CONCEPÇÃO

XV ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
VIII ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
VII ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior

Ética e biodiversidade: os desafios contemporâneos da educação

A convivência humana sempre foi permeada por comportamentos de colaboração, mas também por relações conflituosas em razão das mais diversas diferenças que afloram no cotidiano.

O contrato social descrito por Thomas Hobbes ainda no século XVII estabelece justamente as convenções sociais que permitem a vida em sociedade com confiança mútua e garantias mínimas de segurança.

Os anseios individuais por sucesso profissional e pessoal são característicos da humanidade, porém, contemporaneamente, parece estar havendo mais competição, gerando mais estresse e aumentando a possibilidade de o indivíduo desprezar, apenas para sua conveniência, valores que ele próprio estima. Arthur Schopenhauer, no século XIX, sugeria que o homem deveria superar seus ímpetos individuais para, por meio do conhecimento, ser bom e auxiliar aos seus semelhantes.

Há muitas situações nas quais o sucesso profissional está diretamente associado ao bem coletivo, porém, é inegável a coexistência de situações de conflito entre a realização pessoal e a imposição da busca pelo melhor para a sociedade. Mediando essa tensão, deveria estar onipresente a ética, que já foi definida como a reflexão sobre todo um conjunto de valores incontestavelmente aceitos pela sociedade ou, em termos bem simples, como aquilo que não se deve fazer ao outro, porque não gostaríamos que fosse feito a nós.

Por isso, reconhecemos existir na conduta ética a possibilidade maior de mediar os conflitos dentre a diversidade de opiniões e anseios, possibilitando a adaptação às mudanças contínuas da dinâmica social.

OBJETIVOS

» Refletir sobre a ética e sobre sua influência nas mais diversas relações sociais e profissionais, que hoje não são apenas presenciais, mas também virtuais;

» Discutir os conceitos e o respeito aos valores na sociedade contemporânea caracterizada por um dinamismo tecnológico sem precedentes;

» Elencar e discutir os desafios da educação diante da amplitude do conceito de biodiversidade e de sua importância na sociedade contemporânea.

 

Agência Facopp