Sobre o evento

O Colóquio Facopp – Ensino, Pesquisa e Extensão pretende reunir, mais uma vez, estudantes, professores e egressos dos cursos de Fotografia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda para debater as experiências teórico-práticas do campo da Comunicação. O evento conta exclusivamente com debates promovidos por meio de Comunicações Orais e a publicação de resumos expandidos.

O encontro tem objetivo de discutir projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Assim, aceitam-se, além de esboços de ensaios e artigos científicos, trabalhos no formato de relatos de experiência. O relato de experiência descreve uma experiência relevante para a área de atuação, apresentando e justificando as motivações ou metodologias adotadas na situação e as considerações que a vivência trouxe aos participantes. Não é uma narrativa emotiva e subjetiva, e sim um relato contextualizado, objetivo e que estabeleça ponderações e reflexões embasadas na experiência relatada e no respectivo aparato teórico mobilizado. O objetivo é contribuir para outros pesquisadores da área, a partir dos efeitos das experiências para outros estudos e vivências.

Os trabalhos devem ser inscritos seguindo as divisões temáticas (DTs) e suas ementas. As DTs abrangem as três graduações da Facopp, promotora do evento, sendo elas: JORNALISMO, FOTOGRAFIA e PUBLICIDADE E PROPAGANDA.

Serão aceitos no evento pesquisas referentes a:

- Projetos de pesquisa: estudos derivadas de projetos de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso (TCC), que visam à investigação de uma problemática seguindo metodologia científica adequada e a construção de novos saberes.

- Projetos de extensão: trabalhos resultantes de discussões teórico-práticas oriundas de ações extensionistas, que estabeleçam um relacionamento entre a instituição e a comunidade em que está inserida, colaborando com a sociedade a partir dos saberes acadêmicos.

- Projeto de ensino: projetos oriundos de atividades desenvolvidas nas disciplinas cursadas na graduação. O objetivo é apresentar resultados do intercâmbio de conhecimentos entre discentes e docentes a partir das experiências de sala de aula, que contribuirão para a formação dos estudantes.

 Unoeste