ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

XXVI ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
XIX ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
XVIII ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior

A Valorização da Ciência, Saúde e Sociedade na Pandemia

Os primeiros meses de 2020 marcaram o início de um período de adaptações que nunca antes haviam sido exigidas em tamanha magnitude. A urgência das questões sanitárias coletivas e de cuidados individuais com a saúde para o enfrentamento à pandemia requeria assimilação e ações rápidas das autoridades e da população. Logo na sequência começaram a emergir e se ampliar os desdobramentos nas diversas áreas, da educação à economia, dos relacionamentos sociais à cultura. 

Em razão da necessidade, houve valorização instantânea de soluções (delivery, home office, aulas on-line etc) que já existiam há tempos, porém eram utilizadas ainda pela minoria. A resiliência e a adaptação para o enfrentamento das situações adversas foram as capacidades de redenção para muitos. Quanto e quão rápido cada um conseguiu se adaptar para seguir com suas atividades ou se reinventar para realizar novas atividades e empreender em novos negócios, mantendo-se ativo e altivo no período de limitações, dificuldades e também oportunidades, é algo que será analisado retrospectivamente durante anos.

Nesta análise, que já está acontecendo, certamente serão incluídos capítulos de destaque para a ciência, saúde, educação e infodemia, esta última uma denominação concebida para a profusão de informações verídicas e fakes espalhados por meio das redes sociais. No contexto que envolve simultaneamente ciência, saúde e educação, há de se enaltecer que muitos acadêmicos e pesquisadores começaram a aparecer e a serem ouvidos pelo grande público nas diferentes mídias. Tal comunicação, caracterizada sempre pela autoridade, mas também permeada de responsabilidade, ética e compromisso com a verdade, auxiliou na maior valorização da ciência e educação formal.

Diante das perspectivas do abrandamento da pandemia ainda em 2021, será necessário dar continuidade às análises, discussões e ao planejamento sobre as formas para dar continuidade ao trabalho, à educação, dinâmica da economia e as variadas atividades e relações sociais impactadas neste período.

Objetivos

  • Analisar e discutir o comportamento da sociedade no que se refere à preservação da saúde e avanços da credibilidade na ciência;
  • Apresentar e discutir as adaptações, evoluções e prejuízos que ocorreram na educação, bem como as perspectivas de sua continuidade nos anos ulteriores à pandemia;
  • Analisar o cenário atual da sociedade e discutir as perspectivas para a retomada das atividades e recuperação de lacunas deixadas pela pandemia.