CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Biblioteca

Rede de Bibliotecas


Portal de Periódicos CAPES/MEC


FILTROS OPCIONAIS

Outras opções






HORÁRIOS DE ATENDIMENTO



SERVIÇOS OFERECIDOS

  • Atendimento de Referência: orientação individual ao cliente, auxiliando na busca, localização e obtenção de informação;
  • Biblioteca Informa: informação sobre documentos recém-adquiridos pela Unidade de Informação via e-mail, aos docentes e diretores;
  • Empréstimo entre as Unidades da Rede: por meio desse serviço as bibliotecas da Rede realizam empréstimo entre si, permitindo que os clientes tenham acesso ao acervo das outras Unidades sem que os mesmos precisem se deslocar até elas;
  • Normalização de Documentos: orientação e atendimento quanto a apresentação formal de trabalhos acadêmicos e científicos, citações, referências bibliográficas, fichas catalográficas, etc., tendo como suporte as Normas Técnicas da ABNT e como guia a publicação “Normas e Padrões para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos e Científicos da Unoeste”, em sua 4ª edição eletrônica, elaborada pela equipe de bibliotecários da Universidade e disponível para consulta e download no site da Unoeste
    Manual de Normas ABNT
  • Normalização de Artigos das Revistas Científicas Eletrônicas da Unoeste: Participação dos bibliotecários na equipe editorial das revistas científicas eletrônicas da Unoeste, como revisores das normas bibliográficas.
  • Comutação Bibliográfica: obtenção de cópias de documentos não existentes no acervo da Rede de Bibliotecas, por meio do Comut, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT;
  • Levantamento Bibliográfico: pesquisa de assuntos em bases de dados e no acervo da Rede de Bibliotecas;
  • Mural de Exposição de Recentes Aquisições: divulgação em murais nas Unidades de Informação com fotocópia das capas dos documentos, nas áreas de interesse dos cursos ofertados pela Unoeste;
  • Orientação à Pesquisa: orientação aos clientes sobre os procedimentos de uma pesquisa: levantamentos bibliográficos, recuperação de referências, etc.;
  • Orientação aos Calouros: ministrado no início de cada semestre, onde os alunos são orientados sobre o espaço físico da Unidade de Informação, os serviços oferecidos, o regulamento e a forma de pesquisa, reserva e renovação na base de dados da Rede de Bibliotecas;
  • Treinamento de Acesso às Bases de Dados: orientação sobre a forma de pesquisar assuntos de áreas específicas em bases de dados nacionais e internacionais, com direito a Declaração de Participação.

EVOLUÇÃO DA REDE

A Rede de Bibliotecas Unoeste foi fundada em 1972 com o nome de Biblioteca "Conselheira Nair Fortes Abu-Mehry". Em 2006, a Reitoria denominou-a como Rede de Bibliotecas Unoeste "Cecília Guarnieri Denari". Hoje a Rede de Bibliotecas é composta por 6 Unidades de Informação, a Unidade de Informação 1, no Campus I, a Unidade de Informação 2, no Hospital Regional, Unidade de Informação 3, no Campus II, a Unidade de Informação 4, Ambulatório “Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, e as Bibliotecas localizadas nos Campus Fora de Sede: a Unidade de Informação 5 - Campus de Jaú e a Unidade de Informação 6 – Campus de Guarujá, além da Divisão Técnica de Tratamento da Informação - DTTI, onde é realizado o trabalho de aquisição e processamento técnico de todo o acervo. Em 2013 foi criada a biblioteca no polo de Dracena.

BASES DE DADOS

A Universidade do Oeste Paulista disponibiliza bases de dados com acesso livre ou restrito a seus alunos e professores para pesquisas de livros, jornais on-line e periódicos exclusivos, como os da CAPES. Gostou? Então conheça um pouco mais delas.


Bases de Dados de Acesso Exclusivo para Acadêmicos da Unoeste


Bases de Dados de Acesso Livre

Multidisciplinares

Rede SciELO

SCIELO: A Rede SciELO provê Acesso Aberto (AA) aos conteúdos de periódicos científicos. Os periódicos são organizados em coleções nacionais e temáticas. Cada coleção é gerida por uma organização científica reconhecida nacionalmente.

Acessar
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

BDTD: A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

Acessar
Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD)

NDLTD: A Biblioteca Digital em Rede de Teses e Dissertações (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover a adoção, criação, uso, disseminação e preservação de teses e dissertações eletrônicas.

Acessar
Google Acadêmico

GOOGLE ACADÊMICO: Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.

Acessar
Domínio Público

DOMÍNIO PÚBLICO: Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Acessar
Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr

OASISBR: O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto - oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

Acessar
Repositório Aberto - Universidade Aberta

Repositório Aberto: O repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) tem como objetivo armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção académica e científica da UAb.

Acessar

Ciências da Saúde

Portal Regional da BVS

BVS: O Portal Regional da BVS é o espaço de integração de fontes de informação em saúde que promove a democratização e ampliação do acesso à informação científica e técnica em saúde na América Latina e Caribe.

Acessar
BVS Odontologia Brasil

BVS ODONTOLOGIA: A BVS Odontologia Brasil tem por objetivo contribuir para produção, organização e disseminação da informação científica e técnica em Odontologia produzida pelas instituições brasileiras representativas no tema.

Acessar
BVS-Psi

BVS PSICOLOGIA: A BVS-Psi, denominada Biblioteca Virtual em Saúde Psicologia (BVS-Psi), sendo resultado da cooperação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), coordenada pela Biblioteca Dante Moreira Leite, e a Organização Pan-Americana da Saúde - representação Brasil, através do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

Acessar
Biomed Central

BIOMED CENTRAL: Pioneira na publicação de acesso aberto, a BMC possui um portfólio em evolução de revistas de alta qualidade revisadas por pares, incluindo títulos de grande interesse como BMC Biology e BMC Medicine, revistas especializadas como Malaria Journal e Microbiome e a BMC Series.

Acessar
PEDro

PEDRO: O PEDro é o banco de dados de evidências de fisioterapia, um banco de dados gratuito de mais de 44.000 estudos randomizados, revisões sistemáticas e diretrizes de prática clínica em fisioterapia.

Acessar
Free Medical Journals

FREE MEDICAL JOURNALS: O site Free Medical Journals foi criado para promover a disponibilidade gratuita de periódicos médicos com texto completo na Internet.

Acessar
PROSPERO

PROSPERO: O PROSPERO é um banco de dados internacional de análises sistemáticas prospectivamente registradas em saúde e assistência social, bem-estar, saúde pública, educação, crime, justiça e desenvolvimento internacional, onde há um resultado relacionado à saúde.

Acessar
PubMed Central

PUBMED CENTRAL: O PubMed compreende mais de 30 milhões de citações para literatura biomédica do MEDLINE, periódicos de ciências da vida e livros on-line. As citações podem incluir links para conteúdo de texto completo nos sites da PubMed Central e dos editores.

Acessar

Ciências Sociais

Biblioteca eletrônica SPELL

SPELL: A biblioteca eletrônica SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), é um repositório de artigos científicos e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

Acessar
LEXML

LEXML: Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.

Acessar
CONPEDI

CONPEDI: O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI) é a Sociedade Científica do Direito no Brasil, organizado através de uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins econômicos que incentiva e promove os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito no Brasil.

Acessar

Ciências Agrárias

BVS VET

BVS VET: A Biblioteca Virtual de Medicina Veterinária e Zootecnia (BVS Vet) foi criada por iniciativa da biblioteca da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). O objetivo da BVS Vet é reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica nacional das áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Acessar
USDA

USDA: consiste em dois subconjuntos de registos. O primeiro contém citações para artigos de periódicos que incluem resumos. O segundo consiste em registros bibliográficos descrevendo monografias, seriados, materiais audiovisuais e conteúdo on-line de todo o mundo. AGRICOLA inclui, entre outros, recursos disponíveis na biblioteca. O banco de dados contém mais de 5.200.000 registros e inclui trabalhos impressos do século XV.

Acessar
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

BDP@: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Acessar
EMBRAPA

EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Acessar

Ciências Biológicas

Biorxiv

BIORXIV: Biorxiv é um serviço on-line gratuito de arquivo e distribuição para pré-impressões não publicadas nas ciências da vida

Acessar
Bioline International

BIOLINE: A Bioline International é uma cooperativa editorial sem fins lucrativos comprometida em fornecer acesso aberto a periódicos de pesquisa de qualidade publicados em países em desenvolvimento.

Acessar
Botanicus

BOTANICUS: Botanicus é um portal de acesso livre à literatura botânica histórica da Biblioteca do Jardim Botânico de Missouri.

Acessar
COPERNICUS PUBLICATIONS

COPERNICUS PUBLICATIONS: Promove as ciências organizando conferências e exposições em todo o mundo, publicando periódicos de acesso aberto, com excelente reputação, apoiando associações no cumprimento de suas tarefas e desenvolvendo soluções de software apropriadas para alcançar esses objetivos.

Acessar

Ciências Humanas

ERIC

ERIC: Centro de Informações sobre Recursos Educacionais.

Acessar
UNESCO

UNESCO: O Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) é a fonte oficial e confiável de dados comparáveis internacionalmente em educação, ciência, cultura e comunicação.

Acessar
WORLD SCHOLAR: LATIN AMERICA & THE CARIBBEAN

WORLD SCHOLAR: LATIN AMERICA & THE CARIBBEAN: Esta Base de Dados é o resultado de uma ampla colaboração entre especialistas representando as bibliotecas e o mundo acadêmico: estudantes, professores e pesquisadores das principais instituições de ensino; um conselho consultivo da América Latina e do Caribe, Estados Unidos e outros países.

Acessar

Engenharias

OSTI.GOV

OSTI.GOV: OSTI.GOV é a principal ferramenta de pesquisa dos resultados de pesquisa e desenvolvimento em ciência, tecnologia e engenharia e o centro organizacional de informações sobre o Departamento de Informações Científicas e Técnicas do DOE (U.S. Department of Energy).

Acessar
TECHNOLOGY COLLECTION

TECHNOLOGY COLLECTION: The Technology Collection inclui os bancos de dados de Tecnologia Avançada e Aeroespacial e Ciência e Engenharia de Materiais.

Acessar
MATERIALS SCIENCE INDEX

MATERIALS SCIENCE INDEX: Cobertura bibliográfica da literatura serial e não serial sobre metalurgia, cerâmica, polímeros e compósitos utilizados em aplicações de engenharia. Cobertura profunda de matérias-primas e refino, passando por processamento, soldagem e fabricação até usos finais, corrosão, desempenho e reciclagem.

Acessar

Informática

CITESEER X

CITESEER X: O CiteSeer x é uma biblioteca digital e um mecanismo de pesquisa em literatura científica em evolução que se concentrou principalmente na literatura em ciência da computação e informação.

Acessar

Identificadores Digitais

PLATAFORMA LATTES

PLATAFORMA LATTES: A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações.

Acessar
ORCID

ORCID: O ORCID faz parte da infraestrutura digital mais ampla necessária para que os pesquisadores compartilhem informações em escala global. Permite conexões transparentes e confiáveis entre pesquisadores, suas contribuições e afiliações, fornecendo um identificador para os indivíduos usarem com seu nome enquanto se envolvem em atividades de pesquisa, bolsas de estudos e inovação.

Acessar
RESEARCHERID

RESEARCHERID: ResearcherID é um sistema de identificação de autores científicos.

Acessar
PLATAFORMA BRASIL

PLATAFORMA BRASIL: A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/Conep.

Acessar
COMUT

COMUT: O COMUT, é um programa brasileiro de comutação bibliográfica, e para participar o usuário deve cadastrar-se no programa via Internet.

Acessar

TESAUROS

Tesauro é um dicionário de palavras com significados semelhantes.

Vocabulário estruturado e multilíngue DeCS

DECS: O vocabulário estruturado e multilíngue DeCS - Descritores em Ciências da Saúde foi criado para servir como uma linguagem única na indexação de trabalhos científicos, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde ( BVS ) como LILACS, MEDLINE e outras.

Acessar
Tesauro da UNESCO

TESAURO DA UNESCO: O Tesauro da UNESCO é uma lista controlada e estruturada de termos para análise temática e busca de documentos e publicações nos campos da educação, cultura, ciências naturais, ciências sociais e humanas, comunicação e informação.

Acessar
Thesaurus Brasileiro da Educação

THESAURUS BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO: O Thesaurus Brasileiro da Educação é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações.

Acessar
Thesagro

THESAGRO: O Thesagro é o único Thesaurus brasileiro especializado em literatura agrícola utilizado para indexação e recuperação dos documentos, desenvolvido segundo diretrizes da UNESCO.

Acessar
ERIC

ERIC: Tesauro desenvolvido pelo Centro de Informações sobre Recursos Educacionais.

Acessar

TUTORIAIS

Tutoriais das capacitações oferecidas pelos bibliotecários da Rede de Bibliotecas



Tutoriais de Pesquisa em Bases de Dados

Clique abaixo para visualizar.



Tutorial de programa detector de plágio




BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES - BDTD

Divulgar a própria produção científica, estimular a publicação continuada de teses e dissertações em meio eletrônico e estar a par dos programas e projetos internacionais e nacionais de pesquisa constituem os objetivos centrais do Acordo de Cooperação Técnica firmado pela UNOESTE com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia IBICT, do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A partir desse Acordo, a participação da nossa Universidade na implementação e manutenção da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD (Projeto de iniciativa do IBICT) objetiva impulsionar o intercâmbio interinstitucional e retroalimentar os campos investigativos dos nossos pesquisadores.


MANUAL DE NORMAS ABNT

Clique abaixo para visualizar.



MANUAL DE REFERÊNCIAS (ESTILO VANCOUVER)

Clique abaixo para visualizar.

MODELO PARA TRABALHO ACADÊMICO

Clique abaixo para visualizar.



MODELO PARA TRABALHO STRICTO SENSU

Clique abaixo para visualizar.

PADRÃO DE APRESENTAÇÃO EM POWER POINT

Clique abaixo para visualizar.



BANNER CIENTÍFICO

Clique abaixo para visualizar.

PADRÃO DE APRESENTAÇÃO EM POWER POINT (KEYNOTE)

Clique abaixo para visualizar.




CONTATO

Rede de Bibliotecas UNOESTE:
Unidade de Informação 1 / Campus I: (18) 3229-1145 / un1@unoeste.br
Unidade de Informação 2 / Hospital Regional: (18) 3229-1093 / un2@unoeste.br
Unidade de Informação 3 / Campus II: (18) 3229-2025 / un3@unoeste.br
Unidade de Informação 4 / Ambulatório "Profª Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima": (18) 3229-1000- ramal 1429 / un4@unoeste.br
Unidade de Informação 5 – Campus de Jaú, SP / ao lado do Hospital Tereza Perlatti: (14) 3624-1109 - ramal 1506 / un5@unoeste.br
Unidade de Informação 6 – Campus de Guarujá, SP / Hospital Santo Amaro: (13) 3386-3002 – ramal 1711 / un6@unoeste.br

Alguma mensagem