12º WEBFIF



O WebFIF é um evento anual que visa valorizar a criatividade no design e a usabilidade na criação de interfaces. O evento na forma de concurso, denominado de festival é lançado durante cada edição da INFOESTE e propõe o desenvolvimento do layout de uma interface com tema e técnicas pré-estabelecidas.

As equipes são formadas por estudantes universitários dos cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente e experimentam uma situação do mundo real, simulando problemas e desafios de um trabalho em grupo, onde o tempo e a concorrência são elementos presentes.


Regras Gerais do WebFIF Design Festival

O WebFiF é uma iniciativa da FIPP, destinada a apontar os melhores layouts na categoria estudantil desenvolvidos durante o evento, portanto a FIPP será responsável pelo planejamento estratégico do festival, definição de regras, julgamento e premiação. As seguintes regras fazem parte do concurso:

  1. 1 - Poderão participar alunos de todos os cursos oferecidos pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente- FIPP/UNOESTE.
  2. As equipes, com no mínimo 2 e no máximo 3 integrantes, deverão ser previamente inscritas até a data estabelecida
  3. Cada equipe poderá concorrer apenas com um trabalho de sua autoria.
  4. Os trabalhos enviados são de propriedade intelectual de seus idealizadores, mas poderão ser utilizados/publicados de forma integral, parcial ou adaptados para implementações reais por eventuais entidades detentoras do tema do concurso, portanto os idealizadores cederão direito de uso parcial ou integral do trabalho a possíveis entidades relacionadas ao tema do concurso.
  5. Os recursos, incluindo logotipos, imagens e marcas exibidos nos trabalhos são propriedade de seus respectivos detentores legais e em caso de utilizações indevidas, a Faculdade de Informática de Presidente Prudente se exime de qualquer responsabilidade.
  6. TODOS os participantes DEVEM estar inscritos na INFOESTE.


Regras para a realização do trabalho

As regras para a concepção do trabalho são divulgadas junto com o tema do concurso.


Tema

O tema escolhido para a versão 2017 do WebFIF é:

Desenvolvendo Websites Acessíveis

O website, na forma de um tutorial deve apresentar os conceitos e o passo a passo para o desenvolvimento de um projeto de website com recursos para acessibilidade1¹.

O website, além de implementar uma interface acessível, deve oferecer os seguintes recursos:

  • Utilizar o conceito de mobile first² e one page³.
  • Ser responsivo com no mínimo dois pontos de quebra.
  • Adaptável a três tipos de devices: smartphones, tablets e desktop.
  • codificação do mesmo deve ser feita seguindo as orientações do conteúdo.


Referências:

Acessibilidade¹:

https://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility
https://www.w3.org/WAI/
http://www.acessibilidadelegal.com/
http://www.w3c.br/pub/Materiais/PublicacoesW3C/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.html

Onepage²:

http://webdevacademy.com.br/artigos/one-page-layout/
http://id7.com.br/5-vantagens-para-seguir-tendencia-e-ter-um-site-one-page/
https://www.webdesignerdepot.com/2014/12/how-to-design-the-perfect-single-page-website/

Mobile first³:

https://tableless.com.br/mobile-first-a-arte-de-pensar-com-foco/
http://exame.abril.com.br/revista-exame/entenda-por-que-mobile-first-virou-mantra-nas-empresas/


Premiação

Placa de premiação com a descrição do evento e cerificado de participação aos melhores trabalhos (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar);

Os demais receberão certificados de participação.


Inscrição

A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada até as 23h59 do dia 12/05/2017 para o email silvio@unoeste.br, com cópia para carol.nrg@gmail.com, cris@unoeste.br e eduardo@unoeste.br


Envio do Trabalho

Os trabalhos deverão ser compactados e enviados até o as 23h59 do dia 14/05/2017 para o email silvio@unoeste.br, com cópia para carol.nrg@gmail.com, cris@unoeste.br e eduardo@unoeste.br

Antes de enviar verifique se as ligações estão funcionando corretamente e as mídias (imagens, ícones, javascript, css, etc) estão presentes no projeto.


Critérios para avaliação das interfaces

Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação para a escolha dos melhores trabalhos (em conformidade com a avaliação heurística de Jacob Nielsen):

Acessibilidade, Legibilidade, Composição, Qualidade dos elementos gráficos, Navegabilidade e usabilidade, Interatividade, Recursos de hipermídia e adicionais, diretrizes básicas da IHC.


Julgamento

Os trabalhos enviados para o WebFiF serão analisados e julgados por dois grupos distintos de jurados designados pela comissão do WebFIF. O primeiro grupo, formado pelos integrantes da comissão organizadora do WebFIF fará por meio de avaliações técnicas, uma pré seleção dos trabalhos recebidos. A avaliação técnica consiste em verificações quanto à adoção de padrões recomendados pelo W3C e aplicação das regras publicadas durante o lançamento do tema. A avaliação técnica deve selecionar cinco trabalhos que seguirão para a próxima fase, a avaliação de conteúdo. A avaliação de conteúdo será realizada por um grupo de jurados compostos por profissionais da área de design e IHC.

Os jurados deverão preencher com notas de 0 a 10 um questionário de avaliação para cada um dos cinco projetos pré-selecionados. O questionário é formado por questões que exploram a usabilidade, a aplicação de padrões, a coerência entre formas, cores e design, a escrita correta, dentre outras. O vencedor será a equipe cujo projeto obtiver o maior somatório de notas. Os nomes dos jurados e as planilhas com as avaliações serão divulgadas no momento da premiação dos projetos.

Equipes confirmadas

Equipe 01: Pokémons

  • Laila Dias - 261437844
  • Gustavo Roncolato - 261437631
  • Isabella Cristina dos Santos - 261438220

Equipe 02: 2R e 1 Japa O Retorno

  • Tiago Kenji Ocamoto - 261437321
  • Raul Francisco dos Santos - 261336037
  • Renato Cesar Ferreira - 26136126

Equipe 03: FarofaScript

  • Eriélcio Stefano Imamura - 101427018
  • Gabriel Troian Trevisan - 101325452
  • Rafael Yuji Hirata Furusho - 101426984

Equipe 04: Senhor Miyagi

  • Emerson Santana Cunha - 261436341
  • Murilo Vallota Tatebe - 261437585
  • Leonardo Gutierres Ramos - 261436406

Equipe 05: Manda Node

  • Thales Fernando da Silva Tassi - 261130790
  • Mário Fonseca Carrara - 3391708190
  • Gustavo Willian Pereira de Jesus Silva - 261335146

Equipe 06: Voadora Baiana

  • Andrey Montagnini Casetta - 6831500048
  • Rafael Caetano Ferreira - 6831500072
  • Matheus Yugi Higa Nampo - 6831500501

Equipe 07: Coérapaziada

  • André Luiz Magalhães Aguiar Junior - 3391607335
  • Brenon dos Santos Perez Tavares - 261539612
  • Gustavo Antônio Pereira - 261436597

Equipe 08: Do While Web

  • Enrique Garcia Prieto Neto - 3391305665
  • Ederson de Abreu Neves - 3391305703
  • Carlos Alberto da Silva Santo - 3391305339


Divulgação dos Vencedores

A divulgação dos vencedores ocorrerá em local e data a ser divulgada.


Comissão Organizadora

Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso
Cristiane Maciel Rizo
Silvio Antonio Carro


Comissão Julgadora

Patrícia Lima Rocha
(Gerente de Projetos/Professora - Centro Paula Souza)

Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora titular da Fatec de Carapicuíba da disciplina de Acessibilidade na WEB.  Possui grande experiência na área de desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas, qualidade de software, gerenciamento de pessoas e manutenção de sistemas. Atualmente encontra-se trabalhando na área de analise de sistemas na empresa Custom Software Solutions em  Winnipeg - Canadá.

Talita Pagani
(Designer e Desenvolvedora Front-end na Nexaas e Consultora de UX e Acessibilidade na Utilizza)

Bacharel e mestre em Ciência da Computação, especializada em Interação Humano-Computador (IHC) e Acessibilidade Web para pessoas com Autismo. Atua na área de desenvolvimento web desde 2005. É professora universitária de pós-graduação, escritora de artigos técnicos e palestrante em eventos de tecnologia. Integra o Grupo de Especialistas em Acessibilidade Web do W3C Brasil e foi jurada em duas edições do Prêmio Nacional de Acessibilidade Web (Todos@Web).

Edu Agni
(Criador e editor do UX.BLOG, curador da área de Design da Campus Party Brasil e fundador da Mergo User Experience.)

Especialista em User Experience. Trabalha como Designer há 14 anos, sendo os últimos 07 dedicados as áreas de Research, Usabilidade e Interfaces, tanto na execução quanto na liderança de equipes. Já apresentou mais de 50 palestras pelo Brasil e já ministrou treinamentos sobre UX, Usabilidade e Arquitetura de Informação para mais de 1500 profissionais de diferentes áreas e empresas.

Vanessa Borges
(Professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul e na FATEC de Presidente Prudente)

Professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e Professora de Ensino Superior na Faculdade de Tecnologia Presidente Prudente no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mestre em Ciência da Computação, linha de pesquisa de Engenharia de Software, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP, Campus de São José do Rio Preto). Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente - SP/FATECPP.

Reinaldo Ferraz
(Especialista em Desenvolvimento Web - W3C Brasil)

Formado em desenho e computação gráfica e pós graduado em design de hipermídia pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Trabalha há mais de 12 anos com desenvolvimento web. Apaixonado por acessibilidade, usabilidade, padrões web, HTML, CSS, Star Wars e café sem açúcar. No Twitter é @reinaldoferraz.

Richard Duchatsch Johansen
(P&D - rede Globo)

Membro do GT de Acessibilidade do W3C Brasil. Palestrante, Organizador de Eventos, Front-end Engineer, especialista HTML5/CSS3, UI, UX, SEO, Semantic Web, Open Web, Design Responsivo e Acessibilidade. Pesquisador apaixonado por tecnologias ligadas à openweb, front-end, semântica e cross-browser. Bacharel em Comunicação Digital e pós-graduado em Gestão de TI. Possui graduação em Produção Audiovisual pela Universidade Paulista (2006) e Pós graduado em Gestão da Tecnologia da Informação pela Anhanguera Educacional (2010). Atualmente é desenvolvedor de interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: webstandards, web semântica, acessibilidade, HTML5/CSS3, design responsive e openweb plataform. Especializações: Certificação de HTML5 e CSS3 pelo W3C Brasil; CSS Avançado pela Visie/Tableless; UX Design; Responsive Web Design Web development languages: HTML, HTML5, CSS, CSS3 (inc. preprocessors such as LESS and SASS).