Histórico de Presidente Prudente

Presidente Prudente é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 587 quilômetros. Possui uma área de 563,62 km². Sua população estimada em 2008 era de 206.164 habitantes.
Presidente Prudente é considerada a sexta melhor cidade do estado de São Paulo para se viver. Dos 5.560 municípios brasileiros, ela ocupa a 29ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional

Índice

 

__________________________________________________________________

História

O Município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado (hoje a Avenida Washington Luiz) ficou como base do arruamento futuro da nova Vila. Depois disto o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho.

Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.

Os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, chegaram a 19 de janeiro de 1919. Com eles, grande número de pessoas para as colonizações e o problema de escolas para as crianças.

O município de Presidente Prudente foi criado pela Lei Estadual n.º 1.798/21 de 28 de novembro de 1.921, sendo instalado em 27 de agosto de 1.923. A comarca foi criada em 8 de dezembro de 1922 pela lei n.º 1.887/22, desmembrando-se de Assis e sendo instalada em 13 de março de 1.923.

Na ocasião da criação do município, este tomou o nome da estação ferroviária, já batizada com o nome de Presidente Prudente, visto a importância relevante da estrada de ferro para o desenvolvimento do município e região.

A colonização da região foi feita inicialmente por migrantes vindos do sul de Minas Gerais, comandados por José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, atraídos pelas terras férteis do sudoeste Paulista e também porque o café era uma boa opção de trabalho no estado de São Paulo.

Com a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana, uma importante forma de penetração e uma via de escoamento da produção cafeeira, a colonização tornou-se mais fácil e rápida. Ao longo da ferrovia multiplicaram-se os núcleos urbanos, dentre os quais Presidente Prudente cuja origem está ligada a dois coronéis, - os senhores Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes.

A Região de Presidente Prudente atravessou distintas fases econômicas desde a extração da madeira, a criação de gado, passando pelo café (décadas de 20 e 30), do algodão (décadas de 30 e 40), da menta, do amendoim e novamente o predomínio do gado até os dias atuais.

A fase do café foi muito próspera na qual a região de Presidente Prudente e outras áreas do Estado puderam desfrutar de um crescimento econômico acentuado, proporcionados pelos lucros da monocultura cafeeira. A necessidade de grande quantidade de mão de obra fez com que a região de Presidente Prudente acabasse sendo povoada, a fim de, produzir o chamado "ouro verde" símbolo de riqueza e poder regional.

Com a decadência do café no Brasil e na região, nos fins da década de 1920 os preços do produto tornam-se pouco compensadores e seu cultivo deixa de ser atraente por auferir poucos lucros, ocorrendo outras atividades agrícolas em substituição a esta cultura. Introduziu-se o algodão de fibra longa, que apresentava um mercado internacional com preços ascendentes, bem como a introdução da pecuária de corte na região, agora com ênfase comercial, diferentemente da época de colonização.

A fase do algodão prospera e declina, com o aparecimento da fibra sintética. Os solos já empobrecidos pelo café foram os que receberam o cultivo do algodão, não dando suporte para esta nova atividade agrícola. Instalavam-se então novas lavouras, como o amendoim.

A partir da década de 40 a atividade econômica que passa a ser predominante na região é a pecuária de corte que, trazida pelos desbravadores mineiros, encontra condições satisfatórias para desenvolver-se graças à tradição criatória destes colonizadores que utilizavam o gado como fornecedor de alimentos, bem como animais de tração, duas funções básicas para a sobrevivência dos colonizadores.

O município adquire independência político-administrativa rapidamente, impondo a sua presença no contexto regional, seja com a instalação de agências bancárias, dentre as quais o Banco do Brasil, dos armazéns do I.B.C. (Instituto Brasileiro do Café), com as serrarias, chegando a atingir um total de 19 em 1936, as máquinas de beneficiar o algodão ao longo das décadas de 40, 50 ou 60, ou com os primeiros frigoríficos (nas décadas de 50 e 60) até a implantação do Distrito Industrial o que acaba por conferir à cidade de Presidente Prudente a condição de principal centro regional.

O movimento comercial e de serviços ao longo dos anos além de ampliar-se, diversificou para atender as necessidades do crescimento constante da população e porque a cidade passava a ser um dos pontos de referência da região.

Cabe lembrar que Presidente Prudente ao longo de sua história conquistou o título de Capital Regional, visto que a cidade, graças a sua privilegiada localização geográfica, tornou-se ponto de passagem para aqueles que se dirigiam para o Paraná e Mato Grosso e ponto de chegada para aqueles que se dirigiam para o Oeste Paulista, conferindo-lhe o direito de ser centro fornecedor e receptor de mercadorias, produtos e serviços. Atualmente a cidade é pólo comercial e prestador de serviços e considerada Capital do Oeste Paulista.

__________________________________________________________________

Geografia

Relevo

A cidade de Presidente Prudente localiza-se a 475 metros acima do nível do mar. Seu terreno baseia-se em "mares de morros" na bacia do Rio Paraná, que se estende por toda a região.

Clima

Localizada a Sudoeste do Estado de São Paulo Sede Regional da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo. Temperatura média de 23,1 massas de ar Tropicais e Polares (chuvas em todas as estações do ano) e apresenta uma estação de inverno fria e seca , e um verão quente e chuvoso. A precipitação média anual é de 1.244 m

No ano de 2008 tivemos as seguintes marcas:

Médias de temperatura para Presidente Prudente
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez  
Média máxima °C
34.4
33.5
33.2
33.0
30.7
30.1
32.3
34.0
37.4
37.9
35.1
38.2
Média mínima °C
18.1
19.8
17.5
16.0
10.1
07.6
12.9
10.9
07.8
14.1
16.4
16.5
Precipitação (mm)
187.4
171.5
155.9
108.5
59.8
26.0
4.8
96.3
40.1
95.1
91.8
72.9
Fonte: [6] 02 de Maio de 2009.

__________________________________________________________________

Dados Gerais

Demografia

(Fonte: IBGE)

Informações

  • Número de Agências Bancárias: 36
  • Arrecadação Municipal Anual: R$ 143.500.000,00 (Orçamento estimado para 2008)
  • Número de Domicílios: 55.178
  • Estabelecimentos Municipais de Ensino: 31
  • Creches Municipais: 18
  • Universidades: 05
  • Número de Cursos Universitários: 42
  • Número de Hospitais: 15
  • Número de Unidades Municipais de Saúde: 20
  • Número de Estabelecimentos Comerciais: 16.816 (2001)
  • Número de Estabelecimentos Industriais: 406 (2001
  • Abastecimento de Água no Município: 97%
  • Esgoto no Município: (coleta): 99,7%
  • Energia Elétrica no Município (Capacidade de Recepção da Rede): 100%
  • Coleta de Lixo: 97,5 %

O Município

  • Área do Município : 563,6 Km²
  • Latitude: 22° 07´ 04´´
  • Longitude: 51° 22´ 57´´
  • Altitude: 472 metros acima do nível do mar
  • Hidrografia: O Rio do Peixe e o Rio Santo Anastácio são os principais rios do município que demandam o Rio Paraná

__________________________________________________________________

Economia

Segundo dados do cadastro da Prefeitura, existem no município 445 indústrias. Este número abrange cerca de 58% das indústrias associadas na Fiesp/Ciesp instaladas na região do Oeste Paulista. Destacam-se no cenário industrial da cidade, empresas de micro e pequeno porte.

Para melhor acomodar as indústrias presentes em Prudente, há no município quatro distritos industriais, que ocupam uma área total de 45 alqueires.

O NIPP I - Núcleo Industrial de Presidente Prudente Antônio Crepaldi que ocupa cerca de 20 alqueires, contendo 30 indústrias em vários setores como fábricas de extintores, indústria e comércio de móveis, indústria de argamassa, indústria de bebidas, estruturas metálicas, material de limpeza, produtos agropecuários, elétricos e equipamentos industriais entre outros.

Possui também o NIPP II - Núcleo Industrial de Presidente Prudente, com uma área de 18 alqueires, está em fase de implantação.

Já o NIPP III - Núcleo Industrial não Poluente Belmiro Maganini, possui uma área de aproximadamente quatro alqueires, 51 indústrias em vários setores como produtos eletrônicos, equipamentos rodoviários, cozinha industrial, confecções, aparelhos hospitalares, esquadrias metálicas, produtos farmacêuticos, cosméticos, calçados, refrigerante, serrarias e móveis.

O último distrito o NIPP IV - Distrito Industrial Não Poluente Antônio Onofre Gerbasi, que possui aproximadamente três alqueires, conta com 24 indústrias tais como as de pré-moldados, baterias, produção de sementes, lajes, argamassa, lapidação de pedras, mármore e granito, madeira, móveis entre outras.

  • Principais industrias e empresas grandes
    • Bebidas Wilson
    • Bebidas Funada
    • Bebidas Asteca
    • Pastifício Liane
    • Goydo
    • Dicoplast
    • Prudenplast
    • Encalso (Empreiteira)
    • Remar Confecções
    • Master Selaria
    • Gurgel Motores
    • Arenales
    • Regina Festas
    • Staner
    • Stetsom
    • Eros Auto Falantes
    • Curtume Touro
    • Curtume J.Kemp
    • Vitapelli
    • Frigomar
    • Bon Mart
    • Sakura Alimentos
    • Lider Alimentos
    • Laticinios Santa Clara
    • Agrojet
    • Usina Alto Alegre
    • Andorinha Transportes
    • Viação Motta
  • Centros comerciais
    • Rua Tenente Nicolau Maffei (Calçadão)
    • Shopping Americanas
    • Prudenshopping

__________________________________________________________________

Universidades e Faculdades

A cidade conta com 3 universidades, 2 faculdades e 7 faculdades de Educação a Distância.

  • Universidades
  • Faculdades
    • FATEC
    • TOLEDO
  • Educação a Distância
    • METODISTA - EAD
    • UNIP - EAD
    • UNINTER - EAD
    • CESUMAR - EAD
    • EDUCON - EAD
    • LFG - EAD
    • DAMÁSIO - EAD

_________________________________________________________________________

Serviços de Saúde

_________________________________________________________________________

Hospitais e Clinicas

  • Particulares
    • Hospital de Olhos
    • Hospital e Maternidade Iamada
    • Hospital e Maternidade Morumbi
    • Hospital e Maternidade N.S das Graças
    • Hospital e Maternidade São Luiz
    • Clinica São Lucas
    • Clinica N.S.Aparecida
    • Clinica Ortocárdio
    • Instituto da Criança
    • Instituto RH
    • Instituto do Coração

Unidades Básicas de Sáude

  • PSF Alvorada II e III
  • PSF Belo Horizonte
  • PSF Guanabara
  • PSF Humberto Salvador I e II
  • PSF Montalvão
  • PSF Morada do Sol
  • PSF Primavera
  • PSF São Pedro
  • UBS Ana Jacinta
  • UBS Ameliópolis
  • UBS Belo Horizonte
  • UBS Brasil Novo
  • UBS Cohab
  • UBS Eneida
  • UBS Foresta do Sul
  • UBS Guanabara
  • UBS Nova Prudente
  • UBS Parque Cedral
  • UBS Santana
  • UBS São Judas Tadeu
  • UBS São Pedros
  • UBS Vila Marcondes
  • UBS Vila Real

_________________________________________________________________________

Energia

Presidente Prudente foi a pioneira a iniciar as atividades no setor energético da região e hoje este setor vem impulsionando o desenvolvimento do Oeste do Estado de São Paulo. No Ano de 2001, o fornecimento de energia chegou a 112.454 megawatts/hora por ano, permitindo assim uma distribuição altamente qualificada a mais de 180 mil consumidores. Em domicílios, o abastecimento é de 100%, garantindo assim melhor qualidade de vida e segurança à população.

_________________________________________________________________________

Comunicação

Prudente é a geradora de informações do Oeste Paulista. Transmite infomação para toda região e possui também um sofisticado sistema de telefonia e rede de internet via rádio e conta com os seguintes veículos de comunicação:

  • Emissoras de Televisão: 12 - sendo duas emissoras locais e dez retrasnsmissoras
  • Emissoras de Rádio: 9 (quatro AM e cinco FM)
  • Jornais diários principais: 2 - (O Imparcial e Oeste Noticias)
  • Sistema de Transmissão de TV a Cabo: 1 - TVCabo
  • Revistas: 2 - (Revista Destaque e Revista Chic)

_________________________________________________________________________

Transporte

Situada no Oeste do Estado tem ligação com dois Estados: Mato Grosso do Sul e Paraná. Concentra-se em um importante entroncamento viário que facilita o acesso a diversas regiões. A hidrovia Tietê-Paraná facilita o escoamento dos produtos para os países do Mercosul e a Ferrovia liga portos de grande importância, como Paranaguá, Santos e São Francisco do Sul, Além do Aeroporto Ademar de Barros.

Empresas de ônibus locais

  • TCPP - Transporte Coletivo Presidente Prudente
  • PRUDEN EXPRESS

Infra-estrutura de Acesso

  • SP 270 - Rodovia Raposo Tavares ligando São Paulo a Presidente Prudente e P. Epitácio à Mato Grosso do Sul.
  • SP 501 - Rodovia Júlio Budisk Ligando Presidente Prudente à SP 294 Comandante João Ribeiro de Barros. (Alta Paulista - Oswaldo Cruz, Dracena, Adamantina)
  • SP 425 - Rodovia Assis Chateaubriant - Ligando Presidente Prudente com Santo Inácio (PR) e posteriormente à São José do Rio Preto e divisa com Minas Gerais. Vocação do Município: Turismo de Negócios e Agroindústrias

Ferrovia

Ferrovia Bandeirante-SP - Presidente Prudente - Divisa com MS

Aeroporto

Dr. Adhemar de Barros Pista com 3.000 metros, sendo o 2° maior em movimento do Estado. Possui as seguintes empresas operadoras: GOL e Pantanal

_________________________________________________________________________

Cultura e Lazer

Segundo a revista Exame, Presidente Prudente está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver e investir. Para os momentos de lazer a cidade oferece o Parque do Povo, a Cidade da Criança (São 70 hectares de área verde com infra-estrutura, possuindo atrativos como: Teleférico, Trilha Ecológica, Zoológico, Parque Infantil, Kartódromo, Planetário, Observatório Astronômico, Parque Aquático, Associação dos Pescadores, Escola Livre do Meio Ambiente e dois lagos) e o Sesc Thermas. O esporte tem grande incentivo na cidade, além do atletismo que se destaca internacionalmente. O Festival Nacional de Teatro e as atividades da Rede Popular de Cultura, fazem de Presidente Prudente um pólo irradiador de cultura.

Informações gerais

  • Hotéis: 20
  • Motéis: 16
  • Cinemas: 02
  • Teatros: 03
  • Bibliotecas: 05
  • Shopping Center: 02
  • Museu Histórico Municipal: 01
  • Parque Ecológico: 01
  • Reservas Ecológicas: 03
  • Zoológico: 01
  • Shopping Popular: 01
  • Praças Esportivas: 28
  • Estádio de Beisebol: 04
  • Aeromodelismo: 02
  • Ginásios Esportivos: 07
  • Clubes Sociais: 13

_________________________________________________________________________

Referências

  1. ? 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. ? 2,0 2,1 2,2 2,3 Estimativas da população para 1º de julho de 2008 (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 5 de setembro de 2008.
  3. ? Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  4. ? 4,0 4,1 Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. ? Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A. - Exame
  6. ? Informação Meteorológica de Presidente Prudente.


Presidente Prudente - SP

 

Brasão - Pres. Prudente

Bandeira - Pres. Prudente


Clima - Pres. Prudente


Localização - Pres. Prudente


Distrito Indusrial


Carrefour Pres. Prudente


Fachada Unoeste-Campus I


Hospital Universitário


TCPP - Pres. Prudente


Cidade da Criança
Presidente Prudente

4º Webfif R9 WEB Melhor visualizado em 1024x780