Normas - Trabalhos Científicos

INFORMAÇÕES GERAIS
A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa, ensino ou extensão.

Os co-autores que não desejarem participar do Congresso, devem realizar a inscrição para que seja realizado o cadastro, porém não deverá selecionar participação nenhuma atividade e não deverá efetuar o pagamento.

O prazo limite para o envio do trabalho é 14/09/2018.

Os trabalhos selecionados para a apresentação serão divulgados até o dia 28/09/2018

Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no Evento, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.

Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do Evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.

Os resumos dos trabalhos apresentados durante o Evento serão publicados no periódico Colloquium Vitae (ISSN: 1984-6436).

O autor que encaminhar trabalho para apresentação automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho, pela originalidade e veracidade das informações (não incorre em plágio ou se trata de artefato) e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO a ser publicado nos Anais do evento. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.

Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento e certificado de participação.

O recebimento do certificado de apresentação de trabalho (comunicação oral ou painel) está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.

O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 10/10/2018. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 10/10/2018.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
Os trabalhos serão aceitos sob a forma de Comunicação Oral ou Pôster.

Cada trabalho poderá ter apenas 01 (um) autor-apresentador.

Cada participante poderá apresentar no máximo 02 (dois) trabalhos. NÃO há limite para coautoria nos trabalhos (respeitando-se os aspectos éticos que regem a autoria e coautoria).

Caso o autor-apresentador não possa comparecer no dia da apresentação, o trabalho poderá ser apresentado por um dos coautores (desde que este esteja inscrito no Congresso), mediante aviso à secretaria com, no mínimo, 1 (uma) hora de antecedência da apresentação. Os certificados desta apresentação serão emitidos após o Congresso. A não apresentação do trabalho implicará na sua desclassificação.

Autores
Será permitido até 8 (oito) autores por trabalho. Os nomes dos autores deverão ser escritos por extenso e separados por vírgulas. A filiação dos autores deverá ser identificada com número sobrescrito imediatamente após o nome do autor.
Exemplo:
Graziela Garrido Mori1, Carolina dos Santos Santinoni2.
1Univerisdade do Oeste Paulista – UNOESTE; 2Universidade Estadual Paulista – UNESP.

RESUMO
O resumo deverá ser NÃO ESTRUTURADO, EM PARÁGRAFO ÚNICO, espaçamento 1.0 entre linhas, usando a fonte Calibri 12, com até 150 palavras, contendo a síntese do Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões (estes subtítulos não devem ser escritos). Logo abaixo do Resumo devem ser fornecidas cinco Palavras-chave, em letras minúsculas e separadas por vírgula, para a indexação. Na seção de “Métodos” do resumo deverá conter número de aprovação do CEP ou CEUA.

(1) Modelo de Resumo - INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Este tipo de resumo é a opção para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente) pois devem, obrigatoriamente, apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos. Apresentar o resumo contendo os itens abaixo:

  • Título: escrito em letras minúsculas (exceção a primeira letra), negrito e estar alinhados à esquerda. O título do resumo deve conter até 20 palavras.
  • Introdução e objetivo
  • Metodologia (neste item incluir aprovação ética, quando houver)
  • Resultados
  • Conclusões
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)

(2) Modelo de Resumo – CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Apresentar o resumo contendo os itens abaixo:

  • Título: escrito em letras minúsculas (exceção a primeira letra), negrito e estar alinhados à esquerda. O título do resumo deve conter até 20 palavras.
  • Introdução e objetivo
  • Descrição do caso
  • Resultados
  • Conclusões

(3) Modelo de Resumo – REVISÃO DE LITERATURA
A revisão de literatura caracteriza-se como um estado da arte sobre determinado tema, podendo ser submetidas revisões simples ou sistemáticas. Deve contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Apresentar o resumo contendo os itens abaixo:

  • Título: escrito em letras minúsculas (exceção a primeira letra), negrito e estar alinhados à esquerda. O título do resumo deve conter até 20 palavras.
  • Introdução e objetivo
  • Metodologia (tema-alvo da pesquisa, palavras-chave e critérios de inclusão/exclusão, se houver)
  • Resultados
  • Conclusões

 

PREMIAÇÃO
Haverá premiação sob a forma de certificado para os melhores trabalhos nas diferentes categorias de trabalho (caso clínico, investigação científica e/ou revisão sistemática de literatura) e do apresentador (graduação, profissional cursando pós-graduação, profissional).
Os resultados serão divulgados pela Comissão Científica do evento durante o jantar/coquetel de encerramento.

 Unoeste