Normas Gerais para Trabalhos

1. Todos os autores e coautores devem preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento. Apenas com a efetivação do pagamento terão acesso aos certificados.
Tabela de Valores
Formulário de Inscrição

2. O envio de trabalho de pesquisa, ensino ou extensão está aberto a todos os interessados até o prazo limite em 09/08/2021. < ver Datas Importantes >

3. Após ter preenchido o Formulário de Inscrição e efetuado o pagamento, preencha o Formulário de Inscrição de Trabalho, para que possa enviar o trabalho. O pagamento da inscrição deve ser efetivado até o prazo limite (ver Datas Importantes) por pelo menos um dos autores do trabalho, caso contrário será automaticamente cancelado.

4. Os trabalhos são avaliados em processo duplo-cego pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 3 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.

5. O autor que enviar trabalho ao ENEPE automaticamente se responsabiliza pelo(a):
- Autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver),
- Conteúdo científico do trabalho,
- Originalidade e veracidade das informações (não incorre em plágio e não se trata de artefato) e
- Correção ortográfica e gramatical.
Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO ou do ARTIGO COMPLETO, ambos a serem publicados nos Anais do evento. No caso de ARTIGO COMPLETO, poderá ser avaliado e selecionado, a critério dos editores, para publicação em número regular das Revistas Colloquium, com consulta e anuência dos autores.

6. O autor e coautores assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia (obrigatória!) pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. O comprovante poderá ser requerido pela Comissão Científica.

7. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho está CONDICIONADO À SUA EFETIVA APRESENTAÇÃO no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores. Somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da inscrição terão direito aos certificados cabíveis.

8. Os participantes dos Programas Institucionais de Pesquisa da UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos no ENEPE ou, alternativamente, em outro evento de âmbito nacional ou internacional.

9. Os bolsistas dos Programas de Bolsas PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI do CNPq/UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos no X Simpósio de Iniciação Científica – SIC PIBIC-PIBITI/CNPq/UNOESTE, que será realizado integrado ao XXVI ENAPI (ver Programação).

10. Ver atentamente e seguir as normas para cada tipo de trabalho.

Instruções para Elaboração de Resumos

Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais do ENEPE de acordo com as áreas.

O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO, já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 2500 caracteres com espaços.
No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar no texto, no item METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 
No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (nome da revista, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, ano) ou (nome da revista. Ano;Vol(núm.):págs).

ATENÇÃO:
- NÃO são aceitos resumos de projetos de pesquisa ou de extensão.
- Leia atentamente abaixo sobre qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo, de artigo completo para resumo ou vice-versa.

São aceitos TRÊS tipos de resumos:

(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
Resumo de trabalho que já foi realizado (ao menos parcialmente), pois deve, obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura puramente descritivas). O resumo deve ser apresentado em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o RESUMO deverá ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções).  
O texto do resumo de trabalho de pesquisa deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho (com até 20 palavras)
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho)
  • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Metodologia (neste item incluir aprovação ética, quando houver)
  • Resultados (breve discussão é opcional)
  • Conclusões

(2) Resumo de RELATO DE EXPERIÊNCIA de extensão e ensino
O relato de experiência de uma atividade prática de ensino ou extensão já desenvolvida (realizada) caracteriza-se como uma descrição (em primeira pessoa do singular ou plural) da atividade prática realizada pelo autor. O relato deve ser apresentado em parágrafo único, contendo até 2500 caracteres com espaços. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o relato de experiência deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções).  
Atenção: Não devem ser apresentados dados/informações de eventuais participantes (terceiros). NÃO devem ser informações de revisão de literatura. NÃO são aceitos “projetos ou propostas” de experiências (ainda NÃO realizadas).

O texto do relato de experiência deverá conter os itens abaixo:

(3) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 2500 caracteres com espaços. Após a avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o relato de caso clínico deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções). 

ATENÇÃO: para este tipo de trabalho, a descrição do caso clínico com seres humanos deve ter sido PREVIAMENTE avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seja qual for a área de estudo. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados).

O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:

  • Título do caso clínico
  • Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho
  • Instituição de fomento do trabalho (se houver)
  • Introdução e objetivo
  • Descrição do caso (mencionar que foi aprovado pelo CEP e incluir o número CAAE, as características, os resultados de avaliações e exames, a evolução)
  • Observações ou conclusões

Instruções para Elaboração de Artigo Completo

Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos/originais com resultados e conclusões inéditos obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura puramente descritiva).
Para confirmar a autoria do artigo, TODOS OS AUTORES devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE para que cada número do CPF possa ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho.

ATENÇÃO:
- NÃO serão aceitos “projetos” e “revisões de literatura” e trabalhos enviados no “formato de monografia”.
- No artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento. Por isso, TODOS devem preencher o Formulário de Inscrição no ENEPE.

As NORMAS para elaboração do ARTIGO COMPLETO original devem ser consultadas e observadas atentamente na página de cada revista: verificar número mínimo e máximo de páginas, itens obrigatórios, normatização etc.

No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado (obrigatório!) pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho). 

Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o ARTIGO COMPLETO deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções). 

Os artigos completos serão publicados nos Anais do ENEPE.
Os ARTIGOS COMPLETOS de melhor qualidade, avaliados e selecionados, a critério dos editores, poderão ser publicados nas revistas Colloquium Agrariae, Exactarum, Humanarum, Socialis e Vitae, conforme as respectivas áreas, com consulta e anuência dos autores.

Consulte as NORMAS da revista de acordo com a área para a adequação de seu trabalho.

Área Revista Link
Ciências Agrárias Colloquium Agrariae Normas
Ciências Exatas e Engenharias Colloquium Exactarum Normas
Ciências Humanas Colloquium Humanarum Normas
Ciências Sociais Aplicadas Colloquium Socialis Normas
Ciências Biológicas e da Saúde Colloquium Vitae Normas

Os autores que submetem artigos completos para o ENEPE automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:

1. O artigo é original/inédito, não incorre em plágio e não está sendo e nem será publicado em outro periódico enquanto estiver sob avaliação ou após a publicação nos Anais do ENEPE;

2. Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical e pelas adequações às normas da revista Colloquium da área específica. As ideias e os conceitos emitidos representam unicamente as opiniões do(s) autor(es);

3. Todos os autores concordam com a publicação do artigo nos Anais do ENEPE e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza;

4. Em caso de aprovação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais de publicação do artigo para os Anais do ENEPE, as quais seguem a política de livre acesso ao conteúdo, sob licença Creative Commons CC BY.

Instruções para Comunicações Orais On-Line

Há duas opções:
1. Comunicações orais em sala virtual e
2. Fórum de Discussão com mediador.

1. Comunicações orais em sala virtual
As sessões de comunicações orais serão realizadas on-line para os autores que tiverem seus trabalhos aprovados pela Comissão Científica e optarem por esse formato. Dias e horários abaixo.

Períodos e horários
Dias Manhã Tarde Noite
18/10 10h30 14h30 ---
19, 20 e 21/10 10h30 14h30 19h30
22/10 * 9h00 14h00 ---

1.1. A data, o horário e a sala para apresentação de cada trabalho serão definidos e divulgados na página do ENEPE.

1.2. A apresentação em slides deve ser preparada com antecedência e salva em formato PDF.

1.3. Recomendamos que, no primeiro slide conste, além do título e nome do apresentador, também nomes dos coautores, instituição e o tipo de trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão). O apresentador, inicialmente, deve informar a categoria do trabalho (Ensino, Pesquisa, Extensão).

1.4. O autor (e coautores) que tiver o trabalho aprovado receberá o link da sala virtual para que possa acessar para apresentação, juntamente com as informações sobre a data e o horário.

1.5. Requisitos técnicos para apresentação na sala on-line:

  • Acesso à internet de banda larga (mínimo de 4Mbs; ideal de 7Mbs ou maior)
  • Microfone (ou captação áudio do notebook ativado) e fone de ouvido ou caixa de som
  • WebCam para que a imagem do apresentador fique no canto da apresentação

1.6. A ordem de apresentação será previamente divulgada e o tempo máximo para cada apresentação será de 10 minutos, com mais 3 minutos para perguntas dos participantes.

1.7. O coordenador da sessão registrará os trabalhos apresentados e nome do apresentador, para posterior emissão dos certificados (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento), que poderão ser impressos no site do evento após seu término.

1.8. O autor que submeter trabalho deve estar ciente de que concorda com o uso de sua apresentação e a própria imagem para publicação on-line, uma vez que serão disponibilizados para visualização em plataformas digitais relacionadas ao ENEPE 2021, em caráter de divulgação científica, sob a licença Creative Commons.

1.9. A disponibilização do certificado de apresentação de comunicação oral on-line está CONDICIONADA À EFETIVA APRESENTAÇÃO do trabalho no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores. Para sua conveniência o evento disponibiliza um modelo de apresentação Power Point (Modelo de Apresentação) para utilização pelos acadêmicos da Unoeste. A estrutura pode ser copiada e utilizada para acadêmicos de outras instituições.

1.10. Caso o autor não realize a apresentação on-line do trabalho, conforme data e horário definidos, não será emitido certificado de apresentação do trabalho. Porém, o trabalho será publicado nos Anais do evento.

2. Fórum de Discussão com mediador

Essa opção de apresentação consiste na disponibilização da apresentação, em vídeo, durante os dias do evento, para que os participantes interessados possam assistir e discutir, sob a mediação de um professor.

2.1. A opção de Fórum de discussão será limitada a 30 trabalhos, por ordem de inscrição, na modalidade resumo ou artigo completo.

2.2. O autor do trabalho aprovado deve gravar um vídeo com duração de 10 a 15 minutos, fazer o upload (subí-lo) em uma plataforma de vídeo (preferencialmente YouTube) e enviar o link para a organização (enepe@unoeste.br) até o dia 29 de setembro.

Informações para envio do vídeo
Nome do autor principal:
CPF do autor principal:
Título do trabalho:
Link do vídeo:
2.3. O vídeo será disponibilizado no Blog do Fórum de Discussão (http://sites.unoeste.br/enepe/) para acesso aos interessados, que poderão participar enviando perguntas e comentários.
2.4. O autor do trabalho deverá participar ativamente do Fórum, respondendo às perguntas e comentários.
2.5. O ambiente do Fórum de Discussão será organizado e mediado por um professor. 
2.6. O vídeo e o Fórum sobre o trabalho ficarão disponíveis para visualização e participação dos interessados no período de 14 a 22 de outubro de 2021.
Em caso de dúvidas, consulte a Secretaria do ENEPE pelo e-mail enepe@unoeste.br