ENEPE - Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

XXVIII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
XXI ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
XX ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior

Inteligência humana e artificial: impacto na formação e sociedade

A inteligência artificial se tornou tema de estudos e está presente nas máquinas há quase 70 anos. Seu desenvolvimento ao longo destas décadas esteve direcionado à realização de tarefas humanas com mais velocidade e eficiência, de maneira automatizada. Em paralelo e diretamente relacionado à inteligência artificial, também se desenvolveu o aprendizado de máquina, que significa a capacidade do software em analisar dados, identificar padrões, adquirir experiência, aprender, elaborar modelos analíticos e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

A inteligência artificial está muito presente na vida das pessoas, sendo operada diretamente ou de forma indireta (aplicativos de rotas, comportamento de usuários de internet e redes sociais etc). O advento recente do Chat GPT renovou grandemente o interesse pela inteligência artificial em razão das possibilidades que este aplicativo oferece para produção de textos e imagens, respostas e soluções para problemas variados. Mas fez surgirem também dúvidas sobre como será utilizado e como pode impactar na inteligência e desenvolvimento humano, na educação e na sociedade.

No campo da educação pode haver vários benefícios com as amplas possibilidades oferecidas pela inteligência artificial, com ganho de agilidade em tarefas simples, enriquecimento das experiências que pode ser criadas, processo de ensino-aprendizagem mais personalizado que atenda ao estágio de cada estudante etc. No entanto, podem também haver falhas na orientação dos estudantes, na busca das boas fontes de informação e na simplificação de processos complexos da inteligência humana (memória, organização, classificação, análise, síntese etc), que se não forem praticados na base do esforço, não serão desenvolvidos.

O fato é que mudanças e necessidade de constante adaptação são as únicas certezas na vida das pessoas. Enquanto houver pessoas estudando, pesquisando e inovando haverá a necessidade de que estudantes e a população em geral se atualizem e usem as tecnologias da melhor forma. O futuro reserva muitas análises e discussões sobre a inteligência artificial, sua utilização na educação, atuação profissional e em várias outras áreas, onde também pode haver inicialmente insegurança, até que a experiência demonstre as melhores opções. 

Objetivos

  • Apresentar e discutir as novas possibilidades que o uso da inteligência artificial pode representar para a educação e a sociedade;
  • Analisar e discutir como a ampliação do uso da tecnologia e da inteligência artificial, em particular, na educação, no trabalho e em outras atividades pode repercutir no desenvolvimento da inteligência humana, principalmente nos jovens, nas fases iniciais e intermediárias de formação;
  • Analisar e propor estratégias para o uso da inteligência artificial como ferramenta das metodologias ativas de ensino-aprendizagem no ensino superior, ampliando a formação e desenvolvimento dos futuros profissionais.