Segunda-Feira, 30 de Setembro de 2019

Design de Interiores se destaca por estrutura e experiência

Ex-alunos da Unoeste apontam que a graduação oferece embasamento diferenciado para quem se identifica com a área

  • Foto: Gabriela Oliveira Design de Interiores se destaca por estrutura e experiência Maquetaria é um dos ambientes utilizados na formação do designer de interiores

Com olhar de vanguarda, a Unoeste oferece desde 2003, o curso superior de tecnologia em Design de Interiores. Inclusive, em 2016, a atuação nessa área ganhou respaldo federal, por meio da regulamentação da Lei nº 13.369/2016, que reconhece e garante o exercício da profissão. O Victor Garcia e a Paula Miyoshi de Azevedo são egressos da graduação e se formaram respectivamente em 2017 e 2019. “Pesquisei muito antes de entrar na universidade e vi que o designer pode desenvolver trabalhos de diversas formas, desde a decoração, eventos, cenografia, mobiliário até os produtos”, diz Victor. “Sempre gostei de psicologia das cores e foi isso que motivou o meu ingresso no curso. Me encontrei nessa graduação que tinha tudo que eu curtia e queria aprender”, completa Paula.
 
Infraestrutura de ponta, corpo docente qualificado e com experiência de mercado, projeto pedagógico diferenciado e experiências com a comunidade caracterizam a graduação da Unoeste. “Contamos com ambientes amplos e modernos como a maquetaria, os laboratórios de materiais e de revestimentos, além dos ateliês de desenho”, pontua o coordenador do curso, Marcelo Mota.
 
Segundo ele, a relação que a graduação possui com os outros cursos da universidade, por meio dos projetos integradores, propiciam vivências enriquecedoras. Ele acrescenta que, em breve, será implantado o LabDesign, que contará com um ateliê técnico e uma agência experimental para o desenvolvimento de projetos. “Esse novo local também será utilizado pela Arquitetura e Urbanismo e terá o que há de mais moderno para a formação desses profissionais, como máquina de corte a laser, impressora 3D e óculos de realidade virtual”.
 
As potencialidades do Design de Interiores não param por aí, já que os universitários estão inseridos na comunidade externa, por meio da prestação de serviços. “Já desenvolvemos projetos para entidades como o Lar São Rafael de Presidente Prudente (SP) e, também, em um assentamento de Marabá Paulista (SP)”, reforça Mota.
 
“Por meio dessas ações, os estudantes trabalham o design universal, atraindo as pessoas para ambientes específicos, deixando-os mais atraentes, seguros e flexibilizados. Os alunos atuam desde o desenvolvimento de uma simples gaveta até o mais complexo como, por exemplo, na operação de uma cabine de avião”, exemplifica o coordenador.
 
Mota salienta que o designer de interiores não se restringe aos ambientes internos, já que ele também pode projetar outros espaços como praças, entre outros. “Pensando na atuação multifacetária, oferecemos uma matriz curricular que trabalha tanto o design universal, quanto outros aspectos como o ecodesign e a sustentabilidade. Também promovemos a integração social e a diversidade. Outro ponto relevante é a realização de viagens técnicas e as parcerias com empresas de revestimento, de iluminação, de pisos, de materiais para construção, de tecidos e de showroom de móveis que vêm até a Unoeste trazer o que há de mais moderno no mercado aos nossos futuros profissionais”.
 
[imagem_centro]
Para o Victor Garcia e a Paula Miyoshi de Azevedo as oportunidades oferecidas pela graduação foram fundamentais para a atuação no mercado de trabalho. “O curso foi muito prático. O que me chamou atenção foi o apoio dos professores, o Design de Interiores é um curso que depende muito da nossa criatividade e eles sempre trabalhavam para melhorar isso”, diz Paula. “Foi um período bem produtivo. Absorvi bastante conteúdo, pois a grade era muito ampla, inclusive, esse foi um dos aspectos que me levou a estudar na Unoeste”, afirma Victor. Ambos egressos possuem consultoria própria e desenvolvem projetos de ambientes em Presidente Prudente. Eles afirmam que a formação universitária contribuiu significativamente na carreira.
 
Vestibular 2020
Tem interesse pelo curso de Design de Interiores e quer passar os melhores momentos de sua vida na maior universidade do oeste paulista? Inscreva-se já para o Vestibular Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;