Você está em: Unoeste » Rede de Bibliotecas » Periódicos on-line

Livros on-line

  • Disponível na web
  • Disponível no acervo e na web


Área: Zootecnia



imagem O Instituto de Zootecnia comemora em 2015, 110 anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e serviços à disposição do Agronegócio Paulista. Nesse período destacam-se estudos com gramíneas e leguminosas forrageiras tropicais, melhoramento genético de bovinos de corte, sistemas de produção em ovinocultura, qualidade do leite entre outros. Atualmente com a implantação do “Programa de Produção Animal em Sistemas de Integração” e do “Leite Mais” e continuidade do “Programa de Seleção Para Peso ao Sobreano”, que tem como objetivo gerar conhecimento para os diversos sistemas de produção de leite e de corte, o IZ mantém seu compromisso com a Sustentabilidade e Inovação na Produção Animal. Os resultados desses programas manterão o IZ na vanguarda dos cenários dos sistemas de produção sustentáveis.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem No dia 16 de março de 2005 foi realizado o “I Simpósio sobre Controle de Parasitas em Pequenos Ruminantes: Avanços e Alternativas”, durante a 2ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos, FEINCO, como parte das comemorações do centenário do Instituto de Zootecnia, IZ, órgão pertencente à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), sediado em Nova Odessa, SP. O objetivo principal deste evento foi apresentar a técnicos e produtores tecnologias já disponíveis ou em estudo de alternativas ao uso de anti-helmínticos para o controle da verminose em pequenos ruminantes. A verminose é um dos principais problemas sanitários desses animais no Brasil e no mundo, principalmente pela dificuldade no controle, em função da rapidez com que os nematóides desenvolvem resistência aos antihelmínticos. Espera-se com este livro poder informar a técnicos e produtores sobre alternativas ao controle químico da verminose, e, deste modo, poder estar contribuindo a toda cadeia produtiva dos pequenos ruminantes, inclusive os consumidores, que se beneficiarão de produtos sem resíduos de produtos químicos.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem Este livro é o resultado das palestras apresentadas durante o III Workshop Controle de Carrapatos, realizado no dia 15 de agosto de 2013, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, SP. Neste ano, as palestras foram relacionadas ao controle de carrapatos na pastagem. Nos anos anteriores, as palestras versaram exclusivamente sobre o controle do carrapato-do-boi. Mas, como no pasto encontram-se outras espécies de carrapato, este ano foi abordado também o controle de carrapatos pertencentes ao gênero Amblyomma, que tem grande importância na transmissão de uma doença letal a seres humanos, a febre maculosa, sendo, portanto, de grande importância epidemiológica. Além do controle do Amblyomma, abordou-se também o controle biológico com fungos e nematoides entomopatogênicos, que, em futuro próximo, poderão ajudar no controle desses carrapatos. Estudo recente sobre o uso de ureia, utilizada na adubação da pastagem, e seu efeito no controle de carrapatos também foi abordado, assim como os fatores que afetam a fase de vida livre desses ácaros.

[ Acessar Conteúdo ]

imagem A análise bromatológica, dentro do contexto da química analítica aplicada, desempenha importante papel avaliador da qualidade e segurança dos alimentos. Em determinados momentos, a sua utilização torna-se decisiva para equacionar e resolver problemas de saúde pública e também para definir e complementar ações de vigilância sanitária. Atua, também, como coadjuvante nas inovações tecnológicas de alimentos. Devido à complexidade da sua constituição orgânica, os alimentos muitas vezes são considerados matrizes difíceis de serem manipuladas; o analista deverá estar devidamente treinado, e somente a experiência apreendida ao longo dos anos poderá fornecer segurança analítica. Dentre os requisitos essenciais para evidenciar a qualidade de um trabalho laboratorial e fornecer confiabilidade aos resultados emitidos, a escolha adequada de metodologia analítica é, sem dúvida nenhuma, de grande relevância. De nada adianta um laboratório dispor de instalação e equipamentos de ponta, se o método analítico selecionado não for apropriado.

[ Acessar Conteúdo ]
Acervo da Unoeste e disponibilidade na web:

Selecione a área