Você está em: Unoeste » PRPPG » Programa de Pesquisa

Programas de Pesquisa

Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC

Programa de Iniciação Científica que visa a estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação em atividades de pesquisa, objetivando a aprendizagem de técnicas e métodos específicos com vistas à prática científica e ao aprofundamento de estudos em uma pós-graduação ou qualificação profissional diferenciada. O PROBIC oferece possibilidade de concessão de bolsas aos estudantes participantes, mediante submissão de projeto, juntamente com o orientador, para participação de um processo seletivo, conduzido de acordo com critérios de mérito e competência. Cada projeto PROBIC pode contar com até dois estudantes bolsistas, além de outros estudantes sem concessão de bolsas. Orientadores mestrandos (matrícula como aluno regular em curso de mestrado reconhecido pela CAPES) poderão orientar, no máximo, um projeto PROBIC, enquanto, orientadores mestres e doutores poderão orientar até 3 projetos PROBIC.

Sendo o número de solicitações de bolsas PROBIC maior que o número bolsas disponibilizadas pela instituição, é realizada seleção de projetos para contemplação dos alunos bolsistas. O Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) considera o mérito acadêmico do estudante para classificação e concessão das bolsas.

Na realização do PROBIC está também prevista a concessão de auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos e materiais, de acordo com o mérito do projeto e dotação financeira da instituição.

Programa Especial de Iniciação Científica – PEIC

O PEIC cumpre o papel idêntico ao PROBIC, incentivando professores qualificados a realizarem orientação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa na forma de Iniciação Científica. O PEIC não prevê a concessão de bolsas para os estudantes, porém, mantém a preocupação com o mérito científico e viabilidade técnica e econômica dos projetos. Na realização do PEIC está prevista a concessão de auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos e materiais, de acordo com o mérito do projeto e dotação financeira da instituição.

Programa de Pesquisa de Pós-Graduação – PPG

É um Programa destinado ao cadastramento e avaliação de projetos de pesquisas dos estudantes de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da UNOESTE. Além do orientador e estudante, vinculados a um curso de pós-graduação, o projeto PPG pode contar também com a participação de estudantes de graduação e pesquisadores não vinculados à pós-graduação. O PPG não prevê a concessão de bolsas para os estudantes de pós-graduação, porém, mantém a preocupação com o mérito científico e viabilidade técnica e econômica dos projetos. Na realização do PPG, quando há também a participação de estudantes de graduação (Iniciação Científica), está prevista a concessão de auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos e materiais, de acordo com o mérito do projeto e dotação financeira da instituição.

Programa de Pesquisa Docente – PPD

O PPD tem como objetivo fomentar a realização de pesquisas pelos docentes da Instituição, inclusive enquanto cursam programas de pós-graduação strictu sensu. O PPD admite pesquisas propostas por docentes que sejam, no mínimo, mestrandos. Neste tipo de projeto também podem participar outros docentes pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, e técnicos. O PPD não prevê a concessão de bolsas, porém, mantém a preocupação com o mérito científico e viabilidade técnica e econômica dos projetos. Na realização do PPD, quando há também a participação de estudantes de graduação (Iniciação Científica), está prevista a concessão de auxílio financeiro para a aquisição de equipamentos e materiais, de acordo com o mérito do projeto e dotação financeira da instituição.

Vinculação de projetos de extensão com a pesquisa

Entende-se que projetos de Extensão e de Pesquisa são de naturezas diferentes, com objetivos característicos. No entanto, tais projetos podem certamente ser complementares, sendo desenvolvidos simultaneamente ou sequencialmente, isto é, um projeto de extensão evoluir para um projeto de pesquisa ou um projeto de pesquisa evoluir para um projeto de extensão. Para tal vinculação, há as opções e os procedimentos estão descritos, em síntese, no arquivo abaixo.