio corporal e conhecimento estético, histórico e produtivo;
  • - Considerar questões relacionadas com aspectos sociais, culturais, legais, ergonômicos e de viabilidade econômica e produtiva;
  • - Criar linguagens e adotar fatores universais de uso em projetos de design de moda;
  • - Criar ou fazer uso de tecnologias que otimizem a relação entre usuário e vestimenta, propondo alternativas de conforto, facilidade de manejo e usabilidade;
  • - Executar desenhos técnicos, ilustrativos e estampas;
  • - Fazer uso de linguagens de marketing, fotografia e montagem de editorais para valorizar o produto de moda e torná-lo desejado por seu público alvo; e
  • - Identificar, formular e resolver problemas de design de moda;
  • - Interpretar vestimentas e/ou desenhos de moda e transferir para modelagens adequadas com foco no processo produtivo;
  • - Pesquisar, analisar, desenvolver, mensurar e propor questões tecnológicas em design de moda;
  • - Planejar, supervisionar e coordenar projetos e produções de design de moda;
  • - Projetar objetos e/ou vestimentas artísticas para compor figurinos e/ou cenários;
  • - Projetar produtos fundamentados nas tendências do mercado, utilizando seu potencial criativo;
  • - Projetar roupas e acessórios e analisar expectativas do consumidor;
  • - Proporcionar visão técnica, científica e humanista que direcione as ações do profissional no sentido da transformação social.